Buscar

Avaliação de História do Pensamento Político e Econômico

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Mariana Guimarães
	
	Disciplina:
	História do Pensamento Político e Econômico (HIS33)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:638681) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18803649
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na atualidade, contamos com novas tendências teórico-metodológicas e abordagens que investigam as especificidades históricas de cada contexto. Assim, é necessário que em sala de aula o professor pesquisador encontre os sentidos de cada momento, através de uma análise criteriosa das referências e fontes disponíveis, a fim de superar a visão macro do passado e não correr o risco de valorizar apenas as histórias de alguns segmentos, excluindo assim as diferenças e a diversidade humana. Com relação à história do pensamento político, a historiografia e as concepções históricas continuam dando ênfase à democracia ateniense. Entretanto, o historiador e/ou professor pesquisador não podem esquecer que a cultura romana também contribuiu com importantes instituições e conceitos. Com relação à história política em Roma, analise as sentenças a seguir: 
I- Os romanos contribuíram para a história do pensamento político com a noção de "república", em latim res publica, que quer dizer "coisa pública, coisa do povo", ou seja, aquilo que é de interesse coletivo.   
II- De acordo com estudiosos, a democracia romana foi bem mais ampla que a ateniense, isto porque tornavam-se romanos os escravos alforriados, chamados libertos, ainda que os plenos direitos políticos só fossem adquiridos pelos filhos de libertos, já nascidos livres. 
III- Alguns pesquisadores defendem que os romanos concediam também a cidadania a indivíduos aliados e, até mesmo, a comunidades inteiras. 
IV- A história política de Roma era totalmente diferente da Grécia. A instituição mais importante de Roma era a Gerusia, uma espécie de conselho ou senado de anciãos com mais de 60 anos, formada por dois reis de famílias rivais e mais 28 membros, escolhidos entre os mais nobres de nascimento. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Platão foi um dos pensadores mais importantes da Grécia Antiga, suas ideias políticas, especialmente sobre a república, ainda continuam instigantes. Sobre as ideias políticas de Platão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Todos os indivíduos possuem capacidade de deliberar politicamente os assuntos da pólis.
(    ) Para Platão, somente algumas pessoas devem se ocupar das decisões políticas. A maioria da população deve estar envolvida nas atividades comerciais, agrícolas e bélicas.
(    ) Para Platão, somente os filósofos possuem a capacidade de decidir com justiça os problemas da cidade.
(    ) Platão, na obra "A república", defende que a sociedade ideal deve ter somente três grupos sociais: os filósofos, os guerreiros e os artesãos. Todavia, somente os filósofos podem tomar decisões políticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	3.
	Dentre os denominados teóricos do Estado Moderno, podemos citar o nome de Thomas Hobbes. Sua teoria é considerada um retrato de sua época, o século XVII, no qual a busca por legitimação do poder gerou algumas teorias. Ainda mais no espectro inglês, no qual as Revoluções (Puritana e Gloriosa) colocaram o problema da legitimação do poder estatal na ordem do dia. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Thomas Hobbes foi o criador da máxima: "o homem é lobo do homem". 
(    ) Thomas Hobbes escreveu o livro O Leviatã. 
(    ) Thomas Hobbes pautou suas opiniões políticas no relativismo cultural positivista. 
(    ) Thomas Hobbes utilizou em seus escritos preceitos marxistas.   
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	O berço do regime de democracia, que hoje vigora na maior parte dos países ocidentais, foi na Grécia Antiga, porém aquela sociedade precisou de inúmeros anos de experiência com outros regimes e modelos políticos para alcançar uma formulação de governo que incluísse a participação pública na tomada das decisões políticas. Nos regimes anteriores à democracia, as relações de dominação social foram fundamentais para a legitimidade política dos regimes e dos próprios governantes, tanto que por muito tempo a herança e a propriedade de riquezas representavam este aspecto legitimador. Tendo como referência a forma de organização política e social grega anterior à formação de cidades-estado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Além da interferência no campo político, as famílias nobres e tradicionais deliberavam sobre as tradições religiosas, jurídicas e econômicas da sociedade grega. A nobreza e a herança de sangue lhes garantia o monopólio das atividades políticas.
(    ) O governo na Grécia antiga anterior à formação das cidades-estado era dominado por forças políticas que se caracterizavam por serem aristocráticas. Somente após a superação deste regime é que foi implantando o regime de democracia e, mesmo assim, não vigorava em todas as cidades.
(    ) No interior dos regimes, praticamente, não ocorriam conflitos sociais, pois as camadas menos favorecidas aceitavam passivamente sua condição de submissão.
(    ) Segundo a religião grega, todos eram iguais e filhos dos deuses da pólis. Desta forma, desde a formação da Grécia, os pobres e mesmo os escravos de guerra desfrutavam o direito de decidir politicamente sobre os assuntos que diziam respeito à coletividade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	5.
	De acordo com Pesavento (2005, p. 5-43), a cultura é "um conjunto de significados partilhados e construídos pelos homens para explicar o mundo". Em cada período histórico as pessoas constroem sentidos e representações da realidade que se expressam" [...] por palavras, discursos, sons, por imagens, coisas, materialidades e por práticas, ritos, performances". Os termos política e cidade estão relacionados à cultura grega e, segundo Funari (2002, p. 25), foram formados, ou melhor dizendo, construídos pela população que compõe o povo (demo). Cabe destacar que as pessoas que não faziam parte dos grupos ou tribos que compartilhavam ou se submetiam aos mesmos "costumes fundamentais", "culto comum às mesmas divindades protetoras" ou descendiam de "um ancestral comum", eram considerados "estrangeiros na cidade e não lhes cabia nem direitos e nem proteção". Com relação àquilo que os gregos entendiam ser cidade (polis), analise as sentenças a seguir: 
I- A cidade para os gregos não era somente o espaço urbano, compreendia também os campos ao redor e até alguns povoados urbanos menores. A cidade era caracterizada e formada pela população que a compõe, ou seja, o povo (demos).
II- De maneira geral, a cidade grega era formada por várias tribos. As tribos se dividiam em diversas confrarias e estas em clãs, estes por sua vez eram compostos por muitas famílias no sentido estrito do termo (pai, mãe e filhos).
III- O espaço cidade na concepção dos gregos se restringia apenas aos espaços urbanos e não considerava o seu entorno ou pequenos povoados. Além disso, a população de maneira geral formava o demos, portanto, o povo.
IV- A polis ou cidades-estado eram espaços sociais onde os cidadãos gregos debatiam os problemas comuns e tratavam dos cuidados e decisões sobre os problemas e interesses.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural.2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	Durante o século XIV, a Europa assiste à crise do sistema feudal e ao surgimento e desenvolvimento da expansão marítima europeia, que levou ao estabelecimento de um período de transição na economia e na política. Ele veio a ser conhecido como mercantilismo e teve como principais características o fortalecimento do Estado-Nação e a busca pelo acúmulo de metais preciosos. Com relação aos traços fundamentais para a compreensão do mercantilismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Calcava-se fortemente na relação metrópole/colônia.
	 b)
	Tinha como meta uma balança comercial deficitária.
	 c)
	É mínima a participação do Estado na economia.
	 d)
	Preconizava o livre comércio e abertura dos portos.
	7.
	No entendimento de Hannah Harendt (2002, p. 92), os atenienses tinham orgulho de conduzir os seus assuntos políticos através da fala, sem violência "[...] distinguindo-se nisso dos bárbaros; eles acreditavam que a arte mais alta e verdadeiramente política era a retórica, a arte da persuasão", sendo o discurso de Sócrates "Apologia" um exemplo disso. Os filósofos Platão e Aristóteles foram precursores do pensamento político e também utilizavam a fala para defender as suas ideias e, por vezes, levantar polêmicas referentes a temas políticos, ou ainda tecer críticas aos poderosos da política grega. Com relação à história do pensamento político, quanto às principais ideias do filósofo Platão, analise as sentenças a seguir:
I- Platão foi pensador de uma época conturbada e presenciou as primeiras discussões sobre democracia, queda das aristocracias e tiranias após guerras.
II- O filósofo Platão defendeu para a Grécia um modelo tecnocrata, que consistia na aplicação das ciências no ciclo de todas as cadeias produtivas. Portanto, defendia um governo amparado em métodos científicos para a resolução dos problemas humanos e das polis.
III- Na sua trajetória, Platão defendeu que as decisões políticas deveriam ser de responsabilidade de pessoas preparadas para o cargo. Não era, portanto, qualquer pessoa que poderia assumir o compromisso de decidir os destinos das cidades-estado.  
IV- Platão argumentava também que uma sociedade deveria possuir apenas três grupos: os filósofos, os guerreiros e os artesãos. Os dois últimos seriam responsáveis pela agricultura, comércio e defesa do território das cidades-estado. 
V- Na concepção de Platão, para administrar uma cidade ideal, deveriam escolher dentre os filósofos aqueles que poderiam ser representantes, com alto grau de formação. O restante da população deveria se ocupar de problemas concretos do cotidiano da cidade. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HARENDT, Hannah. A dignidade da política. 3 edição. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. Disponível em: <http://fabiopassos.com.br/dowloads/0277262621422>. Acesso em: 15 mar. 2017.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	8.
	A fase inicial do mercantilismo - geralmente chamada bulionismo (do inglês bullion: ouro em pequenos lingotes) - originou-se no período em que a Europa estava passando por uma aguda escassez de ouro e prata em barra, não tendo, portanto, moeda suficiente para atender ao volume crescente do comércio. Foram estabelecidas políticas bulionistas para atrair ouro e prata para um país e mantê-los no próprio país, proibindo-se sua exportação. Essas restrições duraram desde o fim da Idade Média até os séculos XVI e XVII. Sobre o Mercantilismo e suas principais características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os estados nacionais buscavam manter a balança comercial favorável, isto é, ter uma taxa de exportação maior do que de importação.
(    ) O monopólio sobre a produção de mercadorias era prática correta no Mercantilismo. Para as empresas nacionais, restavam os altos impostos e a falta de incentivo.
(    ) O Estado praticava medidas intervencionistas na economia, sendo comum a prática do monopólio e de políticas protecionistas.
(    ) No Mercantilismo, a riqueza de uma nação era medida pela quantidade de metais preciosos que essa nação possuía.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	O conceito mercantilismo, em geral, refere-se às políticas, ideias e práticas econômicas adotadas pelas sociedades europeias entre os séculos XV e XVII. Tal conceito foi formado, posteriormente, por teóricos fisiocratas do século XVIII, como apontam os principais historiadores do período moderno. Independente do debate historiográfico, o mercantilismo possuiu algumas características que o singularizam como época das relações econômicas do Ocidente. Assim compreendendo, analise as sentenças a seguir: 
I- O mercantilismo tinha como uma de suas características a balança comercial favorável, que consiste em importar menos e exportar mais.
II- O mercantilismo teve como uma de suas principais características a intervenção estatal na economia.
III- O mercantilismo teve como uma de suas principais características a ausência do estado na economia.
IV- No mercantilismo, a riqueza era medida pela posse de terras que um indivíduo possuía. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	Com as invasões bárbaras e revoltas internas, chega ao fim o Império Romano e, com sua derrocada, vem a término também o modo de produção escravista, que foi substituído pelo modo de produção feudal no processo histórico. Após quatro séculos do início do medievo (cujo marco de gênese seria o século V d. C.), vemos o feudalismo, no século IX d. C., já dominando parte da Europa. Transcorreriam ainda seis séculos até que os sinais da transição para o capitalismo fossem claramente visíveis no século XV d. C. na Inglaterra. Quanto ao modo de produção feudal, analise as seguintes afirmativas:
I- Tratava-se de uma economia ampla e fortemente monetizada.
II- No feudalismo, os artesãos não possuíam os meios de produção.
III- A posse da terra garantia ao servo a liberdade no uso desta.
IV- Para o senhor, o servo era equivalente a uma propriedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
Parte inferior do formulário

Continue navegando