Buscar

GESTÃO ESCOLAR - TEORIA E PRÁTICA 3 0

Prévia do material em texto

GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
		O modelo clássico taylorista, que fundamentou o movimento da administração escolar, voltava a sua preocupação para:
	
	
	
	A produtividade e os recursos financeiros
	O modelo de administração taylorista enfatiza os recursos financeiros, materiais e a produtividade, a rapidez na realização das tarefas fragmentadas.
	
	
	 
		
	
	
		O termo administração escolar, atualmente, está sendo substituído pelo termo:
	
	
	
	Gestão escolar
	O termo administração escolar foi substituído pelo termo gestão escolar
	
	
	 
		
	
	
		Um aluno de 12 anos de idade tem a sua transferência requerida por seu responsável, no meio do ano, para a quarta série do ensino fundamental de uma escola pública. A documentação evidencia que, realmente, o aluno estudou até a quarta série em outro Estado, mas numa escola que não foi reconhecida pelo respectivo sistema de ensino. Segundo a LDB, a conduta correta do estabelecimento que recebe o requerimento de transferência é:
	
	
	avaliar o aluno, para reclassificá-lo segundo as normas curriculares gerais existentes.
	As decisões das escolas devem sempre se pautar em garantir a qualidade e a continuidade dos estudos.
	
	
	 
		
	
	
		Sobre as relações entre os termos "administração" e "gestão", são feitas as seguintes afirmativas:
I. A origem da palavra administração vem do latim administrare, que podemos dividir em ad + minister, isto é, ministrar algo a alguém: liga-se, portanto, a ações como atender, servir, fornecer algo.
II. A palavra gestão tem origem na palavra latina gero, com o significado original de gestar, carregar. Dessa palavra, derivaram duas outras: gestatio, que vai dar origem a gestação, em português, trazendo a ideia de fazer brotar, germinar, nascer algo novo. A mesma palavra dá origem a gestus, em português gesto, ligado à ideia de executar, fazer algo.
III. Como se vê, a palavra gestão vai representar a possibilidade já contida em administração (fazer algo para alguém através de habilidades técnicas), acrescentando-se a possibilidade de gerar algo novo através das relações entre pessoas e destas com o ambiente.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
	
	
	I, II e III.
	Administração e gestão são termos correlatos, mas com perspectivas diferentes.
	
	
	 
		
	
	
		Observe a pirâmide abaixo, e assinale a alternativa que representa um motivo para a necessidade de troca do processo de "adminsitração" clássica, para um processo de "gestão":
	
	
	Na pirâmide industrial clássica, os gestores controlam a estratégia de forma fragmentada e não compartilhada.
	O gestor precisa gerenciar o grupo, levando em consideração a experiência das pessoas que estão no nível operacional, e os funcionários precisam conhecer seu papel estratégico. 
	
	
	 
		
	
	
		A gestão democrática da escola passa, entre outras questões, pelo fortalecimento e pela consolidação de mecanismos de participação da comunidade escolar. Esses mecanismos preveem:
	
	
	o incentivo à eleição de diretores, conselhos escolares, grêmios estudantis e democratização dos processos de decisão.
	São mecanismos que promovem a participação da comunidade escolar na gestão.
	
	
	 
		
	
	
		O modelo de administração científica referendado no taylorismo pode ser caracterizado por palavras tais como, EXCETO:
	
	
	formação integral
	O modelo taylorista se caracteriza pela fragmentação das tarefas, produtividade, massificação, hierarquia e controle
	
	
	 
		
	
	
		Dentro da administração escolar que usa como base teórica o Fayolismo o papel do diretor escolar é:
 
	
	
	
	figura central e visa a produtividade.
	Nessa perspectiva de administração, os diretores assumem um papel preponderante . O direto é a figura central e a produtividade é um objetivo, termo alinhado com a lógica do mercado, do capital, da administração, do empresarial.
		Com base nos estudos existentes no Brasil sobre a organização e gestão escolar e nas experiências levadas a efeito nos últimos anos, Libâneo (2001) apresenta, de forma esquemática, três das concepções de organização e gestão: a técnico-científica (ou funcionalista), a autogestionária e a democrático- participativa. Assinale a opção que apresenta as características do modelo de gestão funcionalista:
	
	
	Maior ênfase nas tarefas do que nas pessoas.
	O modelo funcionalista prioriza o resultado.
	
	
	 
		
	
	
		A gestão democrática da escola passa pelo fomento de diferentes ações. Identifique como V (verdadeiro) ou F (falso) os seguintes aspectos relacionados à gestão democrática:
(__) Equipe diretiva centralizadora.
(__)Democratização dos processos de decisão na escola.
(__) Consolidação de mecanismos de participação da comunidade escolar.
(__) Todos avaliam e são avaliados.
(__) Direção da escola como órgão máximo de decisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	F - V - V - V - F
	As ações devem ser aquelas que propiciem uma gestão democrática.
	
	
	 
		
	
	
		Uma gestão escolar democrática e participativa, por ser um trabalho complexo, requer o conhecimento e a adoção de princípios básicos. Nesse sentido, podem ser considerados princípios básicos dessa gestão:
I. Autonomia das escolas e da comunidade educativa.
II. Envolvimento da comunidade no processo escolar.
III. O processo de tomada de decisões deve basear-se em informações da direção, analisando apenas os problemas relevantes em seus múltiplos aspectos.
IV. Constante aperfeiçoamento profissional, político, científico e pedagógico para parte do corpo gestor da escola.
V. Avaliação compartilhada.
Estão corretas apenas:
	
	
	I, II e V
	A gestão participativa e democrática são princípios  da Constituição.
	
	
	 
		
	
	
		Paro (1988), analisa o sistema de administração capitalista, mostrando a existência de uma divisão pormenorizada do trabalho no processo de produção. Examina a gênese e a natureza da administração capitalista em nossa sociedade sua articulação com os interesses dominantes, mas destaca a contribuição da escola para a transformação social. Com base nesta informação, leia e responda:
I. A atividade administrativa pode estar tanto articulada para garantir a conservação da sociedade quanto para a superação de determinada ordem social
II. A atividade administrativa capitalista tem a função de perpetuar as relações sociais de produção, reproduzindo a divisão da sociedade em classes e garantindo o poder de uma classe sobre a outra
III. A atividade administração transformadora requer a criação de um novo bloco histórico, com a tomada de consciência politica da classe operaria no processo de criação de um novo sistema hegemônico
IV. A atividade administrativa comprometida com a transformação social requer a difusão de uma nova concepção de mundo e de educação das massas no exercício do pensamento critico
V. A atividade administrativa transformadora necessita integrar os interesses individuais (de pessoas ou de grupos) aos interesses sociais (da sociedade considerada em seu todo), constituindo-se uma autentica vontade coletiva. Estão corretas as alternativas:
	
	
	I, II, III, IV e V
	A administração dos processos de ensino faz parte da gestão escolar.
	
	
	 
		
	
	
		Segundo determinados autores, a história da administração passou por algumas fases, nas quais os responsáveis pelas organizações 1 - consideravam-se enviados dos deuses e diziam governar e administrar em nome deles. 2 - usavam o processo de experimentar as ações, repetindo as que davam certo e evitando as que davam errado. A essas suas formas de administrar, damos, respectivamente, os nomes de
	A visão da adinistração como doutrinária ou do senso comum.
	
	
	 
		
	
	
		(FUNRIO) A gestão educacional é de fundamental importância para a atuação do pedagogo. Entretanto, há diferenças no que concerne às concepções e práticas que configuram sua natureza - tradicional ou democrática. Qual das situações abaixo exemplificauma gestão democrática?
	
	
	O projeto pedagógico de uma organização não-governamental que trabalha junto a uma comunidade indígena na região de Paraty (RJ) considerou as necessidades dos sujeitos envolvidos tanto na elaboração quanto na concretização do mesmo.
	
O PPP é um dos instrumento de garantia da gestão democrática.
	
	
	 
		
	
	
		A Gestão Escolar está ligada a quatro componentes importantes:
	
	
	a participação, a democracia, a autonomia e o auto controle;
	A escola vive um momento de busca progressiva da autonomia, no entanto, essa autonomia se refere a alguns aspectos, como por exemplo, a liberdade que a comunidade escolar tem em elaborar seu Projeto Político Pedagógico (PPP). Essa autonomia não pode ser encarada como um decreto, mas como uma medida descentralizadora que implica um poder partilhado e uma colaboração nas tomadas de decisões na escola, sendo, portanto, uma responsabilidade individual e coletiva.
	
	
	 
		
	
	
		(CESPE-UNB) Consoante a concepção tradicional de gestão educacional,
	
	
	
	o acompanhamento do trabalho dos profissionais da educação realiza-se por meio de mecanismos gerenciais de controle;
	Na gestão centralizadora o foco é o controle.

Continue navegando