Buscar

1589467659736_trabalho l Prática de ensino

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA 
 
 RODRIGO SOUZA CANDIDO DE LIMA 
 EF1P45-NOTURNO(EDUCAÇÃO FISICA)RA: G10235-5
 
 
 HISTÓRIA DO FUTEBOL: 
 PRÀTICA DE ENSINO INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA
 
 SÃO PAULO 
 2020
 PLANO DE AULA: conhecer a história do futebol, posicionamento em campo e finalidade do futebol 
 OBJETIVO: O futebol é o esporte coletivo mais praticado no mundo e nas escolas. É disputado por duas equipes, de 11 jogadores que têm como objetivo colocar a bola entre as traves adversárias o maior número de vezes sem usar mãos e braços.
 HISTÓRIA DO FUTEBOL
 Especialmente no Brasil, o futebol tem uma importância notável. Culturalmente e tradicionalmente é o esporte predileto de crianças e adultos, chegando, muitas vezes a ser chamado de “febre nacional”. Desde muito cedo as crianças começam a praticar o esporte apenas por diversão, mas atualmente muitas pessoas têm levado a carreira a sério e investido no esporte. Os maiores jogadores de futebol do mundo são brasileiros, desde os mais antigos até os mais atuais.
 O Brasil tem feito história através desse esporte principalmente na COPA DO MUNDO, que é onde cada país seleciona seus melhores jogadores para, juntos, defenderem a bandeira de sua terra natal. O Brasil é recordista em títulos na história desta competição, é pentacampeão mundial de futebol, sendo seguido pela Itália que adquiriu seu quarto título na COPA de 2006. 
 Origem do Futebol: Não se sabe ao certo como o esporte se iniciou, mas encontra-se na história antiga, vários tipos de esportes praticados com o uso da bola e muito semelhantes ao Futebol, embora não possuísse a organização e regras atuais. O mais parecido com o Futebol atual é um jogo encontrado na Grécia, por volta do século I a.C., esse jogo era praticado por soldados que se dividiam em duas equipes de nove pessoas e jogavam com uma bola cheia de areia. Foram encontrados também jogos não tão semelhantes na China Antiga, por volta de 3000 anos a.C., o qual era jogado como treinamento militar, e no Japão Antigo um jogo praticado por membros da corte. 
 Durante a Idade Média, um jogo muito parecido com o futebol se manifestava, porém este fazia o uso frequente da violência entre os jogadores. Era composto de dois times com 27 jogadores cada e era permitido qualquer tipo de agressão física para conseguir a vitória. As funções de corredores, sacadores, guarda-redes, etc., eram ocupadas por subgrupos em cada equipe.
 Foi na Inglaterra, porém, que as regras atualmente conhecidas por nós foram implementadas. Lá o jogo foi sistematizado, o tamanho do campo foi determinado e passou-se a usar a bola de couro cheia de ar. Aos poucos o jogo foi se popularizando e recebeu, em 1848, um código unificado de regras para ser praticado em qualquer lugar do mundo. 
 
 Datas de instituição de algumas regras: 
 1871: guarda-redes (goleiro) 
 1875: regra do tempo de 90 minutos 
 1891: pênalti 
 1907: regra do impedimento. 
 Em 1885 o futebol passou a ser jogado profissionalmente, e em 1904 foi criada a FIFA. Foi trazido ao Brasil por Charles Miller, que ao viajar para a Inglaterra tomou conhecimento do esporte e trouxe, em 1894, uma bola de futebol e as regras. O primeiro time de futebol brasileiro foi o São Paulo Athletic e o tamanho oficial de um campo é de 45 a 65 e de comprimento 90 a 110 metros de largura.
 
Alguns dos principais campeonatos de Futebol para o Brasil, atualmente, são: A copa do 
Mundo, o Campeonato Brasileiro, a copa América, a copa das Confederações, entre outras 
 
 Goleiros 
 
Características: elasticidade, flexibilidade, resistência, equilíbrio, coordenação, velocidade de reação, agilidade. visão panorâmica, firmeza, habilidade com a bola, caídas, rolamentos, recuperação, reposição de bola com as mãos e pés, posicionamento, comando, entrosamento com os companheiros, reposição de bola em tiros de meta ou com a bola em jogo, liderança, coragem, concentração, responsabilidade, atenção, determinação, tranquilidade e confiança.
 
 Laterais 
 
Características: resistência, velocidade, coordenação, agilidade, desarme antecipação, domínio de bola, domínio de espaços, precisão, nos passe e cruzamentos e recuperação, 
 noção de cobertura e colocação, coragem, determinação, agressividade, iniciativa e o controle emocional. 
 
 Zagueiros 
 
Características físicas: resistência, força, coordenação, flexibilidade, impulsão e agilidade, cabeceio, manejo de bola, antecipação, desarme e entrega de bola, sentido de cobertura e domínio de espaço, liderança, determinação, coragem, maturidade, tranquilidade, controle emocional e decisão.
 Meias 
 
Características: resistência aeróbia, força, coordenação, agilidade e velocidade de reação, desarme antecipação, recuperação, habilidade com a bola, visão panorâmica e de profundidade, drible ofensivo, passe, cobertura, entrosamento com os companheiros, visão de jogo, domínio de ataque e defesa, sentido de penetração e cobertura, combatividade, determinação, poder de decisão, coragem e persistência. 
 
 
 Atacantes 
 
Características: força, resistência, impulsão, agilidade, coordenação, manejo de bola, cabeceio, drible em profundidade, penetração, finalização e visão panorâmica, colocação, entrosamento com os companheiros, noções de impedimento e criação de espaços, movimentação, finalização,coragem, agressividade, personalidade, iniciativa, determinação e decisão. 
Posicionamento em campo e suas funções: 
 
 
 
 
 IMPORTÂNCIA DO FUTEBOL PARA SAÚDE 
 
 Jogar futebol regularmente protege o coração. Por se tratar de um exercício aeróbico vigoroso, esse esporte contribui para melhorar a circulação do sangue nas artérias e deixar mais resistente o sistema cardiovascular, respiratório e manter estável a frequência cardíaca.
 “A VIDA É COMO UM JOGO DE FUTEBOL, CADA LANCE PODE DEFINIR SUA TRAJETÓRIA” 
 MIKAEL JONHATAN
 
 “A OPORTUNIDADE, ELA NÃO BATE EM SUA PORTA.É PRECISO SE DEDICAR E SE ESFORÇAR PORQUE ELA CHEGA EM SEU COLO.”
 TITE – TÉCNICO DE FUTEBOL
RECURSOS DIDÁTICOS: LOUSA, MATERIAL IMPRESSO,COMPUTADOR, DATA SHOW.

Continue navegando

Outros materiais