Buscar

Ap1 Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar 2020-1 versão final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial 1 (AP1) – 2020.1
Data: 13/04/2020 até 19/04/2020 (prazo final de postagem)
Disciplina: Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar
Coordenadora(o): Prof.ª Drª Rosana Glat
Aluno(a): Genilda Cecilia Pereira
Matrícula: 18112080382 Polo: Angra dos Reis 
 Aulas referência:
Aula 4: Acessibilidade ao Currículo
Aula 5: Flexibilização Curricular na Educação Inclusiva
Aula 6: Dificuldade de Aprendizagem
1) Leia atentamente as afirmativas abaixo e faça o que é pedido: (100 pontos /25 pontos cada acerto) (Escrever em até 20 linhas).
a) A flexibilização do currículo pode ser realizada de diferentes formas: 
a.1 - na organização da sala de aula; (X)
a.2 - nos objetivos e conteúdos programáticos;
a.3 - nos procedimentos didáticos e/ou
a.4 - no modo de avaliar;
· Escolha um desses quatro aspectos, e explique, exemplificando, como o professor pode realizar essas modificações e favorecer a aprendizagem e participação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais.
· R: a.1- na organização da sala de aula, se o professor perceber que um determinado aluno necessita de mais apoio, ele pode fazer alterações no modo de agrupar seus alunos, afim de dar mais atenção ou se o aluno for mais independente ele pode organizar grupos de trabalho para estimular a cooperação e resolverem as atividades juntos.
b) Existem vários fatores que podem levar uma criança que não tenha uma deficiência ou comprometimento orgânico a apresentar dificuldades de aprendizagem e até mesmo insucesso escolar. 
· Imagine que você detectou esta situação em um aluno seu. Aponte um fator que poderia estar causando o problema. Em seguida, descreva duas ações você tomaria na sua prática pedagógica para melhorar o desempenho do aluno e evitar que ele se tornasse um caso de fracasso escolar.
R: A timidez, causa o distanciamento do aluno com o restante da turma.
 Organizava grupos com colegas que notasse mais entrosamento, procurava através da observação identificar onde ele se destaca e na divisão das tarefas do grupo dar a ele a oportunidade de mostrar o seu melhor dentro daquilo que ele desenvolve melhor para assim lhe trazer auto confiança junto ao grupo e a turma.
c) A efetivação da Educação Inclusiva demanda que a escola esteja adaptada para garantir a acessibilidade de todos os alunos aos espaços e processos pedagógicos, eliminando barreiras arquitetônicas e de sinalização/informação nas escolas. 
· Explique sucintamente o que são esses dois tipos de barreiras, e sugira, através de exemplos, como eliminar as mesmas para favorecer a inclusão escolar.
R: Para que uma escola se torne inclusiva ela precisa oferecer situações adequadas, que permita aos alunos especiais movimento e um ensino aprendizagem de qualidade, com flexibilidades nos currículos. Os espaços físicos tem que ser adaptados as suas necessidades, como rampas e banheiros adaptados aos cadeirantes e faixas de sinalização para deficientes visuais. Que o educador tenha condições de trabalho e formação continuada. Que o trabalho pedagógico e o material didático sejam adaptado as especificidades. Que a escola informe de forma clara as atividades curriculares especiais a sua comunidade.
d) A implantação da Educação Inclusiva não implica na descontinuidade dos serviços da Educação Especial, muito pelo contrário.
· Você concorda ou discorda com essa afirmativa? Justifique sua resposta.
 R: Concordo. A Educação Especial e a Educação Inclusiva se fundiram e não podem ser vista como tópicos isolados. O especial e o regular também se uniram e trouxeram para o aluno especial muitas perspectivas de crescimento e conhecimento. Esse aluno adquiriu direitos como cidadão e o reconhecimento de que ele pode vir a se desenvolver, mesmo dentro das suas limitações, como qualquer ser humano e a partir do momento que ele passou a ter direitos, as escolas foram obrigadas a se adaptar ao aluno, dando a ele condições adequadas tanto nas estratégias pedagógicas como nas adaptações curriculares. Essa coalisão trouxe um impacto social na vida desse aluno cidadão.

Continue navegando