Buscar

Embargos penhora

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO JUÍZ DE DIREITO DA 10° VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE BELO HORIZONTE/MG
Processo: (...)
Exeqüente: JORGE DOS ANJOS
Executado: LANCHONETE DOIS IRMÃOS
LANCHONETE DOIS IRMÃOS, já devidamente qualificado nos autos da reclamação trabalhista que lhe move Jorge dos Anjos, neste ato representado por seu advogado infra-assinado, vem à respeitável presença de Vossa Excelência, apresentar EMBARGOS A PENHORA em face da penhora realizada nos autos, mov.(...).
I – DOS PRESSUPOSTOS AOS EMBARGOS A PENHORA
1 – Inicialmente, denota-se da redação do art. 884,§1°, da CLT, que caberá alegar toda a matéria de defesa restrita às alegações do cumprimento da decisão (...) em embargos a penhora, a que se destacar que a legislação não elenca um rol taxativo, o que não impede assim, o executado se defender por meio do respectivo embargo, posto que matéria de defesa está atrelada ao cumprimento de sentença, e não ao mérito objeto da causa. 
Portanto cabível o presente embargos a penhora diante da decisão de (mov...).
2 – O presente se encontra tempestivo, obedecendo ao prazo de 5 (cinco) dias conforme o disposto no art. 884 caput, da CLT, tendo em vista que a penhora e avaliação do juízo se deu em 11/05/2020, o prazo se estenderia até 16/05/2020.
3 – Requer a juntada da guia, para garantir a execução conforme dispõe o art. 884 caput. Da CLT.
II – RESUMO DA DEMANDA
1 – O exeqüente propôs reclamação trabalhista em face da executada no dia (...) requerendo verbas trabalhistas que lhe entendia devido.
2 – findo o processo de conhecimento, sobreveio à sentença de (mov....), julgando parcialmente procedente os pedidos do reclamante ora executado, com transito em julgado no dia (...).
3 – Nesse passo, com os cálculos da sentença realizados por perito judicial e homologados, o exeqüente apresentou cumprimento de sentença, nos quais restou infrutífera a penhora em dinheiro e veículos da executada.
4 – Posteriormente, o magistrado deferiu a penhora dos bens móveis do centro comercial da executada, como ora demonstrado do (mov...).
III – DO DIREITO
Em primeiro lugar, insta destacar o disposto no art. 769, caput da CLT, cuja redação expende que nos casos omissos, o direito processual civil comum será fonte subsidiaria do direito processual do trabalho (...).
Desse modo, vejamos o que o que relata o art. 883, V do CPC:
Art. 833. São impenhoráveis:
V - os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado;
Percebe – se que o presente diploma veda a penhora dos instrumentos necessários ao exercício da profissão, ao nos depararmos com a decisão, data vênia no qual o magistrado defere a penhora dos objetos necessários para o exercício da lanchonete DOIS IRMÃOS, fica claro o desrespeito ao art. 883, V do respectivo diploma legal.
É irrefragável que a penhora de tais instrumentos prejudicaria o exercício do embargante, ora executado, a que se pontuar que o executado faz prova de que os instrumentos penhorados são necessários para dar continuidade aos serviços da reclamada.
IV – PEDIDOS
Diante o exposto, requer-se
1 – Seja recebido, conhecido e provido o presente embargos. 
2 – Seja liberados o móveis, utensílios, instrumentos, necessários ao exercício da profissão.
3 – Seja liberados os valores dado em garantia da execução, posteriormente ao provimento do respectivo embargos.
Provará o alegado por todos os meios de provas admitidos em direito
Nestes Termos
Pede e espera Deferimento
Belo horizonte/ 16 maio de 2020
Advogado/OAB

Continue navegando

Outros materiais