Buscar

Caso Concreto 2 Processo do Trabalho II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 2 Processo do Trabalho II
Questão Discursiva: 
Em outubro de 2017, Gilberto ajuizou ação contra a empresa CSC Computadores Ltda, na qual ainda trabalha, postulando o pagamento de valetransporte de 2 meses e o ticket refeição de 3 meses, atribuindo a causa o valor de um salário-mínimo e meio, sendo distribuído no procedimento sumário ou Dissídio de Alçada. O juiz julgou procedente o pedido e, para tanto, valeu-se da Lei nº7418/85 (Lei do Vale-transporte) e da análise da norma coletiva da categoria do autor, que, na cláusula 8ª, garante o benefício da alimentação. A sentença foi prolatada de forma líquida, no valor total atribuído a petição inicial, ou seja, um salário-mínimo e meio. Inconformada com a r. decisão, o réu, deseja, no prazo legal, ingressar com o recurso cabível. Pergunta-se: Analisando-se a lei e as peculiaridades insertas no processo do trabalho, responda fundamentadamente se é cabível a interposição de recurso neste caso concreto?
R= Não caberá o recurso, pois é uma ação de alçada devido o valor, assim, o rito não suporta o recurso ordinário. A única possibilidade de recorribilidade no rito sumário é se houver violação a Constituição Federal, ai sim caberia o recurso extraordinário. Tratando-se de ação em que o valor atribuído à causa é inferior a dois salários-mínimos, o recurso só é cabível se versar sobre matéria constitucional
Artigo 2º, §4 da lei 5585/70.
Questão Objetiva (CESPE 2017) 
Acerca de efeito suspensivo e efeito devolutivo, assinale a opção correta. 
a)Não é possível conceder efeito suspensivo ao recurso interposto contra sentença normativa proferida em dissídio coletivo. Via de regra, no processo do trabalho, os recursos não são dotados de efeito suspensivo, já que os recursos trabalhistas têm efeito meramente devolutivo.  
b) Quanto ao efeito devolutivo em profundidade, o tribunal poderá apreciar todos os fundamentos da reclamação trabalhista ou da defesa, inclusive aqueles não examinados em sentença e não renovados em contrarrazões. (correta)
c)O tribunal poderá, ao julgar recurso ordinário, decidir desde logo o mérito da causa se o processo estiver em condições, salvo se constatar omissão da sentença quanto a um pedido formulado. Súmula 393 do TST.
I - O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinário, que se extrai do § 1º do art. 1.013 do CPC de 2015 (art. 515, §1º, do CPC de 1973), transfere ao Tribunal a apreciação dos fundamentos da inicial ou da defesa, não examinados pela sentença, ainda que não renovados em contrarrazões, desde que relativos ao capítulo impugnado.
II - Se o processo estiver em condições, o tribunal, ao julgar o recurso ordinário, deverá decidir desde logo o mérito da causa, nos termos do § 3º do art. 1.013 do CPC de 2015, inclusive quando constatar a omissão da sentença no exame de um dos pedidos.
d)O efeito devolutivo em extensão transfere ao tribunal a possibilidade de apreciação integral dos fundamentos, sejam eles da reclamação trabalhista ou da defesa. Efeito devolutivo em extensão (horizontal): a extensão do recurso é definida pelo recorrente, em virtude do princípio da inércia da jurisdição. Só se devolve ao órgão recursal a matéria impugnada – tantum devolutum quantum apellatum. Nada mais é do que a quantidade de matéria impugnada. 
https://www.trabalhosgratuitos.com/Humanas/Direito/Casos-Concretos-de-Processo-do-Trabalho-1598704.html#:~:text=Em%20outubro%20de%202017%2C%20Gilberto,sum%C3%A1rio%20ou%20Diss%C3%ADdio%20de%20Al%C3%A7ada.

Continue navegando