Buscar

Biblioteca_1812420

Prévia do material em texto

[Type text]	[Type text]	[Type text]
DIREITO EMPRESARIAL I
PROFA. ISABELLA FIGUEIREDO
PLANO DE AULA 4
TEMA DE AULA:
Obrigações Profissionais do Empresário
OBJETIVOS:
O aluno deverá ser capaz de:

- Conhecer as obrigações profissionais do empresário;
- Compreender a importância do registro para a regularidade do exercício da atividade empresarial;
- Verificar a escrituração regular, conhecer os livros do empresário e as consequências da não observância das obrigações. 
ESTRUTURA DE CONTEÚDO:
Obrigações profissionais do empresário. 
Registro Público de Empresas Mercantis: 
Antes do início da atividade empresarial é obrigatório o arquivamento dos atos constitutivos da empresa no Registro Público de Empresas Mercantis, de acordo com o artigo 967 do Código Civil. Importante destacar a bifurcação existente em relação ao registro: o empresário e a sociedade empresária realizarão o registro junto ao Registro Público de Empresas Mercantis, enquanto as sociedades simples vinculam-se ao Registro Público de Pessoa Jurídica. O registro daqueles que exercem atividade economicamente organizada está disciplinada na Lei 8.934/1994. 
Em que pese o registro seja obrigatório e tenha assumido grande importância no Código Civil, não é ele que atribuirá a qualidade de empresário, isto é, o registro não é constitutivo, possuindo natureza jurídica declaratória. Entretanto, esta regra geral guarda exceção quando falamos daqueles que têm na produção rural a sua principal atividade econômica. A este (ver art. 970 e 971 CC) o legislador concedeu a faculdade de efetuar o registro, não sendo, portanto, obrigatório. Isto posto, o registro do produtor rural na junta comercial poderá ou não ser efetuado e, caso efetuado, o produtor será equiparado para todos os fins legais, ao empresário sujeito a registro.
Escrituração Regular: Livros do Empresário. Contabilidade. Não observância das obrigações: desdobramentos: 
A manutenção da escrituração regular é obrigatória de acordo com o artigo 1.179 do Código Civil e possui natureza gerencial,onde o empresário pode verificar os resultados obtidos e redirecionar esforços para o próximo exercício , natureza fiscal, onde verificam o cumprimento da legislação vigente acerca do recolhimento obrigatório dos impostos, inerentes a sua atividade e de natureza documental, onde há o registro dos eventos contábeis, descrevendo os acontecimentos financeiros e contábeis relevantes da empresa, possuindo fé pública após autenticação no Registro Público de Empresas Mercantis. 
O artigo 1.180 do Código Civil torna obrigatório a manutenção do Livro Diário, podendo, caso a empresa seja microempresa ou empresa de pequeno porte, que o registro seja feito no Livro Caixa, atendendo ao mandamento constitucional do tratamento diferenciado a microempresa e empresa de pequeno porte - artigos 170, IX e 179, da CRFB/1988. 
A não escrituração regular, além das punições previstas em lei, pode configurar crime de acordo com a nova legislação falimentar. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
COELHO, Fábio Ulhôa. Manual de Direito Comercial: direito de empresa. 25ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
MAMEDE, Gladstone. Direito Empresarial Brasileiro: Empresa e Atuação Empresarial. 4ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, Fran Martins. Curso de Direito Comercial. Rio de Janeiro, 1996.
REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Comercial, 1º volume. 31ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
TOMAZETTE, Marlon. Curso de Direito Empresarial: teoria geral e direito societário. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Sites: 
http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,obrigacoes-do-empresario,29890.html
ASSITA MAIS!!!
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=8sKv1qDUzwg
APLICAÇÃO DA TEORIA À PRÁTICA:
Caso Concreto:
Gabriela e Marcos exercem atividade econômica no ramo de Restaurante, na capital Paulista, e pretendem futuramente, dado o sucesso da empreitada, abrir filiais em Curitiba e Natal. Efetuaram o registro da sociedade, no Registro Civil de Pessoas Jurídicas do Estado de São Paulo, sob a forma de sociedade limitada. Neste caso analise se o registro e a forma societária estão de acordo com a legislação vigente. 
Questões Objetivas:
O registro do empresário na Junta Comercial:
A) é condição para a caracterização do empresário.
B) determina a regularidade do empresário.
C) basta o exercício da atividade intelectual para a caracterização do empresário.
D) o pequeno empresário é dispensado da formalidade de se registrar na junta comercial.
E) o pecuarista, se quiser ser empresário rural, não precisa realizar o registro na junta comercial.

Continue navegando