Buscar

Prova HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO DA ERA VARGAS AOS DIAS ATUAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO: DA ERA VARGAS AOS DIAS ATUAIS
QUESTÃO 1
Sobre o populismo, leia o que Francisco Weffort, intelectual brasileiro, escreveu na década de 1970: 
"se no período oligárquico as massas se encontram distanciadas de qualquer possibilidade de participação real, no período posterior - seja durante a Ditadura Vargas, seja durante a etapa democrática (1945-1964) - sua participação ocorrerá sempre sob a tutela de representantes de alguns dentre os grupos dominantes". (WEFFORT, F. O populismo na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980, p. 67-68).
Na historiografia brasileira, como foram recebidas as ideias desse autor em relação ao populismo?
a ) As ideias de Weffort sobre o populismo foram esquecidas à medida que nunca serviram para explicar o fenômeno populista no Brasil.
b ) As ideias de Weffort sobre o populismo foram rechaçadas por completo ao final do século XX, pois focavam na manipulação das classes populares brasileiras.
c ) As ideias de Weffort sobre o populismo são referendadas até os dias atuais, pois as classes trabalhadoras sempre estiveram tuteladas pelo Estado.
d ) As ideias de Weffort sobre o populismo foram criticadas a partir da década de 1980, pois novos estudos mostraram que as classes populares também eram agentes de sua história.
e ) As ideias de Weffort sobre o populismo foram endossadas por estudos posteriores, que mostraram que o Estado brasileiro, historicamente, tutela os trabalhadores.
QUESTÃO 2
Como foi caracterizada a política nacional-desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek (1956-1960)?
a ) Promoção do desenvolvimento da indústria automobilística nacional por meio do investimento em fábricas genuinamente brasileiras.
b ) Proibição da entrada de capitais externos no Brasil, devido ao seu forte caráter nacionalista.
c ) Abertura da economia brasileira para o capital externo, com o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria nacional.
d ) Integração do Brasil no capitalismo moderno, promovendo benefícios às classes mais e menos abastadas do país.
e ) Ampliação dos programas sociais, em detrimento do desenvolvimento técnico-tecnológico e da infraestrutura do Brasil.
QUESTÃO 3
Marque a alternativa que completa corretamente a seguinte afirmação: 
O estabelecimento de uma luta armada contra a Ditadura Militar brasileira foi um fenômeno que ocorreu:
a ) como expressão da radicalização política de grupos de esquerda ao final da década de 1960.
b ) como consequência do conflito dentro das Forças Armadas para a sucessão presidencial durante o governo de Castelo Branco.
c ) somente no Brasil, devido ao aumento da repressão, após a instalação do AI-5.
d ) no Brasil e outras regiões da América Latina, para promover a tomada de poder por meio da conciliação entre classes sociais.
e ) devido à indignação que o Golpe civil-militar de 1964 causou nos setores liberais.
QUESTÃO 4
Leia o texto a seguir:
"Entre tantos acontecimentos marcantes de 2016, um dos que mais impactaram o país e o Congresso Nacional foi o impeachment da presidente Dilma Rousseff". 
(IMPEACHMENT de Dilma Rousseff marca ano de 2016 no Congresso e no Brasil. Senado Notícias, 28 dez. 2016. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/12/28/impeachment-de-dilma-rousseff-marca-ano-de-2016-no-congresso-e-no-brasil. Acesso em: 5 jan. 2020).
Marque a alternativa que apresenta um fator que pode ser considerado como diferenciador dos impeachments de Fernando Collor e de Dilma Rousseff:
a ) Enquanto Collor tinha amplo apoio do Congresso Nacional quando de seu processo de impeachment, Dilma não tinha apoios políticos.
b ) Houve muito apoio da população brasileira para o impeachment de Collor e uma grande polarização política em relação ao de Dilma.
c ) Enquanto Dilma foi absolvida de todos os crimes de responsabilidade pelos quais foi punida, Collor é tido como "culpado" até os dias atuais.
d ) Collor e Dilma passaram por processos de impeachment, mas Dilma, diferentemente de Collor, renunciou ao cargo de presidente.
e ) A pressão dos "Caras-pintadas" fortaleceu o processo de impeachment de Collor, enquanto no governo Dilma não houve qualquer pressão popular.
QUESTÃO 5
O processo de impeachment do ex-presidente brasileiro Fernando Collor de Mello foi um evento pioneiro em toda a América Latina. Indique a alternativa que apresenta motivos que conduziram Collor a esse processo.
a ) O confisco de valores das poupanças dos brasileiros e as acusações de Paulo César Farias sobre desvio de dinheiro na campanha eleitoral.
b ) A queda da inflação até o final de seu mandato e as denúncias de corrupção que seu irmão fez na grande imprensa.
c ) A pressão das ruas, organizada pelos jovens "Caras-pintadas", e as denúncias de sua esposa, apesar do sucesso que resultou o Plano Collor.
d ) A falta de popularidade do presidente e sua pouca habilidade para lidar com a imprensa.
e ) O fracasso do Plano Collor e as denúncias de corrupção feitas por seu irmão, Pedro Collor.
QUESTÃO 6
Assinale a alternativa que apresenta a relação entre as Reformas de Base, propostas pelo presidente João Goulart, e o Golpe civil-militar de 1964.
a ) As Reformas de Base amedrontavam setores mais conservadores da sociedade brasileira, os quais consideravam que o Brasil se tornaria um país socialista à medida que viabilizasse benefícios estruturais para as elites.
b ) As Reformas de Base propunham a realização de reformas estruturais na sociedade brasileira. Estas só eram possíveis com a mudança de regime do Brasil, de capitalista para socialista.
c ) A Reforma Agrária era uma das medidas a serem tomadas no projeto de Reformas de Base, fato que deixava as Ligas Camponesas insatisfeitas, pois lutavam pela manutenção do poder latifundiário no meio rural.
d ) As classes populares reivindicavam as Reformas de Base, cuja implantação atemorizava diversos setores conservadores da sociedade brasileira, a exemplo da elite, agrária e industrial, dos militares e da classe média urbana.
e ) João Goulart queria implantar as Reformas de Base no Brasil com o objetivo de transformar o país em uma República Sindicalista, o que assustava os setores mais conservadores da sociedade.
QUESTÃO 7
Quando teve início o processo que levou as mulheres brasileiras à conquista do direito de votar e de serem votadas?
a ) Com a organização dos movimentos que levaram à Revolução de 1930.
b ) Com as discussões para elaboração da primeira Constituição republicana, em 1891.
c ) Com as discussões propostas por Getúlio Vargas para a elaboração do código eleitoral de 1932.
d ) Com a participação das mulheres na Aliança Liberal, na década de 1920.
e ) Em São Paulo, sendo uma das reivindicações da Revolução Constitucionalista de 1932.
QUESTÃO 8
O trecho a seguir apresenta uma das causas, aquela que pode ser considerada a gota d'água para um movimento revolucionário dos primeiros anos do governo Vargas. Leia-o: 
"A notícia de que Oswaldo Aranha, ministro da Fazenda e Finança, chegaria a São Paulo para compor um novo secretariado foi a gota d'água para os insatisfeitos. Liderada por intelectuais e estudantes, uma série de manifestações tomou as ruas da cidade" (CAMPOS, 2009, p. 64).
O trecho se refere à:
a ) Decisão do governo em queimar o excedente de café, gerando a revolta dos cafeicultores paulistas.
b ) Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, contra o governo de Getúlio Vargas.
c ) Revolução de 1930, que levou à tomada de poder no Rio de Janeiro com o apoio de São Paulo.
d ) Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, em apoio ao governo de Getúlio Vargas.
e ) Revolução do Rádio, cujo início se deu em 1922, com a primeira transmissão brasileira em São Paulo.
QUESTÃO 9
Indique a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre o plano Cohen.
a ) Foi organizado pela direita para incriminar os comunistas, criando o álibi para Getúlio Vargas instalar o Estado Novo em 1937.
b ) Foi organizado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) e levou ao movimento conhecido como Intentona Comunista,em 1935.
c ) Foi organizado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), para evitar o seu fechamento por Getúlio Vargas em 1935.
d ) Foi organizado por Luís Carlos Prestes, para impedir a expatriação de sua esposa, Olga Benário, para a Alemanha em 1936.
e ) Foi organizado pelo exército brasileiro, para conter o avanço judeu na sociedade, que articulava a eclosão de uma revolução em 1935.
QUESTÃO 10
Leia o seguinte trecho:
"Já a demarcação de terras indígenas e quilombolas foi zero em 2019. Bolsonaro tem reiterado que não assinará nenhuma criação de terra indígena, em outra decisão alinhada com a bancada ruralista".
(MAISONNAVE, F. Bolsonaro anistia grilagem e estaciona reforma agrária e novas áreas indígenas. Paraná Portal, 5 jan. 2020. Disponível em: https://paranaportal.uol.com.br/agronegocio/bolsonaro-grilagem-reforma-agraria-indigenas/. Acesso em: 5 jan. 2020).
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação a seguir. 
Diante do pronunciamento de Jair Bolsonaro sobre as demarcações de terras indígenas, podemos considerar que o presidente esteja incorrendo em...
a ) desrespeito aos direitos dos povos indígenas, já determinados pela Constituição de 1988, acentuando o papel da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) na luta pela preservação das culturas e das terras desses povos.
b ) respeito à Constituição de 1988, que responsabilizou o Ministério da Agricultura pela demarcação de terras indígenas, não sendo necessária a autorização do presidente da República.
c ) consonância ao seu discurso de campanha, que preconizou o respeito aos povos e às tradições indígenas, assim como às posses de suas terras tradicionalmente ocupadas.
d ) desrespeito à Constituição de 1988, que decretou o reconhecimento e o respeito à cultura indígena, assim como a seus direitos às terras que tradicionalmente ocupam.
e ) respeito à cultura, à diversidade e às dificuldades vivenciadas pelos povos indígenas brasileiros, apoiando suas lutas, que, constitucionalmente, são legais.
QUESTÃO 11
Sobre os últimos anos do Estado Novo, marque a alternativa correta.
a ) A elite econômica brasileira e as Forças Armadas, que mantinham seu apoio às políticas centralizadoras e intervencionistas de Vargas, geraram o movimento do queremismo para apoiar o presidente.
b ) Deposto em 1945 pelas forças opositoras e militares, Getúlio não perdeu de todo o apoio popular. Além do sucesso do movimento "queremista", elegeu-se senador e manteve sua força e relevância política.
c ) Luís Carlos Prestes, preso em 1936 e anistiado em 1945, uniu-se à recém-fundada União Democrática Nacional (UDN), partido de esquerda com inspiração soviética.
d ) A Assembleia Constituinte proposta por Getúlio Vargas apaziguou o clima de tensão e oposição interno, unindo liberais e getulistas num movimento conhecido por queremismo.
e ) O Partido Trabalhista Brasileiro foi uma agremiação política fundada em oposição a Vargas, unindo liberais e comunistas.
QUESTÃO 12
Assinale a alternativa que completa corretamente a seguinte afirmação: 
Sabe-se que a Reforma Agrária brasileira ainda precisa ser feita e que nos governos de FHC houve...
a ) a criação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que promoviam invasões a latifúndios em denúncia à distribuição desigual da terra no país.
b ) o cumprimento de todas as medidas estipuladas no Consenso de Washington, gerando empregos e aumento de produtividade no setor agrário.
c ) uma diminuição da pobreza dos camponeses, que não precisaram organizar entidades de luta para distribuição mais igualitária de terras no país.
d ) um aumento da miséria no campo, que levou ao crescimento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
e ) a eclosão de uma revolução camponesa, liderada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que ocupavam terras à revelia.

Continue navegando