Buscar

Ginastica de Academia

Prévia do material em texto

SANDRINA LIBERATI LOPES
GINÁSTICAS, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
Atividade de Portfólio 6ª semana da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas Professora Ms Marciana Roberta De Oliveira
Batatais
2017
Métodos Ginásticos
 Calistenia: A calistenia representa uma série de exercícios localizados, com fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos. Dada a sua mobili​dade e simplicidade, adapta-se a qualquer tipo humano, podendo ser considerada como uma ginástica eclética. Modernamente, calistenia é uma série de exercícios físicos executados sem aparelhos, com a finalidade de produzir saúde, força, elegância e bem estar geral. Os exercícios calistênicos afetam principalmente as grandes massas musculares que colaboram na manutenção ereta do tronco e facilitam as atividades dos órgãos vegetativos, base importante da saúde, enquanto o corpo adquire uma atitude esbelta e natural.
 Atualmente podemos dividir a ginástica em cinco campos de atuação: condicionamento físico, competitivas, terapêuticas ou corretivas, de demo -nstração e de conscientização corporal.
 As modalidades não-competivas, composta pelas ginásti​cas de condicionamento físico ou Fitness, que englobam todas as modalidades que possuem o objetivo final de adquirir e manter a condição física de um praticante ou de um atleta; pelas ginásticas terapêuticas, que abarcam todas aquelas práticas responsáveis pela utilização do exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças e as corretivas que atuam sobre a postura; e pelas desconscien​tização corporal, que reúnem as novas propostas de abordagem do corpo, também conhecidas por técnicas alternativas ou Ginás​ticas Suaves, que buscam solucionar problemas físicos, funcionais e posturais, além da ginástica laboral e hidroginástica.
 A ginástina de demonstração tem como principal função a interação social e o compartilhamento do aprendizado e da evo​lução gíminica. É representante deste grupo a Ginástica Geral, cuja principal característica é a não competitividade, tendo como fun​ção principal a interação social, isto é, a formação integral do indi​víduo nos seus aspectos: motor, cognitivo, afetivo e social.
 As modalidades competitivas, que compõem o grupo de mo​dalidades coordenado pela FIG (Federação Internacional de Ginás​tica) que é um órgão que tem como objetivo orientar, regulamentar, controlar, difundir e promover eventos na área da Ginástica são 5: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, trampolim Acrobático, Ginástica Acrobática e Ginástica Aeróbatica. 
REFERÊNCIA:
Toledo, Eliana de Ginástica geral / Eliana de Toledo, Andrea Desiderio – Batatais, SP: Claretiano, 2013. 176 p.

Continue navegando

Outros materiais