Buscar

SISTEMAS DE PURIFICAÇÃO DE ÁGUA LISTA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno : Ana Paula da Rocha Malheiro - Prof Bruno
SISTEMAS DE PURIFICAÇÃO DE ÁGUA
QUESTÃO 1. Diferencie:
a) Água bruta: água bruta: aquela proveniente de fontes abastecedoras subterrâneas ou de superfície, que ainda não sofreu tratamento por cloro ou qualquer outro método;
b) Água potável: água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido em legislação específica e que não ofereça riscos à saúde. Esta é obtida por tratamento da água retirada de mananciais, por meio de processos adequados para atender às especificações da legislação brasileira relativas aos parâmetros físicos, químicos, microbiológicos e radioativos, para um determinado padrão de potabilidade e, portanto, não possui monografia específica nesse compêndio. A água potável é empregada, normalmente, nas etapas iniciais de procedimentos de limpeza e como fonte de obtenção de água de mais alto grau de pureza. Pode ser utilizada, também, na climatização térmica de alguns aparatos e na síntese de ingredientes intermediários.
c) Água de uso farmacêutico: água para uso farmacêutico os diversos tipos de água empregados na síntese de fármacos; na formulação e produção de medicamentos; em laboratórios de ensaios; diagnósticos e demais aplicações, relacionadas à área da saúde, inclusive como principal componente na limpeza de utensílios, equipamentos e sistemas. Basicamente, há 5 tipos de água para uso farmacêutico: 
· Água potável Obtida de mananciais ou da rede de distribuição pública.
· Água purificada Níveis variáveis de contaminação orgânica e bacteriana. Exige cuidados de forma a evitar a contaminação química e microbiológica. Pode ser obtida por osmose reversa ou por uma combinação de técnicas de purificação a partir da água potável ou da reagente.
· Água para injetáveis Água purificada tratada por destilação ou processo similar.
· Água ultrapurificada Para análises que exigem mínima interferência e máxima precisão e exatidão. Baixa concentração iônica, baixa carga microbiana e baixo nível de carbono orgânico total. Água purificada tratada por processo complementar.
· Água reagente Água potável tratada por deionização ou outro processo. Possui baixa exigência de pureza. Condutividade de 1 a 5,0 µS/cm a 25,0 °C ± 0
QUESTÃO 2. Qual a importância da utilização da água purificada nos processos industriais na obtenção de fármacos, medicamentos e cosméticos?
A água purificada é um elemento de grande importância e ampla utilização nos estabelecimentos de saúde. Pode ser obtida por diversos processos de purificação e deve ser monitorada quanto aos aspectos físico-químicos e microbiológicos. Elimina interferencias contida nessa água para melhor a estabilidade da formulação e precisão das análises.Dessa forma, a água purificada pode ser utilizada em diversas aplicações tais como: a preparação de soluções reagentes, tampões e diluições diversas, análise clínicas, meios de cultura e microbiologia em geral, técnicas de ELISA ou radioimuniensaio, sendo empregada principalmente em análises qualitativas ou quantitativas de menor grau de exigência, como as de determinações em porcentagens (FARMACOPEIA BRASILEIRA, 2010). A água purificada também possui ampla utilização nos processos industriais para a produção e formulações de medicamentos, tais como na granulação de formas sólidas, revestimento de comprimidos, na preparação de formas semi-sólidas e como um ingrediente na formulação antes da liofilização não-estéril (EISSA, 2016; CLEMENTINO; NETO; ALENCAR, 2008). Além de se tratar do componente principal de diversas formas farmacêuticas líquidas (OLIVEIRA; PELEGRINI, 2011)
QUESTÃO 3. Descreva o processo de destilação e porquê não e o mais viável economicamente?
A destilação é um processo físico de separação de misturas homogêneas. Essa técnica é uma das mais aplicadas em laboratórios de Química e baseia-se na diferença de temperatura de ebulição entre as substâncias que compõem a mistura.
Existem dois tipos de destilação que são usados de acordo com o tipo de mistura que desejamos separar. No caso de misturas sólido-líquido, usa-se a destilação simples; e no caso de misturas líquido-líquido, aplica-se a destilação fracionada.
Em um destilador de água tipo Pilsen, a água é levada a uma caldeira responsável por aquecer o líquido até a ebulição. Em seguida, o vapor decorrente deste processo é condensado e convertido em líquido totalmente purificado, sem a presença de microrganismos e com alto grau de pureza.
Essa água é utilizada como solvente e reagente em laboratórios e indústrias, além de servir na esterilização de autoclaves. Apesar de purificada, a água destilada não perde totalmente os sais minerais, pois o processo não é capaz de realizar a separação completa.
 Não é viavel economicamente esse processo pois é um processo caro que consome muita energia, alem disso substÂncias vláteis poderão ser extraidas com o vapor.
QUESTÃO 4. Diferencie os processos de Deionização e Osmose reversa, como ocorre cada um deles.
Deionização: ocorre a retirada dos íons e minerais através de resinas e trocas sintéticas, resinas cationicas remove íos de carga positiva, já resinas anioncas removem íons de carga negativas. Utiliza – se Deionizador de Água.
Osmose reversa: também utilizada como pré tratamento. Quantidades equivalentes de água pura e solução salina são separadas em uma tubulação U por uma membrana semi permeável. Quando a pressão externa é aplicada onde contém a solução salina, a membrana permeável permite a passagem da água enquanto os sais são concentrados. Osmose Reversa que separa o solvente de um soluto de baixa massa molecular por uma membrana permeável ao solvente e impermeável ao soluto . Utiliza –se o Aparelho de Osmose reversa para isso.
QUESTÃO 5. Pesquise na farmacopeia brasileira 6 edição 2019 quais os parâmetros de qualidade para a agua purificada. Descreva as analises e seus parâmetros de aceitação.
Água purificada Níveis variáveis de contaminação orgânica e bacteriana. Exige cuidados de forma a evitar a contaminação química e microbiológica. Pode ser obtida por osmose reversa ou por uma combinação de técnicas de purificação a partir da água potável ou da reagente. Condutividade 1,3 µS/cm a 25,0 °C (resistividade > 1,0 MΩ-cm); COT ≤ 0,50 mg/L; 
Contagem do número total de bactérias heterotróficas: no máximo, 100 UFC/mL; Ausência de Pseudomonas e coliformes. 
Produção de medicamentos e cosméticos em geral, farmácias, lavagem de material, preparo de soluções reagentes, meios de cultura, tampões, diluições, microbiologia em geral, análises clínicas, técnicas por Elisa, radioimunoensaio, aplicações diversas na maioria dos laboratórios, principalmente em análises qualitativas ou quantitativas menos exigentes (em %). Em CLAE (em %)
QUESTÃO 6. Dentre os parâmetros de qualidade da água assinale o parâmetro que não é descrito na farmacopeia brasileira
a) Substâncias redutoras
b) Acidez e alcalinidade
c) Índice de refração
d) pH
e) Condutividade
QUESTÃO 7. Cada tipo de tratamento de água produz uma qualidade de água purificada diferente. De acordo com a condutividade relacione as colunas:
a) Água destilada	( c ) 0,012µscm-1
b) Deionizada	( b ) 0,147µscm-1
c) Ultra pura	(a ) 0,430 µscm-1
QUESTÃO 8. Qual o prazo de validade da água purificada e qual a RDC que normaliza este prazo?
RDC 67/07 ANEXO 1, ITEM 75- VALIDADE 24 HORAS EM CONDIÇÕES QUE GARANTAM SUA ESTABILIDADE DE QUALIDADE
QUESTÃO 9. Sobre o looping de água purificada na indústria cite três principais justificativas para sua utilização.
Looping que permite que a água não fique parada, diminuindo a probabilidade de contaminação, o TOC que monitora constantemente os níveis de carbono da água, EDI (Eletrodeionização), que utiliza a pressão e corrente elétrica para separar íons solúveis da água e lâmpada UV que emiti radiação para matar definitivamente micro-organismos (fungos e bolores) que os outros processos foram incapazes de eliminar. Porém esse sistema é totalmente automatizado por um central de automação, através de CLP’s e IHM’s, visando otimizar e controlar todos os parâmetrosde segurança para deixar a água pronta para uso e afins de fabricação de medicamentos e cosméticos.

Continue navegando