Buscar

simulado micro1

Prévia do material em texto

Disc.: MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS EM FARMÁCIA   
	Aluno(a): FERNANDA NUNES DA SILVA
	201703266609
	Acertos: 2,0 de 2,0
	21/03/2020
		1
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	¿Botulismo é um tipo severo de intoxicação alimentar causado pela ingestão de alimentos contendo uma potente neurotoxina formada durante o crescimento do Clostridium botulinum (SOLOMON & LILLY, 2001). A origem do organismo é desconhecida no botulismo infantil, mas o mel tem sido identificado como possível fonte de contaminação (ARNON et al., 1981). Em 1976, o botulismo infantil foi identificado, nos EUA, como uma entidade clínica resultante da colonização intestinal e da produção de toxina pelo Clostridium botulinum. Mais tarde, correlacionou-se a ingestão de mel com surtos ocorridos com crianças menores de um ano de idade, conforme ARNON et al. (1981).¿ Clostridium botulinum é um patógeno classificado como:
		
	
	Protozoário
	
	Bactéria aeróbia
	
	Rotavírus
	 
	Bactéria anaeróbia
	
	Vírus Norwalk
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Bactérias microaerófilas, como as do gênero Campylobacter, são aquelas que sobrevivem bem em ambientes com:
		
	
	altas concentrações de oxigênio;
	
	baixas concentrações de micronutrientes;
	 
	baixas concentrações de oxigênio;
	
	altas concentrações de micronutrientes;
	
	ausência completa de glicose.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	A espécie Staphylococcus aureus pode causar enfermidades nos homens devido à produção de toxinas. São reconhecidas seis enterotoxinas estafilocócicas (A-F). Geralmente de início abrupto e violento, com náusea, vômitos e cólicas, prostração, pressão baixa e temperatura subnormal. A Formação de nível de toxinas necessário para intoxicar, requer grande número de microrganismos. Assim, a presença de S. aureus em um baixo nível de população não necessariamente constitui um perigo. A enfermidade causada por Staphylococcus aureus se caracteriza como uma
		
	
	Pseudo intoxicação.
	
	Micotoxicose.
	
	Infecção alimentar.
	
	Infecção de origem não alimentar.
	 
	Toxinose.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	A microbiologia de alimentos é a parte da microbiologia que trata dos processos em que os micro-organismos influenciam nas características dos produtos de consumo alimentício humano ou animal. Em relação aos conhecimentos fundamentais da Microbiologia de alimentos analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
		
	
	Alimentos deteriorados são aqueles danificados por agentes microbiológicos, químicos ou físicos, mas que podem ser consumidos sem quaisquer riscos à saúde humana.
	 
	Vitaminas, antibióticos e hormônios são exemplos de compostos bioativos produzidos por micro-organismos.
	
	Aquecimento ou cocção insuficiente são fatores que não influenciam na sobrevivência dos agentes patógenos.
	
	A microbiologia dos alimentos não engloba aspectos da ecologia microbiana e de biotecnologia para a produção de alimentos.
	
	O tipo de alimento, a quantidade e as espécies de micro-organismos presentes não interferem no processo de deterioração dos alimentos.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	A possibilidade de cultivar microrganismos em laboratório é essencial para o isolamento e caracterização morfológica, para o estabelecimento dos seus perfis bioquímicos bem como para a sua identificação. Para tanto, são utilizados os meios de cultura.  O termo ¿meio de cultura¿ significa:
		
	
	meio ou método empregado para evitar a contaminação com fungos
	
	resto de material não utilizado, que permite o crescimento de bactérias
	
	formulações especiais usadas para o crescimento de animais de laboratório.
	 
	preparações especiais adequadas para o crescimento de microrganismos.
	
	forma especial de educação e orientação das pessoas, por meio de vídeos, que visa à prevenção de doenças infecciosas.
	
		6
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Foram investigados 22 surtos de doenças veiculadas por alimentos no estado de São Paulo , decorrentes da presença de Staphylococcus aureus entre outros microrganismos, contidos em alimentos como bolos com recheios, coxinhas de frango e outros produtos comercializados em panificadoras. Acerca deste assunto, julgue os itens a seguir:
I. Matéria prima contaminada deve estar entre os fatores que propiciaram os surtos.
II. Manipulador contaminado deve estar entre os fatores que propiciaram os surtos.
III. Falhas no acondicionamento do produto final devem estar entre os fatores que propiciaram os surtos.
IV. Os recheios poderiam estar contaminados porque foram feitos com 2 horas de antecedência. V. A toxina desta bactéria é termoinstável, por isto, um ligeiro aquecimento antes do consumo é suficiente para eliminar o risco de DVA.
É correto apenas o que afirma:
		
	
	Somente na afirmativa IV
	
	Nas afirmativas I, II e III
	 
	Nas afirmativas II, III e V
	
	Somente na afirmativa I
	
	Nas afirmativas I e IV
	
		7
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	A contaminação de alimentos é um dos principais problemas de saúde de inúmeros países. Os alimentos são excelentes substratos onde se desenvolvem numerosas espécies e variedades de microrganismos, por vários fatores ambientais. De todos os microrganismos as bactérias são as de maior participação nos processos de contaminações de alimentos.
CONSIDERE AS CARACTERÍSTICAS ABAIXO:
I. Bactéria Gram-positiva, aeróbia e mesófila.
II Causa duas formas distintas de gastrenterite: a síndrome diarréica e a síndrome emética.
III A síndrome emética é quase que exclusivamente associada à contaminação por essa bactéria em alimentos farináceos contendo cereais, principalmente arroz.
IV Encontrada, também, na superfície da carne bovina, suína e de frango.
O conjunto dessas características é atribuído a seguinte bactéria:
		
	
	Escherichia coli.
	
	Staphylococcus aureus.
	 
	Bacillus cereus.
	
	Clostridium perfringens.
	
	Yersinia enterocolitica.
	
		8
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(UFF 2010) Botulismo é um tipo severo de intoxicação alimentar causado pela ingestão de alimentos contendo uma potente neurotoxina formada durante o crescimento do Clostridium botulinum (SOLOMON & LILLY, 2001). A origem do organismo é desconhecida no botulismo infantil, mas o mel tem sido identificado como possível fonte de contaminação (ARNON et al., 1981). Em 1976, o botulismo infantil foi identificado, nos EUA, como uma entidade clínica resultante da colonização intestinal e da produção de toxina pelo Clostridium botulinum. Mais tarde, correlacionou-se a ingestão de mel com surtos ocorridos com crianças menores de um ano de idade, conforme ARNON et al. (1981). Clostridium botulinum é um patógeno classificado como:
		
	
	Protozoário.
	
	Rotavírus.
	
	Bactéria aeróbia.
	 
	Bactéria anaeróbia.
	
	Vírus Norwalk.
	
		9
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Em relação aos fatores intrínsecos e extrínsecos, avalie as afirmativas:
I - A composição gasosa do ambiente pode determinar os tipos de microrganismos que poderão predominar. A presença de oxigênio favorecerá os microrganismos anaeróbios, e a ausência microrganismos aeróbios.
II - Quanto a acidez, alimentos com pH>4,5 são mais susceptíveis ao desenvolvimento de espécies patogênicas em alimentos, como exemplo, carnes, frutos do mar.
III - O conceito dos obstáculos de Leistner proponhe a interação dos fatores intrínsecos e extrínsecos de determinado alimento para o controle do crescimento microbiano.
IV - Alho, cravo, canela, leite, repolho, couve apresenta substâncias que impedem a ação microbiana.
V - Os microrganismos podem ser classificados de acordo com a temperatura em psicrófilos (10 a 15°C), psicrotróficos (0 a 7°C), mesófilos (25 - 40°C) e termófilos (45 - 65°C).
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, III e V
	
	II, III e IV
	
	I, III e V
	 
	II, III, IV e V
	
	I, II, III e IV
	
		10
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Os micro-organismosnecessitam de água para sua sobrevivência, seu metabolismo e multiplicação, pois, todas as reações químicas das células necessitam de um meio aquoso. Os micro-organismos exigem a presença de água na forma disponível. O parâmetro que mede a disponibilidade de água em um alimento denomina-se: Atividade de água (Aa) que é a relação entre a pressão de vapor da água contida no alimento e a pressão de vapor da água pura, em uma dada temperatura. Os valores da atividade de água variam de zero a um, quanto mais se aproxima de 1, maior atividade de água do alimento, permitindo crescimento microbiano, deterioração química e deterioração da consistência. A atividade de água de um alimento pode ser reduzida em função da natureza da substância, da quantidade adicionada e da temperatura, portanto:
I- A adição de sal a um alimento reduz o valor da atividade de água.
II- A adição de açúcar a um alimento reduz o valor da atividade de água.
III - A atividade de água de um alimento pode ser reduzida pela remoção da água através dos processos de congelamento e desidratação.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	II e III, apenas
	
	I e II, apenas
	
	I e III, apenas
	 
	I, II e III
	
	I, apenas

Continue navegando

Outros materiais