Buscar

TRAB. GESTÃO FINANCEIRA

Prévia do material em texto

TRABALHO A DISCIPLINA
DISCENTE: RAYANA DOCENTE: ANA MONICA
 Orçamento de capital está associado a um planejamento financeiro estratégico onde são observadas as previsões de receitas e despesas futuras (projetadas) de um determinado empreendimento que se deseja realizar. Estamos então interessados em, antes de implementar o projeto, conhecer sobre seus futuros resultados, ou estamos interessados em escolher além de projetos viáveis, o melhor projeto entre algumas alternativas? As ferramentas de análise de viabilidade financeira nos permitem observar, sob diversos olhares (rentabilidade, ganho, tempo etc.), essa melhor alternativa, e o fazem por meio de métodos matemáticos. Saber escolher a metodologia mais adequada a um determinado cenário a ser analisado e, acima de tudo, interpretar corretamente as medidas calculadas trona-se um importante momento da análise de viabilidade financeira de projetos. A questão que se propõe apresenta dois projetos (azul e vermelho) representados pelo gráfico VPL x taxa de desconto abaixo:
Quais ensinamentos poderíamos obter da leitura gráfica que se apresenta?
Qual o melhor projeto? Por quê?
Devo escolher o melhor projeto pela maior TIR? Por quê?
Para uma taxa de desconto de 16%, qual o melhor projeto?
Respostas:
 
1) O melhor projeto nem sempre depende de apenas uma variável. Quando as variáveis mudam, o melhor projeto pode deixar de sê-lo. 
2) Os dois projetos são equivalentes a uma taxa de 13%. A uma taxa abaixo de 13% o projeto vermelho é melhor, por possuir um VPL mais alto. A uma taxa acima de 13%, o melhor projeto é o azul.
 3) Nem sempre a melhor TIR se encaixa nos demais itens do projeto. Uma TIR mais alta combinada a uma impossibilidade de alocação de capital, por exemplo, torna o projeto inviável. 
4) De acordo com o gráfico, a uma taxa de desconto de 16% o melhor projeto é o azul, por possuir um VPL maior.

Continue navegando