Buscar

Estimativa de custos e despesas

Prévia do material em texto

Estimativa de custos e despesas
A estimativa de custos e despesas é essencial para a sobrevivência da empresa, demonstrando seu estado de saúde de maneira remota para controlar tais informações e permitindo que tomem suas decisões através dos resultados estimados de acordo com a pesquisa realizada que envolve em custos variáveis ou fixos que estão no grupo de ativo imobilizado. 
O grupo de ativo imobilizado que integra a estrutura do ativo permanente determina o montante de custos e despesas fixos operacionais da empresa. Como esses custos e despesas não se alteram caso a produção oscile dentro de um intervalo de variação relevante, é de se esperar que o lucro operacional da empresa seja maior quando a produção estiver em seu nível máximo, e menor quando estiver em seu nível mínimo. (EVANDIR; VALLIM, Administração financeira, Ed. Pearson p. 142).
O custo variável muda no total em proporção às mudanças no nível relativo de atividade ou volume total. O custo fixo permanece inalterado no total por um dado período de tempo, apesar de mudanças amplas no nível relativo de atividade ou volume total. Custos são definidos como sendo variáveis ou fixos com respeito a um objeto de custo especifico e por um dado período de tempo. As Pesquisas de Praticas Empresariais indicam que a identificação de um custo ajuda na previsão dos custos totais e na tomada de decisão administrativa. (HONGREN, Contabilidade de custos, Ed. Pearson p. 28).
Podemos entender que com o aumento de demanda ou produção os custos tem sua variação positiva ou negativa, tanto para a variável como para o fixo.
Quando, em uma empresa se avaliam os resultados proporcionais individualmente pelos produtos, pelas linhas de produção etc., normalmente se empresa o conceito de lucro: Lucro = Receitas de vendas – Custos e despesas. (EVANDIR; VALLIM, Administração financeira, Ed. Pearson p. 145).
Apuração do custo unitário do produto
Para que tenhamos um alto controle podemos formular uma tabela com informações gerais dos resultados obtidos através dos resultados da produção e seu planejamento, separando o custo fixo e variável do custo unitário de produção obtendo uma informação analítica dos custos envolvidos no produto, como na tabela a seguir o exemplo do condicionador para pets, que ao total terá um custo unitário de R$116,47.
	Material
	Quantidade
	Custo Unitário
	Água purificada
	922 ml
	0,24
	Metilparabeno
	100 mg
	42,65
	Propilenoglicol
	15 ml
	9,87
	Propilparabeno
	100 mg
	43,32
	Óleo mineral
	500 ml
	10,00
	Solução Corante
	150 mg
	0,39
	Essência Melancia
	200 mg
	10,00
Estimativa dos custos fixos mensais
Os custos fixos estão envolvidos com o imóvel onde seus valores podem sofrer alteração ao decorrer do médio ou longo prazo, sendo assim, não estão envolvidos na produção, como por exemplo;
· Salário
· Imposto
· Aluguel
Estimativa do custo com depreciação
A estimativa do custo com depreciação envolve na estimativa do valor por prazo que está sendo consumido pelo tempo de vida útil, normalmente de maquinários, imóvel ou automóvel. Podemos calcular através do valor total dividido pelos meses para obter o custo mensal da depreciação ou anos.
	
	Tempo de vida
	Meses
	Valor
	Depreciação mensal
	Imóvel
	40 anos
	480
	200.000,00
	417,00
	Automóvel
	10 anos
	120
	30.000,00
	250,00
	Maquinário
	10 anos
	120
	50.000,00
	417,00

Continue navegando