Buscar

estudo de caso criança 0 a 2 anos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ana Paula de Moura Moraes RA2016289
Estudo de caso criança
Uma mãe procura seu consultório referindo que acabou sua licença maternidade e vai voltar a trabalhar. Seu filho está com 7 meses e vai para uma creche. Ela foi avisada que a escola não aceita que ela leve leite materno. Assim sendo, ela está tentando introduzir fórmula infantil no horário da escola e vai manter aleitamento materno nos horários que estiver em casa. Ela já testou 2 marcas diferentes e a criança não está aceitando. Ela gostaria de saber o que pode fazer.
O aleitamento materno exclusivo é extremamente importante nos primeiros 6 meses de vida do bebê. Após esse período já é possível introduzir gradativamente alimentação complementar como papas de frutas ou legumes. No caso acima, uma sugestão seria a mãe ir oferecendo frutas juntamente com a fórmula infantil, e aos poucos diminuindo a quantidade de fruta até restar apenas o leite, para que a criança aos poucos vá se acostumando com o leite. Claro que a fórmula infantil não substitui o aleitamento materno, já que o mesmo deve ser oferecido à criança até os 2anos de idade, mas ajuda bastante nos momentos de ausência da mãe ou em casos em que a mãe não consegue amamentar.
O método BLW consiste na alimentação em que o desmame é guiado pelo bebê; são oferecidos alimentos em pedaços, em formatos de bastões ou tiras, os quais a própria criança, claro que sob supervisão, escolhe os alimentos e os ingere no seu tempo, a intenção é que a criança se suje, tenha uma experiência sensorial com o alimento, descubra novos sabores. Porém verificou-se que a deficiência de ingestão em determinados micronutrientes, ou mesmo risco aumentado para engasgos e asfixias.
Baseado nesses fatos foi criado o método BLISS, que tem como base parecida ao BLW mas atenta que a criança receba alimentos ricos em ferro e calorias em cada refeição; reforça que os pedaços não sejam grandes ou formem bolo quando a criança os ingerir evitando a incidência de engasgos. Não há evidências e trabalhos publicados em quantidade e qualidade suficientes para afirmar que os métodos BLW ou BLISS sejam as únicas formas corretas de introdução alimentar.
O importante é se incentive desde cedo hábitos alimentares saudáveis, que a criança experimente vários alimentos para garantir um desenvolvimento saudável.

Outros materiais

Outros materiais