Buscar

Exercício de Microbiologia e Imunologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA 
 CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERENCIADA
 DISCIPLINA MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
	
 EXERCÍCIO PARTE II
	ALUNO
	 
	MATRÍCULA
	 
	DISCIPLINA
	
	DATA DA PROVA
	 
	PROFESSOR
	 
	TIPO DE PROVA
	 
	TURMA
	 
	CÓDIGO DA TURMA
	 
	NOTA
	 
ATENÇÃO:
 - A avaliação somente poderá ser entregue depois de decorridos 50min de seu início.
- Utiliz - Caneta esferográfica azul ou preta. Provas entregues escritas a lápis NÃO serão corrigidas.
 - Será atribuída nota zero ao aluno que devolver sua prova em branco, independentemente de ter assinado a Ata de Prova.
- Ao aluno flagrado utilizando meios ilícitos ou não autorizados pelo professor para responder a avaliação será atribuída nota. zero e, mediante representação do professor, responderá a Procedimento Administrativo Disciplinar, com base no Código de Ética. 
1)	(2014/IADES/SES-DF/Auxiliar Operacional de Serviços Diversos) As principais células sanguíneas envolvidas na resposta imune são os (as)
R: Neutrofilos, Basófilos, Eosinófilos, monócitos e linfócitos.
2)	A imunidade é definida como resistência a doenças infecciosas, em que o sistema imunológico constituído por células, tecidos e moléculas tem a função de prevenir e erradicar infecções que, frequentemente, colocam em risco a saúde do corpo humano. O mecanismo de defesa é constituído pelo sistema imunológico inato e pelo sistema imunológico adquirido, com responsabilidades específicas na proteção contra agentes infecciosos no organismo. Descreva o mecanismo de imunidade inata.
R: Possuem mecanismos físicos, químicos e biológicos tais como o próprio epitélio, fagócitos e etc..
3)	O HIV é um exemplo de vírus envelopado. Explique o que isso significa.
R: Envelopados são o vírus que possuem um envoltório externo formado por duas camadas de lipídios. 
4)	Os órgãos linfoides são formados por tecidos que possuem grandes quantidades de linfócitos entre células não linfoides. A esse respeito, quais são os órgãos linfoides primários e secundários do corpo humano?
R: os primários são a medula óssea e o timo, enquanto que os secundários são onde ocorrem a ação do sistema imune.
5)	Todos os vírus são constituídos de...?
R: Material genético.
6)	(2017/IBFC/EBSERH/Farmacêutico) Alguns exames servem como suporte ao diagnóstico em situações difíceis de realização da sorologia, como nos casos de epidemias e em caso de falta de kits específicos. Neste sentido, o hemograma desempenha papel fundamental para o imediato tratamento. Suponhamos que o paciente chegou ao pronto atendimento do hospital municipal com sinais clínicos de infecção e não foi possível identificar o foco infeccioso. Qual célula corresponde ao tipo de leucócito que estará predominante no hemograma realizado rapidamente, se a infecção for bacteriana? 
R: Neutrófilos.
7)	(2017/IBFC/EBSERH/Farmacêutico) Alguns exames servem como suporte ao diagnóstico em situações difíceis de realização da sorologia, como nos casos de epidemias e em caso de falta de kits específicos. Neste sentido, o hemograma desempenha papel fundamental para o imediato tratamento. Suponhamos que o paciente chegou ao pronto atendimento do hospital municipal com sinais clínicos de infecção e não foi possível identificar o foco infeccioso. Qual célula corresponde ao tipo de leucócito que estará predominante no hemograma realizado rapidamente, se ocorrer um processo alérgico? 
R: Eosinófilos.
8)	As bactérias são tradicionalmente classificadas de acordo com seu formato e arranjo, porém podem ser diferenciadas também de acordo com a estrutura de sua parede celular. Uma bactéria que apresenta parede celular com espessa camada de peptidoglicano é classificada como?n
R: Bactérias gram-positivas.
9)	Existem duas classes de nutrientes que são indispensáveis às bactérias: macronutrientes e micronutrientes. Em relação as bactéria heteróficas, qual macronutriente é essencial e sua forma?
R: Carbono.
10)	(AOCP/2015/FUNDASUS/Analista-Biomédico) A Esclerose Múltipla é uma doença em que o sistema imunológico começa a produzir anticorpos contra componentes dos neurônios, causando a destruição dos mesmos. Esta é característica de qual doença?
R: Doença autoimune.
11)	(FGV/2010/Fiocruz/Tecnologista em Saúde – Desenvolvimento de Biofármacos) Quando pensamos em imunidade associamos a habilidade que um organismo tem em resistir às infecções. Neste contexto, ao observar que um organismo é capaz de responder rapidamente contra um microorganismo ou antígeno e reagir essencialmente do mesmo modo a cada vez que se expõe às infecções, nos referimos à qual imunidade?
R: Sistema Imune adaptativo.
12)	A Coloração de Gram permite identificar a que grupo uma bactéria pertence analisando a constituição de sua parede celular. As bactérias gram-positivas, por exemplo, apresentam uma grande quantidade de peptidoglicano e coram-se de cor:
R: Roxa ou violeta.
13)	Os macronutrientes incluem os nutrientes que são requeridos em grandes quantidades. Algumas bactérias utilizam oxigênio para seu crescimento e são classificadas como?
R:bactérias aeróbicas.
14)	O que são haptenos?
R: São moléculas que induzem a resposta imunológica 
15)	(IDECAN/2013/Pref.Apiacá-ES/Bioquímico) Células apresentadoras de antígeno são populações celulares do sistema imune especializadas em capturar antígenos microbianos e outros antígenos, apresentá-los aos linfócitos e fornecer sinais que estimulem a proliferação e a diferenciação desses linfócitos. Quais são as células apresentadoras de antígenos mais importantes para ativação de células T virgens? 
R: Células Dentricas.

Outros materiais