Buscar

Prova Objetiva Infância e Saúde

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Eliane Alves Lopes (1338087)
	
	Disciplina:
	Infância e Saúde (LEE17)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:444373) ( peso.:3,00)
	Prova:
	10994715
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	"A Psicologia Jurídica é uma emergente área de especialidade da ciência psicológica, se comparada às áreas tradicionais de formação e atuação da Psicologia, como a Escolar, a Organizacional e a Clínica. É próprio desta especialidade sua interface com o Direito, com o mundo jurídico, resultando encontros e desencontros epistemológicos e conceituais que permeiam a atuação do psicólogo jurídico. Os setores da Psicologia Jurídica são diversos. Há os mais tradicionais, como a atuação em Fóruns e Prisões, e há também atuações inovadoras, como a Mediação e a Autópsia psíquica, uma avaliação retrospectiva mediante informações de terceiros" (FRANCA, 2004, p. 73). Com relação à psicologia da educação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FRANCA, Fátima. Reflexões sobre psicologia jurídica e seu panorama no Brasil. Psicol. teor. prat., São Paulo, v. 6, n. 1, p. 73-80, jun. 2004. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516 36872004000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 fev. 2019.
	 a)
	Nesta área o profissional da psicologia atua nas escolas ou em outras instituições educacionais (ONGs, universidades, institutos de educação infantil) e tem como objetivo contribuir nas relações de ensino-aprendizagem, vínculo aluno-professor, ambiente de convívio entre os professores etc.
	 b)
	O intuito é estudar e compreender os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. Assim, pode ajudá-las a melhorar seu rendimento. Também faz parte da atuação do psicólogo a promoção da saúde do atleta ou da equipe, melhorar a comunicação e relações interpessoais entre os atletas e equipe técnica.
	 c)
	Destina-se ao atendimento clínico de pacientes para a melhora de sintomas e mudanças comportamentais, emocionais e cognitivas (pensamentos). Não é indicada apenas para pacientes em sofrimento psíquico. Também é recomendada para pessoas que se sintam angustiadas ou confusas.
	 d)
	É focada na realização das avaliações e aplicação de instrumentos técnicos para verificação de habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais relativas ao trânsito. O profissional da psicologia nesse contexto pode realizar perícias e laudos, realizar formações sobre condutas, por exemplo.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	2.
	Bonassi e Navarro (2018, p. 58) realizaram uma pesquisa acerca da doença renal crônica, articulada à adolescência. Eles concluíram que "Faz-se necessária a implementação de políticas públicas de saúde e de educação para que atividades cotidianas sejam praticadas pelos adolescentes de maneira satisfatória, promovendo sua inserção social". Deste modo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Políticas públicas são ações geradas na esfera do Estado e que têm como objetivo atingir a sociedade como um todo ou partes dela.
(    ) As políticas públicas de saúde são formuladas pela esfera federal, mas a participação da população para o cumprimento delas é fundamental. 
(    ) Os cidadãos podem visualizar políticas públicas por meio das plataformas de transparência do governo federal. Assim podem reivindicar sua aplicabilidade no município/estado em que vivem. 
(    ) A responsabilidade para gerar e sustentar o funcionamento das políticas públicas é somente do governo. A população brasileira nada pode fazer nesse processo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BONASSI, Silvia; NAVARRO, Ricardo Scarparo. Doença renal crônica: fronteiras e desafios familiares. Vínculo, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 48-60, 2018. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-24902018000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 fev. 2019.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	3.
	"A presente investigação permitiu detectar crenças inconscientes no coletivo de enfermagem obstétrica, de acordo com as quais a ocorrência de interrupção da gestação carregaria um sentido de devastação da vida e da humanidade. Assim, se, no imaginário socialmente predominante acerca da maternidade, há crenças de que toda mulher amaria incondicionalmente seus filhos e a de que cada recém-nascido seria símbolo de vida e esperança, aquele que sai morto do ventre materno denunciaria um estado catastrófico. [...] Tais considerações impelem a reflexões atinentes à necessidade e às possibilidades de intervenção dos psicólogos clínicos, que poderiam auxiliar os profissionais de saúde a elaborarem os sentimentos contraditórios que vivenciam diante da mulher que sofreu interrupção da gestação, à medida que a veem, simultaneamente, como pessoas que apresentam sintomas físicos que requerem tratamento e como aquelas que causaram, direta ou indiretamente, a morte de um inocente" (TACHIBANA, et al, 2014, p. 293/294). Sobre a gestação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O desenvolvimento e crescimento de um feto durante a gravidez abrange as seguintes etapas: segmentação, meiose e fetal.
(    ) Fase embrionária é aquela que se estende da segunda semana de gestação até a oitava ou final do segundo mês de gravidez.
(    ) A fase fetal corresponde a aproximadamente dez semanas de gestação, que equivale a três meses de gravidez.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: TACHIBANA, Miriam et al. O imaginário coletivo da equipe de enfermagem sobre a interrupção da gestação. Ágora (Rio J.),  Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 285-297, dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982014000200009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  11  fev.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982014000200009.
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	4.
	O que é considerado doença/saúde muda com o transcorrer do tempo, bem como, as formas de lidar com as doenças. Por exemplo, existem relatos bíblicos que instruíam pormenorizadamente como lidar com as pessoas que contraíssem uma determinada doença. A pessoa que apresentasse os sintomas deveria ser levada ao sacerdote, que, após se certificar de que a pessoa estava de fato com essa doença, tomava uma série de medidas. Uma delas era privá-la de circular em meio às pessoas, e encaminhar a pessoa para viver isolada, num ambiente específico para todas as contaminadas, tais como, cavernas ou localidades previamente delimitadas para isso. Ainda que parecesse uma ação discriminatória e excludente, protegia a população do alastramento da doença que era incurável. De que doença se trata?
	 a)
	Síndrome de Burnout.
	 b)
	Lepra (hanseníase).
	 c)
	Transtorno Dismórfico Corporal (TDC).
	 d)
	Febre de Lassa.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	5.
	"É importante destacar que não é somente no âmbito da pesquisa que a criança precisa ser ouvida, mas no cotidiano, nas suas relações. O silêncio em torno da questão da infância - acredita-se que testá-la também é uma forma de silenciá-la - certamente traz implicações políticas que se traduzem na sua vida cotidiana, nas visões educacionais, de cidade, de cuidado, dentre outras esferas. Por fim, grifa-se que esta revisão de literatura teve como partida a busca por elementos que permitissem compreender a produção da infância sob os olhos da pesquisa em psicologia; contudo, os resultados apontam que a psicologia tem dito muito pouco sobre a infância" (MANNES, 2015, p. 25). Com relação às pesquisas sobre infância, analise as sentenças a seguir: 
I- A invenção da infância aconteceu depois do Iluminismo por sugestão do filósofoiluminista Zygmunt Bauman, que conviveu pessoalmente com Parmênides. Desde então, passou a existir o sentimento perante a infância que persiste até hoje.
II- A datar do século XVI, o conceito sobre infância foi sendo construído, entretanto, apenas no século XVII os sinais de seu desenvolvimento se tornaram particularmente numerosos e significativos.
III- No transcorrer dos séculos, ocorreram incontáveis mudanças sobre as concepções do desenvolvimento humano infantil, isto é, muitas foram as opiniões a respeito do processo de desenvolvimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MANNES, Mariana. A criança pesquisada: uma análise de artigos científicos em psicologia. Psicol. educ., São Paulo, n. 40, p. 15-26, jun. 2015.  Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752015000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 fev. 2019.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	6.
	Cesca (2004), ao refletir sobre a violência intrafamiliar, questiona o limite aceitável da maneira de um pai relacionar-se com seu filho. Há situações em que a violência é notória, e que o pai precisa ser destituído do pátrio poder, para preservar a integridade do filho. No entanto, há circunstâncias em que esse limite é muito tênue. Por exemplo, deixar uma criança jogada numa instituição, sem uma previsão de quando poderá sair dali, sendo arrancada de seus referenciais, não seria também uma prática violenta? Sobre o exposto,  classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ingenuidade e incompreensão que caracterizam a infância preservam as crianças de sofrerem maus-tratos. Por isso, na infância, são menores as probabilidades de situações de violência acarretaram prejuízos psicológicos impactantes. Elas se desenvolvem normalmente, nos eixos físico, emocional e mental, mesmo se forem alvo de violência, também por causa da plasticidade cerebral. 
(    ) Toda criança tem o direito de crescer e se desenvolver de forma saudável. A criança amada e desejada cresce mais tranquila e tende a se relacionar de forma mais harmoniosa com seus pais/cuidadores e com outras crianças. Na educação das crianças, impor limites não significa bater ou castigar. O diálogo deve ser estimulado desde cedo pelos pais/cuidadores; esse é o caminho.
(    ) Os seguintes sinais: manchas roxas, queimadura de cigarros, mãos queimadas em luvas, secreção/sangue na genitália e ânus, medo do contato físico, choro sem causa aparente, tristeza, isolamento, agressividade, criança faltar à escola e negligência na saúde e higiene podem significar que a criança está sendo vítima de violência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CESCA, Taís. O lugar da psicologia forense na violência intrafamiliar. Psicol. Am. Lat.,  México, n. 2, ago. 2004. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2004000200006&lng=pt&nrm=iso>. cessos em  12  fev.  2019.
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - F - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	7.
	Daneluci (2013) menciona que a concepção de saúde ultrapassa o aspecto biológico, inclusive no que concerne a políticas e a programas de saúde. Portanto, contempla o trabalho em equipes formadas por diversificadas áreas do conhecimento e de atuação como a Psicologia, por exemplo. Sobre os outros campos que perpassam o conceito de saúde, além da biologia humana, analise as sentenças a seguir:
I- Meio ambiente, estilo de vida e organização da assistência à saúde. 
II- Psiquismo, psicanálise, inconsciente e processos oníricos.
III- Emocional, sentimental, nutricional, espiritual e astral.
IV- Ecossistema, biodiversidade, biogeocenose e holocenose.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DANELUCI, Rebeca de Cassia. Psicologia e saúde como campo de interrogações. Rev. Psicol. Saúde, Campo Grande, v. 5, n. 1, p. 18-24, jun.  2013. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-093X2013000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 fev. 2019.
	 a)
	Estão corretas as sentenças II e III.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Estão corretas as sentenças III e IV.
Você não acertou a questão: Atenção! Esta não é a resposta correta.
	8.
	Juras e Costa (2011, p. 230) realizaram uma pesquisa sobre divórcio destrutivo sob a ótica da Psicologia Jurídica. Quanto ao processo judicial, destacam que: "A ação judicial é de Guarda e Responsabilidade, na qual a mãe Beatriz solicita regulamentação da situação do filho Bernardo. Ela afirma no processo judicial que o pai de Bernardo tem comportamento violento, uma vez que por diversas vezes a agrediu verbal e fisicamente ao longo do período de casamento. Em sua defesa, o pai alega que a mãe está promovendo a Síndrome de Alienação Parental na criança, impedindo-o de ver o filho". Com relação à Alienação Parental, analise as sentenças a seguir:
I- A alienação parental fere o direito fundamental da criança à convivência familiar saudável, sendo, ainda, um descumprimento dos deveres relacionados à autoridade dos pais ou decorrentes de tutela ou guarda.
II- A Síndrome de Alienação Parental ocasiona consequências emocionais, psicológicas e comportamentais negativas apenas ao genitor que a pratica. A criança e o outro genitor não são atingidos psicologicamente por ela. 
III- No caso das crianças e dos adolescentes submetidos à alienação parental, sinais de ansiedade, nervosismo, agressividade e depressão, entre outros, podem ser indicativos de que a situação está ocorrendo.
IV- Realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade e/ou omitir deliberadamente ao genitor informações pessoais relevantes sobre a criança, configuram alienação parental. 
V- Nas Varas de Família, são raros os casos de alienação parental. Inclusive em processos litigiosos de dissolução matrimonial, decisões sobre a guarda dos filhos costumam ser realizadas sem adversidades. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: JURAS, Mariana Martins; COSTA, Liana Fortunato. O divórcio destrutivo na perspectiva de filhos com menos de 12 anos. Estilos clin., São Paulo, v. 16, n. 1, p. 222-245, jun. 2011. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282011000100013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 fev. 2019.
	 a)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	9.
	"Desde a publicação do clássico História social da criança e da família (Ariès, 1960/2012), a noção de infância como fenômeno natural foi colocada definitivamente em xeque" (MANNES, 2015, p. 16). Sobre a infância e sua mudança, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MANNES, Mariana. A criança pesquisada: uma análise de artigos científicos em psicologia. Psicol. educ., São Paulo, n. 40, p. 15-26, jun.  2015. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752015000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 11 fev. 2019.
	 a)
	Na Idade Média, não havia grande interesse sobre a infância, pois as crianças eram vistas como adultos em miniatura.
	 b)
	Na Idade Antiga, as crianças não eram respeitadas como seres humanos. O ritual desenvolvido por Ariès, que demarcava o ingresso na adolescência, dava-lhes o status de cidadãs.
	 c)
	No Renascimento, as crianças eram consideradas adolescentes em formação. Por isso, eram tratadas como adolescentes desde o primeiro ano de vida.
	 d)
	Até o período Neolítico, as crianças não tinham o direito a manifestar opinião. Após a publicação de Ariès, foi dado temporariamente o direito de votar.
Parabéns!Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	10.
	Moreira e Toneli (2015, p. 1269) fizeram um estudo sobre o abandono afetivo relativo à demanda jurídica legítima, levando em conta que afeto abrange tanto o cuidado quanto o convívio. Trata-se, portanto, de uma análise sob o prisma da Psicologia Jurídica, envolvendo a paternidade e o afeto. Uma das constatações das autoras foi a de que "[...] a problemática da ação de abandono afetivo está localizada na explicitação de que a comprovação da vinculação genética não produz facilidade maior para a vinculação afetiva. Se o Direito institui o pai, através da atribuição da paternidade, o Estado encontra seu limite na dificuldade para fazer com que esse pai se torne um pai presente afetivamente e não apenas financeiramente". Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Professores devem instruir as nossas crianças e adolescentes no que concerne ao abandono afetivo. Algumas maneiras de abordar o assunto são conversas sutis sobre abandono, e atividade de expressão dos sentimentos vividos em casa através de desenhos livres.
(    ) O abandono afetivo é um dos temas mais esclarecidos da teoria e prática do Direito, já que a psicologia forense dispõe de várias técnicas por meio das quais facilmente pode-se medir o quanto os pais amam ou não aos seus filhos.
(    ) Constatado o abandono afetivo, o Poder Judiciário pode solicitar como medida de segurança aos menores a destituição do poder familiar - ou seja, os filhos poderão ser retirados dos genitores e destinados a abrigos e, em seguida, adotados por famílias mais seguras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MOREIRA, Lisandra Espíndula; TONELI, Maria Juracy Filgueiras. Abandono Afetivo: Afeto e Paternidade em Instâncias Jurídicas. Psicol. cienc. prof.,  Brasília, v. 35, n. 4, p. 1257-1274, dez. 2015.  Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401257&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 fev. 2019.
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
Parte inferior do formulário

Continue navegando