Buscar

Prova TSP2

Prévia do material em texto

Nome: Karla Borges de Oliveira / Juliana Alegre 
	Matrícula:201902202041
	 Unidade: R9
	
	Disciplina: TSPII
	Código da Disciplina:
	Turma: TSP2 Noite 
	Professor (a): Fabíola de Lima Soares 
	Nota
	Nota por extenso
	Visto Professor (a)
	Nota revista
	Nota por extenso
	Visto Professor (a)
	AV1 (x ) AV2 ( ) AV3 ( )
“ A voz do inconsciente é sutil mas ela não descansa até ser ouvida.” ( Freud, Sigmund)
1) Comente esta frase no mínimo dois parágrafos utilizando os conceitos trabalhados sobre a clínica psicanalítica. Para auxiliar na construção do texto, pode ser utilizado os estudos dirigidos e os textos recomendados. Esta prova pode ser feita em DUPLA ou INDIVIDUAL. A mesma deve será ser entregue pela plataforma TEAMS até o dia 12/05/2020 às 19h, isto é, a turma terá 24h para elaborar e entrega la. Lembrando que a prova sendo e dupla, os dois precisam encaminhar o mesmo trabalho pela plataforma Bom trabalho!
Resposta: 
De acordo com o pensamento psicanalítico de Freud o inconsciente se revela ainda que conscientemente o sujeito não dê conta de tais ações, elas se apresentam de alguma forma e se articulam através do corpo. 
Segundo Freud, realmente tudo que conhecemos está ligado ao consciente, e só podemos conhecer o que é inconsciente, tornando-o consciente, mas, não somos capazes de acessá-lo a qualquer momento. 
Desejo recalcado e reprimido buscará se externar através de sintomas, pois os processos mentais são atemporais. Esses sintomas podem aparecer em forma de sonhos, de uma forma mascarada, pois o individuo não seria capaz de suportar totalmente este conteúdo. Podem ser manifestos através de atos falhos, quando por exemplo, você está falando sobre um assunto e fala uma palavra que aparentemente não faz sentido e soa como um cansaço. Aparecem também nos chistes, quando se trata de uma brincadeira com fundo de verdade. Podem ser externados através se surtos emocionas ou até mesmo a somatização, os quais são chamados de doenças psicossomáticas. 
O trabalho do psicanalista clínico é ajudar o paciente a acessar através da sua abordagem o seu inconsciente. “A voz do inconsciente é sutil, mas ela não descansa até ser ouvida”.

Continue navegando