A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Planejamento e Administração em Serviço Social (SES35)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Planejamento e Administração em Serviço Social (SES35)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:639495) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19008974
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Gestão Participativa e Democrática permite que as pessoas participem de forma organizada e responsável na administração dos negócios das organizações. Diante da afirmativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O processo de gestão participativa demanda a importância do comprometimento ativo das pessoas envolvidas no desenvolvimento e aplicação de metodologias. 
(    ) O trabalho em grupo potencializa a criatividade humana e o empreendedorismo. 
(    ) O enfoque participativo dificulta o processo de debate e de intercâmbio de experiências em eventos grupais.
(    ) A autodeterminação, a confiança, o senso de cooperação e a solidariedade são dispensáveis às pessoas que trabalham com gestão participativa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	2.
	Para um bom desenvolvimento organizacional, é primordial que as funções sejam desempenhadas com eficiência, eficácia e efetividade. Como as empresas conseguem que seus colaboradores desenvolvam suas atividades dessa forma?
	 a)
	Adotando métodos e atitudes da ?velha administração?.
	 b)
	Preocupando-se somente com a responsabilidade social.
	 c)
	Garantindo a satisfação e motivação dos empregados.
	 d)
	Proporcionando a satisfação exclusiva do cliente.
	3.
	Um plano é um "documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer. Para existir um plano é necessária a discussão sobre fins e objetivos, culminando com a sua definição, pois somente desse modo é que se pode responder às questões indicadas", ou seja, um plano são as diretrizes mestras de um programa ou projeto social (ALVES, 2013, p. 2). Sobre os componentes necessários para a elaboração de um bom plano, analise as sentenças a seguir:
I- Deve-se formular uma síntese dos fatos e das necessidades que motivam o plano, capazes de formular e explicar os objetivos deste.
II- É necessária a formulação da política de prioridades de maneira explícita, que informe a razão das escolhas tomadas. 
III- É imprescindível a elaboração de um quadro, ordenado por itens, de mudanças a operar, estrutura e  conteúdo dos setores e dos níveis os rendimentos previstos.
IV- Deve-se elaborar o quadro cronológico com metas ou resultados a alcançar ao término do período ou em etapas.
V- É importante, porém dispensável, a distribuição das responsabilidades de execução e de avaliação dos resultados, podendo ser eles, informados ao final das atividades.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALVES, Sigridi. Tipos e níveis de planejamento. 2013. Disponível em: <https://planejamentoeducacional.webnode.com.br/tipos-niveisdeplanejamento/>. Acesso em: 8 ago. 2018.
	 a)
	I, II e III estão corretas.
	 b)
	I, II, III e IV estão corretas.
	 c)
	I, III, IV e V estão corretas.
	 d)
	I, II, IV e V estão corretas.
	4.
	Na contemporaneidade, para que uma empresa atue com responsabilidade social, sua gestão deve estar pautada na ética profissional em todas as suas atuações. Isso quer dizer que as empresas públicas ou privadas devem desenvolver suas atividades e promover relações baseadas em princípios éticos. Sobre ética, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ética vai muito além do discurso, ela deve ser manifestada na prática diária.
(    ) A ética deve prevalecer no discurso do gestor, mas precisa ser ignorada pelo empregado.
(    ) A ética deve acontecer dentro da organização, fora dela, deve ser desconsiderada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	5.
	No ambiente interno das organizações há processos de mudanças, por causa das forças advindas da gestão/administração, ou seja, vindas das chamadas ?Forças Internas? de mudança. Sobre as forças do processo de mudanças, analise as seguintes sentenças:
I- Atividades, habilidades e atitudes dos colaboradores devem mudar conforme a especialização constante (cursos, treinamentos etc.), para que os mesmos desenvolvam novas atividades dentro da organização.
II- A organização não pode ser estatizada, pode mudar seu grande objetivo (missão), em parte ou totalmente, podendo mudar de ramo ou público-alvo. Sendo assim, as suas normas e diretrizes também mudam.
III- Os objetivos não têm a necessidade de mudar conforme a realidade da organização e do mercado.
IV- Conforme a necessidade organizacional, a tecnologia e seus recursos podem vir a mudar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	Para uma boa gestão organizacional, é necessário que os gestores levem em consideração alguns importantes objetivos que são primordiais para um bom desenvolvimento da organização. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Satisfação do cliente.
II- Retorno sobre o investimento.
III- Satisfação dos empregados.
IV- Responsabilidade Social.
(    ) É primordial para as organizações que seus colaboradores devem estar satisfeitos e motivados a desenvolver suas atividades, para que suas funções sejam desempenhadas com maior eficiência, eficácia e efetividade.
(    ) Necessidade de pesquisar o que o cliente precisa para depois desenvolver o produto ou o serviço a ser oferecido a ele.
(    ) As organizações devem primar por uma forma de gestão que vise constantemente à ética profissional em todas as suas ações, promovendo todas as suas relações de forma socialmente responsável.
(    ) Toda empresa precisa ter seu retorno econômico, político e social sobre o seu investimento, ou ela não sobrevive.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - IV.
	 b)
	III - I - IV - II.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	I - IV - III - II.
	7.
	Na contemporaneidade, destacam-se as empresas com capacidade de responder e se antecipar às mudanças rápidas e constantes, pois os piores oponentes da gestão moderna são a complacência e a presunção, sendo que ações modestas podem ser fatais para as empresas. Considerando as regras básicas da gestão inovadora, analise as sentenças a seguir:
I- Para se obter um diagnóstico realista, devemos pautar em informações sobre o que acontece cotidianamente dentro e fora da organização.
II- O espírito empreendedor deve ser despertado na equipe de trabalho através de desafios diários.
III- A criatividade de todos os componentes da equipe deve ser valorizada, pois assim ambos se sentirão contemplados. 
IV- A mudança precisa ser um fator barrado pelo processo de gestão para que as transformações inerentes à vida não sejam prejudicadas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	8.
	Observamos que o processo de gestão participativa, como novo paradigma conceitual e empresarial, demanda, portanto, a importância do comprometimento ativo das pessoas envolvidas no desenvolvimento e aplicação de metodologias mais participativas e humanizadoras. Desta forma, que tipo de consciência organizacional deve ser desenvolvido?
	 a)
	Consciência ecológica e ambiental.
	 b)
	Consciência econômica e social.
	 c)
	Consciência participativa e integradora.
	 d)
	Consciência conservadora e crítica.
	9.
	As forças externas de mudança são aquelas em que o ambiente externo está fora do alcance do controle das organizações, porém exerce influência

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.