Buscar

Tendências da Arquitetura Contemporânea e Desenvolvimento Sustentável

Prévia do material em texto

UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ 
FACULDADE DE TECNOLOGIA E URBANISMO
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA,
URBANISMO E PAISAGISMO III
Thamires Firmino Soares
CUIABÁ-MT
2020/01
Atividade Discursiva
Leia o texto acima e observe a imagem. Escreva e justifique quais as tendências da arquitetura contemporânea e como devemos pensar no desenvolvimento dessa arquitetura.
Como falado na Unidade I, segundo Leonardo Benevolo (1984, p. 99), 
“A arquitetura moderna pode ser descrita em termos históricos, como uma experiência real feita em todos os países. O modernismo arquitetônico envolve diversos movimentos do século XX, que possuem características estilísticas e técnicas como a abstração, produção em massa, industrialização, racionalização, rejeição da tradição”.
Tirando base do que foi dito, enfrentamos hoje uma grande transformação na Arquitetura e Ubanismo. Pois não basta criar elements novos, casas exuberantes, monuntentos magnifíficos ou ate mesmo uma simples reforma. A Aquitetura esta cada vez mais presente perante a Sociedade, e ao mesmo tempo a própria sociedade busca isso, está interessada, cobra mais, sabe de seus direitos, e isso influencia diretamente nas tendêncas da aquitetura contemporânea, para que esse desenvolvimento aconteça se faz nescessário integração com o meio e a sociedade diretamente, agil, prática, funcinal, sustentável enfim tudo que tranforma um ambiente positivamente, para que seja assecível a todos. 
Hoje presenciamos uma grande transformação em praticamente todos os ambientes, com, por exemplo, rampas para cadeirantes, vagas próximas para acessibilidade entre outos, e o grande desafio do Arquiteto e Urbanista é integrar o novo, o elegante, o funcional, o exclusivo ao acessível a todos, que tenha a mesma beleza e ao mesmo tempo em que seja sustentável, zelando o meio ambiente e ao mesmo tempo as pessoas que ali estão.

Continue navegando