Buscar

Abordagens Psicológicas A2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Identifique os padrões interacionais da família apresentada, identificando mitos, crenças, triangulações, os conflitos, repetições intergeracionais e a compreensão do sintoma na dinâmica familiar. Faça o genograma da Família.
 A dinâmica das famílias são bem semelhantes no âmbito de uso excessivo de álcool e alguns familiares com uso de drogas. A relação e repetição destes vícios foram passados para outras gerações e a busca constante por manter as famílias unidas também se mostra como uma herança da dinâmica da família materna e paterna. 
Ambas as famílias têm histórico de doenças, a paterna com deficiência e a materna com doença auditiva que foi passado para a família pelo gene da mãe. Neste âmbito as famílias mostram-se conformadas com a doença e apenas alguns que se sentem incomodados e buscam ajuda, sentindo dificuldade nas relações interpessoais e sociais por conta da doença. O Pai sempre desmotivando os filhos por acreditar que os mesmos não possam fazer nada por causa da doença, fazendo com que eles acreditem nisto e não se desenvolvam e busquem sua independência individual, a mãe se preocupa bastante com os filhos com doença auditiva e tenta ajuda-los o máximo. A família não demonstra grandes conflitos entre si, tentando manter a proximidade o quanto podem, mas o pai por conta da bebida começa a agredir a família, causando um afastamento da esposa. A família parece buscar a proximidade, uma tentativa forçada da realidade que não se mostra, quando uma das filhas é estuprada dentro de casa os outros não comentam sobre e mantem segredo na tentativa de manter a união da família, pois todos precisam um do outro na dinâmica familiar. Desde os bisavôs as famílias têm uma quantidade grande de filhos.
Os filhos de Genaro e Carmen nunca foram estimulados pelos pais em seus desenvolvimentos gerando uma dependência dos mesmos com os pais, alguns saíram de casa, mas ainda dependem dos pais emocionalmente e de cuidados, a mãe mostra-se preocupada com os filhos e quando Iris engravida de um estupro a mãe acredita que assim foi melhor pois a filha terá alguém que cuide dela, o cuidado se mostra excessivo de alguma maneira, fazendo com que os filhos dependam dela sempre. Pai fez uso de álcool e filhos também fizeram, buscando uma saída alternativa para o problema da doença. 
A diferenciação do self dos membros da família é baixa e os membros a todo momento estão se emaranhando com seus problemas e dependência. Filhos, netos, tios são a mesma coisa, moram na mesma casa, todo influenciam na tomada de decisão de qualquer outro membro, isto se mostra constante na dinâmica das outras gerações também. Falta uma diferenciação na posição dos membros da família, o pai bate na mãe, nos filhos e transmite o mesmo tipo de frustração e raiva para ambos. Vários triângulos podem ser observados, e os mesmos se misturam a todo momento, não se observa o papel individual de cada um, alguns apenas que conseguiram se desvencilhar e se tornarem indivíduos independentes com suas próprias famílias. 
Ao mesmo tempo em que a família se move na proximidade de dependência um do outro por causa da doença auditiva, o distanciamento emocional também se apresenta. A Fusão familiar é alta, e vem sendo passada de gerações, alguns membros seguem o ciclo de vida familiar mas levam consigo o uso de álcool, a doença, a dependência do outro como protetor ou incapaz de fazer coisas por conta própria. O filho Josué se torna o portador da resolução de conflitos que aparecem, as filhas cuidam da casa dos pais mesmo os dois tendo condições de se fazer, os netos moram junto e vivem a mesma dinâmica dos avos e tios, as famílias se misturam e os papéis de filho, pai, mãe, neto também se emaranham na dinâmica familiar. 
Os irmãos não aparentam ter grandes conflitos, mas também se misturam em seus papeis, não existindo barreiras de privacidade entre os mesmos e os pais. Todos sabem o que acontecem nas vidas uns dos outros. As outras gerações também aparentavam não ter estas barreiras vivendo todos juntos em uma grande família.

Continue navegando

Outros materiais