Buscar

Elabore um Texto sobre a Psicologia

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DA AULA 01
1. Elabore um Texto sobre a Psicologia
Analisando o contexto histórico da Psicologia, vemos que a mesma inicia sua trajetória há cerca de dois milênios, com os estudos dos antigos filósofos acerca da natureza humana, sua alma, intuição e experiências, com enfoque nos personagens mitológicos. Neste período podemos destacar Pitágoras (Séc V a.C) e Aristóteles (384-322 a.C).
Ao desprender-se da Filosofia, a Psicologia teve seu reconhecimento enquanto ciência, pois desta forma apresentava um método científico eficiente, constatando as reações dos estímulos físicos, mudanças fisiológicas e reações psíquicas sob cada indivíduo.
Vale destacar o trabalho pioneiro de Wilhelm Wundt, o qual estuda a Psicofísica e Psicofisiologia. Estas áreas contribuem para a construção de escalas de medidas (testes psicológicos) e para a compreensão do cérebro em relação ao corpo humano, respectivamente.
Podemos dizer que o objeto de estudo desta ciência é a Subjetividade, que pode ser definida segundo Bock (2002) como o mundo das ideias, significados e emoções construídas através das interações sociais do ser humano, valorizando um aspecto mental.
Os psicólogos baseiam-se na Psicologia Científica, fundamentando-se em um objeto de estudo específico, assim como os métodos e técnicas, incluindo uma linguagem rigorosa. Todavia, frequentemente os teóricos partem do Senso Comum, baseando-se nas experiências de pessoas sobre seus comportamentos ou ações. 
Dentre as diversas escolas da Psicologia podemos mencionar o Estruturalismo e o Funcionalismo, que se ocupavam da consciência, sendo o primeiro quem busca compreender os estados da consciência produzidos pelos estímulos ambientais. Já o segundo, descobre como o pensamento e as emoções suprem as demandas do organismo.
No século XX podemos ressaltar o Behaviorismo, que estuda o comportamento, marcado pelos estudos de Watson nos Estados Unidos; Gestalt, abordagem proveniente da Europa, que buscava compreender a percepção de cada indivíduo; E a Psicanálise, oriunda da Áustria a partir da prática médica de Sigmund Freud, a qual buscava conhecimento a respeito do inconsciente e funcionamento da psique humana.
Contudo, com uma resenha do processo histórico da Psicologia, podemos perceber que não foram poucos os contribuintes para moldar esta ciência, que nos permite maior compreensão dos fenômenos envolvidos no desenvolvimento da mente humana, possibilitando um melhor relacionamento interpessoal. Além disso, conclui-se que não se trata de uma ciência estática, mas sim em constante evolução. 
ATIVIDADES DA AULA 02
1- Após ler a aula 2:
1. Explique a Psicanálise de Freud e descreva as duas teorias de Freud.
A psicanálise se mostra como uma teoria e uma prática, que pretende falar do homem enquanto ser singular, mesmo afirmando a sua clivagem, deixando a subjetividade de ser entendida como um todo unitário, identificado com a consciência, para ser uma realidade dividida em dois sistemas o ‘’inconsciente’’ e o ‘’consciente’’. O propósito da psicanálise é explicitar a lógica do inconsciente e o desejo que a anima. O sujeito, no sentido freudiano é o sujeito do inconsciente. A questão do sujeito se coloca entre o sujeito do inconsciente (eu), o sujeito por excelência, que deve advir no lugar do isso (id) e o moí (eu) a função imaginária do sujeito.
Sigmund Freud apresenta de forma bastante precisa a dimensão que o trabalho tem na vida do indivíduo, sujeito humano percorre uma trajetória para se construir que se inicia com uma ausência de representação sobre si mesmo, encontra-se indiferenciado e em um estado de pura excitabilidade instintual (algo não psíquico). Assim, uma das primeiras investidas neste processo de diferenciação consiste na representatividade pulsional.
Em sua Primeira Teoria sobre o aparelho psíquico, Freud define a existência dos três níveis de consciência:
Consciente: Sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo informações do mundo interno e do mundo externo, ou seja, são os pensamentos dos quais me dou conta neste momento, tanto as ideias que busco dentro de minha mente, quanto as coisas que estou percebendo ao meu redor, ouvindo, vendo, sentindo. É tudo aquilo que você está pensando e refletindo neste momento enquanto estuda este material. 
Pré-consciente: Refere-se ao sistema onde permanecem os conteúdos acessíveis à consciência, mas que esqueci por um momento. Embora não esteja consciente deles neste momento, com um pequeno esforço de memória posso me lembrar. Estas podem incluir lembranças de ontem, o segundo nome, as ruas onde moramos, certas datas comemorativas, nossos alimentos prediletos, o cheiro de certos perfumes e uma grande quantidade de outras experiências passadas.
Em sua Segunda Teoria sobre o aparelho psíquico, subdivide a personalidade em Id, Ego e Superego.
O Id é alimentado pela energia instintiva e dirigido pelo princípio do prazer, a dimensão da personalidade que é irracional, ilógica e impulsiva. É considerada a parte mais obscura, inacessível e desorganizada da personalidade.
Ego é parcialmente consciente e dirigido pelo princípio da realidade. Dimensão mediadora da personalidade que é racional e programada, é a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. Tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade. 
O superego é parcialmente consciente e representa valores e regras morais internalizadas. A dimensão da personalidade que é moralista julgadora e perfeccionista. É o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da personalidade
2- No Brasil a Psicologia foi reconhecida como profissão em 1962. Como ciência ela se direciona para várias áreas de pesquisa. Explique as principais especialidades da Psicologia.
Entre as principais especialidades da Psicologia podemos citar:
Psicólogo clínico: 
Avalia e trata de pacientes com problemas psicológicos. Realiza pesquisas sobre comportamento normal e anormal, diagnóstico e tratamento.
Psicólogo orientador:
Aconselha paciente com problemas ligeiros de ajustamento e promove o aperfeiçoamento nos meios educacionais e de trabalho; combina pesquisa, consulta e tratamento.
Psicólogo experimental:
 Planeja e realiza pesquisas em áreas específicas, tais como aprendizagem, sensação, motivação, linguagem ou bases fisiológicas do comportamento.
Psicólogo escolar:
Promove o desenvolvimento intelectual, social e educacional de crianças nas escolas, estabelecendo programas e consultas, efetuando pesquisas, treinando professores e tratando de jovens com problemas.
Psicólogo educacional:
Desenvolve, planeja e avalia materiais e métodos para programas educacionais.
Psicólogo industrial e organizacional:
Combina o desenvolvimento de pesquisa, consulta e programas para aprimorar a eficiência, a satisfação e o moral no emprego.
Psicólogo social:
Estuda como as pessoas influenciam-se umas às outras.
Psicólogo do desenvolvimento:
 Estuda as mudanças do comportamento em função da idade.
Psicólogo da personalidade:
 Estuda como e por que as pessoas diferem umas das outras, e como essas diferenças podem ser avaliadas.
Psicólogo comunitário:
Trata de pessoas com problemas psicológicos no seio da comunidade. Promove ação comunitária e desenvolve programas com unitários para melhorar a saúde mental.
Psicometrista(quantitativo):
 Desenvolve e avalia testes; planeja pesquisas para medir o comportamento e as funções mentais.
Ergonomista:
Planeja e avalia ambientes, equipamento mecânico, dispositivos de treinamento, programas e sistemas para aprimorar as relações entre as pessoas e seu ambiente
ATIVIDADES DA AULA 03
Após ler a aula 03, elabore um texto explicativo de no máximo 10 linhas sobre as Teorias sobre Liderança citadas na aula.
ESTUDO SOBRE TEORIAS DE LIDERANÇA:
Entre as Teorias de Liderança, podemos citar: Teoria de Traços de Personalidade, em que o que irá definir o líder serão seus traços de personalidade; Teorias sobre estilos de liderança, que envolve a maneira e estilode comportamento do líder; Teorias Situacionais de Liderança, em que o que predomina é a adequação do comportamento de líder às situações.
Também se faz necessário compreender sobre os estilos de liderança, que irão desencadear o comportamento esperado no grupo, como a Liderança Autoritária, onde os líderes tomam todas as decisões por si mesmo; Liderança liberal, onde o grupo fica à vontade para tomar as decisões; Liderança democrática: Onde o grupo debate as diretrizes, assistidos pelo líder.
2- O poder é o potencial de influência de uma pessoa sobre outras. Em sua opinião é possível influenciar outra pessoa no ambiente de trabalho? Justifique sua resposta.
ATIVIDADES DA AULA 04
1- Cite e explique os objetos de estudo da Psicologia Social. E Relações humanas. 
A Psicologia social estuda as manifestações comportamentais apresentadas pela interação de um indivíduo com os outros, ou a simples expectativa dessa interação, descrevendo o indivíduo no conjunto de suas relações sociais (BOCK, 2002, s/p ), também estuda a influência dos fatores situacionais no comportamento do indivíduo frente ao estimulo social.
2- Após ler a aula 04, conceitue papéis sociais e socialização.
BOCK (2002) diz que o Papel Social é a posição que um indivíduo assume no grupo, defi nido pelas obrigações e direitos que regulam a interação do indivíduo com os demais membros.
Sendo assim, podemos defini-lo como sendo o comportamento esperado daquele que ocupa determinada posição em um grupo, de acordo com as normas e regras referentes à sua atribuição e determinado status.
 O processo através do qual os indivíduos aprendem e carregam consigo as normas e valores de determinado grupo ou cultura específica é chamado de Socialização.
 É a tomada de consciência da estrutura social que de determinada pessoa, por meio da qual o indivíduo pode desenvolver sua personalidade perante a sociedade, sendo um processo essencial para a continuidade dos sistemas sociais.

Continue navegando