Buscar

Métodos para Alivio da Dor no Trabalho de Parto

Prévia do material em texto

Cinesiologia Biomecânica
Professor: Gustavo Sakuno Rosa
Acadêmicas : Érica, Janaina e Josuedina
 Palmas –TO 
 04 de maio de 2018
 Articulação do joelho 
O joelho é formado por três ossos ( fêmur,patela e tíbia), e três articulações (femorotibial medial, femorotibial lateral e femoro patelar. É classificada como uma articulação sinovial, na articulação femorotibial acontece dois planos são eles sagital e transversal. No plano sagital acontece flexão de 140° e 0° de extensão e no plano transversal (na flexão de joelho acontece uma pequena rotação interna e na extensão acontece em uma pequena rotação externa).
 Artrocinemática do joelho
Durante a flexão acontece o movimento de rolamento e depois acontece o deslizamento. Já durante a extensão acontece primeiro o deslizamento e logo depois ocorre o rolamento.
 Elementos de reforço do joelho
Capsula articular (extremamente resistente)
Ligamento patelar
Ligamento colateral medial (tibial)
Ligamento colateral lateral (fibular)
Ligamento cruzado anterior 
Ligamento cruzado posterior
Ligamento poplíteo obliquo
Ligamento poplíteo arqueado
Os ligamentos cruzados são os principais estabilizadores do joelho.
 Articulação femopatelar 
É classificada como sinovial do tipo palna. A medida que o joelho é estendido o ponto de contato na patela vai do pólo superior para o pólo inferior.
Durante a flexão de 135° há uma maior pressão na cartilagem superior. já durante a flexão de 90° e 60° há um acoplamento quase que total da superfície da patela.
 Articulações tibiofibulares 
A tíbia e a fibula estão unidas por duas articulações tíbiofibular proximal que é classificada como diartrose (sinovial) do tipo plana e seus elementos de reforço e estabilização são a capsula articular, ligamento anterior e posterior e apresenta movimentos de deslizamento e rotação já a articulação tibiofibular distal é classificada como fibrosa(sindesmose), onde os elementos de reforço e estabilização são os ligamentos tibiofibular anterior e posterior e o ligamento interósseo.
Ao redor do joelho podemos encontra algumas bolsas que são muito importantes;
bolsa suprapatelar
bolsa do músculo poplíteo
bolsa anserina (pata de ganso)
bolsa do músculo gastrocnêmio
bolsa do músculo semimembranoso
Na articulação do joelho podemos encontra as bolsa subcutânea pré patelar, bolsa subcutânea infrapatelar e a bolsa infra patelar.
Existem vários músculos que participam nos movimentos da articulação do joelho, durante a flexão os principais músculos são o bíceps Femoral, semitendinoso e o semimembranoso. Na extensão os pricipais músculos são o quadríceps femoral, tensor da fáscia lata e o glúteo máximo (tracto ilitibial). Já na rotação interna os músculos principais que agem são o semitendinoso e o semimembranoso, e na rotação externa são o bíceps femoral , o tensor da fáscia lata e o glúteo máximo (fibras laterais).
 
 meniscos 
São fibrocartilagem que ficam sobre a superfície articulares da tíbia, suas principais funções é a absorção de impacto redução de atrito, durante a flexão do joelho os meniscos são deslocados para trás devido a ação dos côndilos, durante a extensão do joelho os meniscos se deslocam para frente devido aos movimentos dos côndilos femorais. Já durante a rotação tibial desloca os meniscos para a frente e para o lado oposto.

Continue navegando