Buscar

Pratique e Compartilhe Gestão das Organizações Und

Prévia do material em texto

Pratique e Compartilhe Und. 1
Ambos os textos: “Indústria automobilística 2.0” e “Globalização e as novas tecnologias na Indústria automobilística” reportam-se ao processo produtivo e comercial de formação de desenvolvimento desse nicho mercado.
As origens históricas do pensamento administrativo com ênfase na indústria automobilística envolvendo a globalização e as novas tecnologias ainda não passou por um momento disruptivo no mercado financeiro.
Isso é um fato notório tendo em vista a concentração da produção e das vendas que se apresentam no balanço comercial dos principais mercados globalizados da atualidade.
Essa tendência é manifestada, sobre tudo, pela intensificação da concorrência no âmbito do contexto industrial que advém da forte pressão de mercado por um maior grau de coordenação das atividades produtivas e organizacionais entre as matrizes e as redes de empresa filiais e, também, pela presença de novas possiblidades tecnológicas viabilizadas pela introdução das tecnologias de informações contemporâneas intercambiadas por satélites e informatização e cabo.
Outros fatores preponderantes são as diversas estratégias de comercialização e as novas ferramentas tecnológicas de informações e gestão das organizações que tem contribuído de forma significativa para sustentação desse segmento de mercado em todos os continentes.
Aos olhos de investidores com interesses, necessidades e preferências bastantes particulares, esse segmento de mercado tem atraído investimentos financeiros que chegam ao patamar de milhões e milhões de dólares por apresentarem faturamentos líquidos desprovidos de baixos índices de riscos de perdas.
No texto 1, John Rogers, o CEO da Local Motors, uma empresa americana que já colocou no mercado um carro desenvolvido de forma colaborativa, além de criar sob encomenda veículos tão diferentes como um jipe militar e uma bicicleta motorizada; afirma ser possível aplicar conceitos como código aberto, desenvolvimento ágil e crowdsourcing na indústria automobilística.
Já o texto 2, ao caracterizar a globalização da indústria automobilística pela concentração de produção, das vendas e do comércio no interior dos principais mercados mundiais e, pela emergência de novas formas de organização da produção que dependem crescentemente dos networkings e das alianças intra e internacional, acabam por despertar o lado positivo desse mundo de negócio.
Ver-se assim, que os textos em análise, ao apresentarem as dicas e falas de seus propulsores destacam, sobremaneira mente, a importância que eles trazem para a administração num contexto de gestão das organizações.

Continue navegando