Buscar

Atividade 1 - EAD Gestão das Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão das Organizações – Atividade 1
Ao longo da Unidade, verificamos que Segundo Chiavenato (2003, p. 258), “a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível ao alcance destes objetivos”. Na teoria da burocracia é reforçada a autoridade. Segundo Etzioni (apud WEBER 1965, p.17), autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. Esta autoridade se distingue nos diferentes tipos de sociedade”. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha uma organização formal – pública ou privada. Analise o grau de burocracia essa organização possui, diga como ela poderia melhorar seus processos, utilizando uma ou várias abordagens estudadas, não esqueça de exemplificar!  Exemplos, caro estudante, podem ser retirados de notícias de jornais, revistas ou artigos científicos. 
  
Referência
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
RESP:
De acordo com o que foi estudado na unidade irei falar um pouco da burocracia de uma organização pública a SPTrans, e mais especificamente como é burocrático para se obter o passe livre do estudante, onde o grau de burocracia é médio/alto. 
A condição para obter o passe livre hoje é se você for Prouni, Fies e se estiver inscrito no CadUnico onde pessoas que possuem bolsas escolares e/ou são cadastradas pelo governo como baixa renda. Claro é um benefício gratuito, mas a partir do momento em que se cria algo dessa proporção o sistema deve agir de acordo com a necessidade do aluno/pessoa. Vou dar meu exemplo pois sou CadUnico, no início do ano fiz meu cadastro pois estava desempregada, assim que a faculdade enviou os meus documentos para SPTrans coloquei os dados para ter o passe livre, além deu ter que pagar todas as vezes uma taxa demorou mais de 30 dias para analisarem o meu cadastro. O que é totalmente burocrático pois assim que faço o meu cadastramento há um processo de análise para eu me tornar CadUnico isso já está em sistema, não faz sentido ter novamente uma análise tão longa assim. As justificativas são por conta de possíveis fraudes mas se já foi aprovado uma vez no próprio sistema público porque não diminuir essa demora para análise. Isso acontece com várias pessoas, sem contar as filas para carregar o cartão, se tiver algum problema no magnético você perde um dia de trabalho no posto da SPTrans e ainda irá aguardar o novo cartão chegar. As coisas hoje pedem agilidade em processos e atendimento ao consumidor o que falta nessa e em muitas organizações.

Continue navegando