Buscar

01 - INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA

Prévia do material em texto

Introdução à farmacologia
Definições/ Conceitos 
Profa. Kelly Cristine Tarquinio Marinho
1
Definição
fármacon ("droga")
 lógos ("ciência")
"Ramo da ciência biomédica que estuda todos os aspectos (histórico; meios de obtenção e preparação; vias de administração; distribuição, metabolismo e eliminação; mecanismos de ação; efeitos principais e colaterais [desejáveis e indesejáveis]; indicações e contraindicações; interações medicamentosas, etc) relativos aos fármacos."
 Ciência que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos
Fármaco – substâncias ativas com ação terapêutica
2
Droga
É qualquer substância simples ou composta de origem variada, com diferentes fins (terapêuticos ou não) que administradas no organismo vivo, em pequenas quantidades não atue como alimento, mas que produz alterações somáticas ou funcionais.
Medicamento
É uma droga ou preparação de drogas que atuando no organismo vivo produz efeitos benéficos. Pode ser definido como produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou preparado com a finalidade curativa, profilática, paliativa ou de diagnóstico.
Definição
Remédios
Conjunto de ações que produzem no organismo vivo ações benéficas. Remédios são: chás, dietas, fisioterapia, atividade física, medicina alternativa.
Produto farmacêutico
É o produto manipulado com uma forma farmacêutica estável, embalado de forma uniforme e com nome comercial.
Fórmula farmacêutica
É a discriminação de qual droga ou drogas é constituído um produto farmacêutico e em que quantidades.
Definição
Definições clássicas
Medicamento de Referência
“de marca”, possuem eficácia terapêutica, segurança e qualidade comprovadas cientificamente no momento do registro, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Geralmente são medicamentos com novos princípios ativos ou que são novidades no tratamento de doenças. A eficácia e a segurança precisam ser comprovadas.
Uma comissão avalia as indicações propostas pelas empresas que têm interesse em entrar na lista, mantendo-a atualizada, com dados sobre comercialização e registro.
registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária
Similar
são identificados pela marca ou nome comercial e possuem a mesma molécula (princípio ativo), na mesma forma farmacêutica e via de administração dos medicamentos de referência. 
Também são aprovados nos testes de qualidade da ANVISA, em comparação ao medicamento de referência.
A diferença entre os remédios similares e os de referência está relacionada a alguns aspectos como: prazo de validade do medicamento, embalagem, rotulagem, no tamanho e forma do produto.
De acordo com a regulamentação da ANVISA, os medicamentos similares não podem ser substituídos pelos de referência quando prescritos pelo médico.
Definições clássicas
Genérico
apresentam o mesmo princípio ativo que um medicamento de referência.
 há uma tarja amarela, contendo a letra “G”, e aparece escrito “Medicamento Genérico”
Esses medicamentos também são aprovados nos testes de qualidade da ANVISA, em comparação ao medicamento de referência.
Podem substituir os medicamentos de referência, quando prescritos pelo médico, e em geral apresentam-se com custo mais acessível.
Definições clássicas
Referência: Cataflam 
Principio ativo: diclofenaco potássico (genérico)
Similar: Fenaflan 
Definições clássicas
Definição- divisão da farmacologia
Farmacognosia: diz respeito à origem, métodos de conservação, identificação e análise química dos fármacos de origem vegetal e animal-  é o estudo da matéria prima em seu estado natural.
Farmacodinâmica: trata das ações farmacológicas e dos mecanismos pelos quais os fármacos atuam (em resumo, daquilo que os fármacos fazem ao organismo)
Farmacocinética: diz respeito aos processos de absorção, distribuição, biotransformação (e interações) e excreção dos fármacos (em resumo, daquilo que o organismo faz aos fármacos)
9

Continue navegando