Direito Empresarial e do Consumidor
4 pág.

Direito Empresarial e do Consumidor


DisciplinaDireito Empresarial e do Consumidor1.582 materiais3.186 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Direito Empresarial e do Consumidor (CMA01)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513405) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18833774
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
	1.
	As relações empresariais são organizadas observando as descrições contidas no Direito Empresarial, para que todas as atividades sejam consideradas legais. Neste ramo do direito também são descritas as situações que caracterizam e que envolvem a figura do empresário. Sobre a figura do empresário, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Considera-se empresário aquele indivíduo que organiza a execução de atividades e de pessoas que têm por finalidade a prestação de serviços sem fins lucrativos.
	 b)
	A produção de bens, fornecimento de serviços para atender aos consumidores, que resultam em geração de riqueza, é uma das características que identificam o empresário.
	 c)
	A execução de serviços literários, artísticos e intelectuais, incluídos neste os profissionais liberais, comporta a característica do exercício de atividade empresária.
	 d)
	A caracterização do empresário independe da execução contínua e pessoal da atividade com fins lucrativos, basta sua condição de atendimento às necessidades do mercado.
	2.
	A partir do Código Civil de 2002, art. 889 § 3º, foi possível a criação de títulos de crédito a partir de meio eletrônico ou magnético de dados. A nota promissória, assim como o cheque, é uma promessa de pagamento. Contudo, para que o título tenha validade, é preciso que contenha alguns requisitos considerados essenciais. Sobre esses requisitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Deve estar expresso na cártula a denominação "Nota Promissória".
(    ) Assinatura do credor e devedor.
(    ) O valor a ser pago e a quem pagar.
(    ) Assinatura do emitente ou mandatário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Para a organização de atividade empresarial, algumas situações necessitam ser observadas, que dizem respeito à própria pessoa física do empresário, à pessoa jurídica e até mesmo à responsabilidade atribuída ao empresário. Nesta perspectiva, sobre o empresário individual, sua capacidade para atuar como empresário e as formas de cessação da qualidade de empresário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A falência é a única situação que pode levar à perda da qualidade de empresário individual.
(    ) O empresário pode utilizar para composição da firma individual seu nome civil completo ou abreviado.
(    ) Para que o empresário possa exercer sua atividade profissional, não pode estar legalmente impedido de fazê-lo.
(    ) A responsabilidade patrimonial do empresário individual tem como característica confundir sua firma com sua pessoa civil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	4.
	A Lei 5.764/71 trata sobre as sociedades cooperativas, a qual traz em sua definição ?[...] pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro?. Podemos dizer então que as cooperativas foram criadas com o objetivo de prestar serviços aos seus associados. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma característica dessa modalidade societária:
FONTE: BRASIL. Lei 5.764/71. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5764.htm>. Acesso em: 11 out. 2013.
	 a)
	Os sócios majoritários possuem direitos diferenciados em relação ao sócio minoritário.
	 b)
	O sócio quotista possui prazo para integralizar sua parte no capital; caso não o faça, perde seu direito para os demais sócios.
	 c)
	Os sócios são remunerados de acordo com sua participação no capital social.
	 d)
	Retorno das sobras aos associados, na extensão das operações realizadas.
	5.
	A constituição de uma sociedade, seja ela empresarial ou simples, é evidenciada pela execução de um contrato social. Para que este contrato tenha validade social, deve conter obrigatoriamente algumas cláusulas. Sobre a análise destas cláusulas, observando a sua obrigatoriedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Deverá constar a denominação, objeto, prazo da sociedade, sede.
(    ) Conter a especificação da quota de cada sócio no capital social, e o modo de realizá-la.
(    ) A descrição da participação de cada sócio nos lucros, não denominando sua participação nas perdas.
(    ) Estar explicitado se os sócios respondem, ou não, solidariamente pelas obrigações sociais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	A sociedade anônima ? S/A ? é regulada por lei própria: Lei nº 6.404/76. Geralmente são formadas para a materialização de grandes investimentos, o que, consequentemente, demanda um valor elevado do capital social. Sobre a S/A, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode ser de capital aberto ou fechado.
(    ) Tanto a S/A de capital aberto como a de capital fechado têm suas ações vendidas na Bolsa de Valores.
(    ) Ações ordinárias dão direito a voto.
(    ) Ações preferenciais sempre dão direito a voto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	Como toda a evolução humana, e igualmente os ramos do direito, o direito empresarial até chegar à sua conformação atual evolui. Com relação ao surgimento do comércio e sua evolução histórica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O surgimento da moeda está relacionado à necessidade da criação de um meio que permitisse a troca de mercadorias, pois esta possibilitava a determinação de uma medida comum de valor.
	 b)
	A primeira fase do direito comercial é encontrada na Idade Antiga, onde foram determinadas pelos fenícios as regras e princípios próprios para o comércio.
	 c)
	A troca de bens excedentes no tempo pré-histórico, em que o homem tinha uma característica irracional, foi determinante para o início do comércio.
	 d)
	As corporações de ofício que tiveram papel de destaque na evolução do comércio são instituições determinantes encontradas na Idade Antiga como referência para o comércio para os primitivos.
	8.
	Além da lei nos trazer as informações que caracterizam a figura do empresário, ela nos descreve as situações em que podemos formar sociedades empresárias, que consiste na reunião de pessoas sob determinado formato, organizando bens e serviços, atendendo ao mercado, buscando lucro. Sobre os tipos de empresário e os requisitos para o exercício da atividade profissional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A capacidade civil é situação dispensável para a constituição de sociedade empresária ou para o exercício de atividade empresarial.
	 b)
	Pela sua formação, é desejável que magistrados ou desembargadores exerçam cargo de direção ou sejam membros do conselho fiscal em sociedade empresária.
	 c)
	Empresário individual e empresário na forma de sociedade de pessoas são os tipos de empresários reconhecidos no direito empresarial brasileiro.
	 d)
	A condição de acionista, cotista ou comandatário é situação proibida para aquele que exerce atividade pública, ou seja, para o funcionário público.
	9.
	Qualquer pessoa cuja atividade profissional gere lucro pode ser considerada empresário? Essa pergunta nos leva a refletir sobre o conceito de empresário, e a observar que para que o sujeito seja assim considerado, deverão ser observadas algumas condições. Sobre as condições que caracterizam o sujeito como empresário, analise as sentenças a seguir: 
I- Deverá estar presente a atividade econômica, organizada e profissional. 
II- Por determinação legal, as características