Buscar

PIM VI

Prévia do material em texto

14
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP 
CURSO SUPERIOR DE GESTÃO HOSPITALAR 
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VI
NOMES: Larissa Tomazzetti Moro – RA 0508867
 Luana Alves da Silva Peixe– RA: 0536151
Polo Santa Maria- RS
2020
RESUMO
Neste estudo abordaremos informações sobre a empresa Unidade Básica de Saúde do SUS tendo como objetivo compreender as disciplinas estudadas, fazer a leitura de algumas práticas aliadas aos conceitos estudados, no segundo Bimestre do ano de 2020.Foram as disciplinas deMatemática Financeira, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Planejamento e Negócios da Saúde, que ofereceram conceitos e suportes para realização do trabalho que verificou na prática estes conceitos estudados. A empresa estudada, iniciou as atividades nos antigos postos de Saúde que eram geridos pelo Estado. Usa-se a metodologia bibliográfica, principalmente apostilas e livros em questão, site, e entrevista com a empresa para definir a relação entre teoria e prática. 
Palavras-chave: Matemática Financeira, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Planejamento e Negócios da Saúde.
SUMARIO
1.Introdução....................................................................................4
2.Desenvolvimento.........................................................................6
2.1. Matemática Financeira............................................................6
2.2. Ética e Relações Humanas no Trabalho...............................8
2.3. Planejamento e Negócios da Saúde....................................10
3.Considerações finais.................................................................13
4.Referencias.................................................................................15
1. INTRODUÇÃO
O Projeto Integrado Multidisciplinar tem o intuito de fazer com que os estudantes compreendam e aprendam de forma prática as disciplinas apresentadas. Isso é possível porque identificamos os conteúdos, permitindo que eles sejam pesquisados dentro de uma empresa, de forma a facilitar o aprendizado e dos conceitos e fundamentos apresentados no decorrer do bimestre, desta maneira já estaremos nos familiarizando com o dia a dia na Gestão Hospitalar.
A empresa escolhida é uma Unidade Básica de Saúde, administrada
hoje pela prefeitura Municipal, como administração pública. Sua organização obedece a modelos federais, pois recebem verbas para este fim. Esta Unidade Básica “Erasmo Crossetti” está localizada no centro de Santa Maria, e funciona pela parte da manhã até as 17 h, com alguns produtos básicos de saúde como aferição de pressão, controle nutricional, exames de sangue, dentista, ginecologista, clínico geral, curativos. Faz parte de um sistema maior, nacional de saúde e reproduz atendimentos a população de baixa renda, e executa as políticas para a saúde para pessoas orientadas pelo programa de saúde da Família (PSF), que foi normatizado e adotado como política de intervenção assistencial pelo ministério da saúde, em 1994.
Seu principal propósito é o de reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. 
A estratégica do Programa de Saúde da Família (PSF) de prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e continua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicilio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família e encaminhado os casos necessários à UBS.
Com a descentralização político-administrativa e a universalização do acesso aos serviços de saúde, os gestores municipais e gerentes de unidade de saúde assumiram um papel fundamental no planejamento e na execução dos serviços, estes, devem cumprir e fazer cumprir os princípios e diretrizes do SUS, trazendo inovações com o sistema , usando e aprimorando o Sistema MV para armazenar dados desde ao benefício ao pactes com administração até a contabilidade de custo da UBS e clinicas de Santa Maria, pela compra de serviço.
 Tem em sua equipe médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem, e pessoal administrativo, secretários. O horário inicia as 7,00 h da manhã. Não atende especializações, é uma clínica geral que faz triagem e encaminhamento. Mas faz apoio a população que muitas vezes tem suas enfermidades resolvidas com a parte básica sem necessidade de encaminhamento.
Como atende bairro próximo ao centro – Nonoai e Medianeira tem sua clientela localizada neste entorno, e como o SUS é universalizado não há clientela preferencial, apenas atendimentos preferenciais como idosos e crianças. Os concorrentes são as clínicas particulares que oferecem além do básico, exames mais sofisticados, encaminhamentos a outros pontos médicos, clínicas e mesmo hospitais. 
2. DESENVOLVIMENTO 
2.1. Matemática Financeira.
A Matemática Financeira tem extrema importância na tomada de decisão de uma empresa, a sua utilização quando feita de maneira eficiente, minimiza custos e maximiza os resultados, e na análise de metas de um planejamento. De um modo geral a Matemática financeira serve ´para controlar as finanças:
Controlar as finanças é um dos maiores desafios de um empreendedor. A Matemática Financeira possui ferramentas necessárias para a análise do cotidiano financeiro, por diversos pontos de vista, com o objetivo de planejar a vida financeira tanto de uma empresa como de um indivíduo. Ela tem bastante importância para a tomada de decisões em uma empresa e, quando bem aplicada, traz maior rentabilidade, possibilitando o processo de maximização nos resultados. Ela também pode ser aplicada em diversas situações cotidianas, como financiamentos de móveis e imóveis, empréstimos, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações.[footnoteRef:1](VIANNA,2018) [1: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/430116/2/eBook_Matem%C3%A1tica_Financeira_UFBA.pdf] 
Além disso, a Matemática Financeira também pode ser aplicada em diversas situações cotidianas, como calcular as prestações de um financiamento de um móvel ou imóvel optando pelo pagamento à vista ou parcelado. Dessa Forma, estudo da Matemática Financeira se mostra como ferramenta essencial para qualquer pessoa que almeje entender o fluxo de capital em corrente pelo mundo. (CAVALEIRO,2020)
A finalidade da matemática financeira ao apresentar dados é facilitar análises como o equilíbrio ideal entre estoque e consumo. A meta primordial - a gestão financeira - se inter-relaciona com outras atividades afins, como fluxo de caixa, aplicações, juros e capitais. As empresas necessitam de profissionais competentes envolvidos em suas ações financeiras para que, dominando uma série de técnicas e rotinas, fazem com que todo o gerenciamento de materiais, patrimônios, ativos necessários para gestão, compras e armazenagem, e sejam consideradas como atividade integrante do sistema de abastecimento, consumo, enfim financeiro.
O sucesso de qualquer programa, não necessariamente em Cargos de Salários, envolve a tarefa de mudar a mentalidade, o que não é muito fácil. Portando, a fixação e ampla comunicação dos objetivos é muito importante nets fase. Seu estabelecimento revela o que se pretende alcançar. Dentre outros que a empresa poderá acrescentar, os principais objetivos que podem ser alcançados pela administração de Cargos e Salários,
Com os demonstrativos contábeis, é possível verificar a saúde financeira de uma empresa, as depreciações, verificar os índices de liquidez da empresa, sua capacidade de pagamento a longo prazo e grau de endividamento, entre outros itens, servindo como uma importante ferramenta na tomada de decisão e para determinar a necessidade ou não do capital de terceiros para a implementação de melhorias. 
No caso especifico da UBS a matemáticafinanceira serve para acompanhar a mensuração de resultados econômico-financeiros, que resultam em relatórios, planilhas, gráficos e dados estatísticos, ou nos cálculos para identificar a aplicabilidade dos recursos em relação as metas e políticas governamentais. Isso auxilia na tomada de decisão dos gestores e permitem identificar anomalias, fazer a provisão de recursos futuros necessário à diversas metas. A matemática financeira é usada na comparação de insumos e matérias primas para atendimentos em saúde, comparando as aquisições em vetores como qualidade x quantidade. Qualidade x durabilidade.
Assim, é usado neste demonstrativo, juros simples e composto, montante, para formulação de balanços financeiros e prestações ao Estado, uma vez que a verba é de orçamento público.
2.2. Ética e Relações Humanas no Trabalho
A administração de recursos humanos, conhecida pela sigla ‘RH’. É uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano (ARTEN,2012). Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. É chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim a função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. E os recursos humanos trabalham em equipe onde as relações humanas de trabalho se materializam e por isso precisam de um código de ética.
A palavra ética vem do grego Ethikós, que significa "modo de ser". Refere-se ao comportamento humano pelo seu valor moral (o que é bom e justo). Também se trata dos valores em sociedade, ou seja, o comportamento do ser humano pelo seu valor moral.
Seguindo esse raciocínio podemos imaginar que a ética é uma coluna vertebral que mantem em pé o corpo que nada mais é do que a sociedade. (MARQUES,2009). 
Ela é responsável pelos nossos costumes que acaba convertendo em leis. E o objetivo principal disso, é que a paz e a harmonia prevaleçam. Para falar de ética na área da saúde não podemos deixar de lado as mudanças que essa área sofreu ao passar dos anos.
Zoboli (2004, p.10)
 explica um pouco sobre isso “[...] o hospital se transformou de obra de caridade e filantrópica até tornar-se uma empresa, de abrigo para pobres e viajantes em centro de complexa tecnologia, porém, seu papel principal continua sendo o de cuidar de pessoas que necessitam assistência a sua saúde.[footnoteRef:2] [2: https://www.scielo.br/pdf/icse/2015nahead/1807-5762-icse-1807-576220140331.pdf] 
Resumindo, quando surgiu, o objetivo principal do hospital era prestar assistência e socorro a quem necessitava, atualmente, o hospital virou uma empresa onde o seu fim é lucrativo, porém, sua função social ainda é cuidar da saúde humana.
Na UBS há equipes com cargos e salários, e obedecem às regras inerentes as suas funções. Infelizmente nem tudo são flores, existem inúmeras reclamações e denúncias de descasos, abusos e abandonos no sistema de saúde do Brasil, e aqui não é diferente. A equipe não consegue integrar-se em 100%, há conflitos e ajustes de personalidade.
Muitos ambientes hospitalares sofrem com a sobrecarga de pacientes, aglomerações, falta de equipamentos e o principal, profissionais estressados e mal remunerados, e os conflitos aparecem. São solucionados muitas vezes por lideranças fortes, que agem em benefício do bem comum. (BTANCHER,2007,
E no meio de tudo isso existe doentes e seus familiares que não tem culpa nenhuma e sofrem com tudo isso. Independentemente da situação em que se encontra, espera-se que os profissionais da saúde sejam PROFISSIONAIS, como explica Fortes (1998, p.17) “o que não se aceita é a ação negligente, imprudente, ou condutas imperitas dos profissionais de saúde nas relações com os pacientes”.
O respeito pelos pacientes e seus familiares devem sempre vir a existir, independentemente de sua religião, origem ou opção sexual. E jamais esquecer que todos que frequentam esses lugares, já estão bastante fragilizados e precisam ser tratados com o máximo respeito e carinho. (RODRIGUES,2015)
2.3. Planejamento e Negócios da Saúde
Neste tema, abordaremos a importância e o que a falta de um planejamento pode causar.
O planejamento dos negócios de saúde tem aportes no planejamento em geral. Um negócio nada mais é do que criar estratégias para melhor atender aquela necessidade. Muitos não acreditam na sua importância e por isso dificilmente chegam onde almejam. Segundo a pesquisa “Causa Mortis” 50% dos negócios, fecham com menos de 4 anos de operações e a falta de planejamento é uma das causas para isso. (WILDAUER,2010)
O plano de negócios na Saúde é um documento que reúne os principais objetivos de uma empresa. Nele apresenta informações relevantes sobre qual empreendimento se encaixa, área de atuação, investimento, atividades e serviços prestados entre outras.
O plano irá auxiliá-lo a concluir se sua ideia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o seu ramo, os serviços que irá oferecer, seu público-alvo, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio. No final, o plano irá ajudá-lo a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”. Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio não é uma tarefa fácil, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.
Portanto, o Planejamento de Negócio serve basicamente como uma base para o gerenciamento e tomada de decisões de qualquer empreendimento, inclusive clinicas médicas. (GARCIA,2015).
Apesar de ser um estabelecimento com uma missão social importante, clínicas médicas não deixam de ser empresas. Por isso, precisam cobrir custos e gerar lucro.
Muitos erram aí, quando não enxergam uma unidade de saúde como um negócio, o que pode causar sérios prejuízos e consequentemente vindo a falência. Por isso toda preparação anterior ao projeto é bem-vinda.
Num Planejamento administrativo, o primeiro passo para colocar em prática o seu negócio, seria pensar no seu público alvo. O que chamaria a atenção? Esse é o momento de pesquisar sobre, como por exemplo, ouvir pessoas experientes no ramo, se há muitos concorrentes que se estabeleceram ali, se o público local tem poder aquisitivo para utilizar seus serviços, se existem condições para crescimento e principalmente, a localização. Vale questionar se o lugar fica próximo, ou se é acessível aos seus pacientes em potencial. Neste caso precisa de muito estudo como prega Wildauer (2010).
O próximo passo para se constituir um planejamento é decidir que tipo de equipe que vai constituir para esta tarefa, quantos profissionais serão necessários e quais papeis cada um vai exercer.
Nessa etapa divulga-se estratégias, metas, público-alvo, confiabilidade parcerias. O Planejamento de ações necessita de tempo e investimento. Para isso precisa calcular o valor que será investido, os gastos e o tempo, e em relação as UBS as políticas adotadas pelo governo. Também, leva-se em conta a imprevisibilidade como agora em pandemias, endemias, campanhas. Então se preparar para possíveis imprevistos é primordial, como por exemplo uma crise econômica que afeta custos de insumos e materiais hospitalares.
Os modelos de liderança mais usados nas UBS e hospitais de Santa Maria- RS são: Afetivo, Coaching, Participativos e Visionário.
O líder faz o possível para ter uma liderança e ser bem reconhecido. Este modelo apontado por Gaudencio (2009) é super importante por causa dos relacionamentos entre público e agentes de saúde.
Wildauer (2010) afirma que para facilitar a descoberta da oportunidade de negócio, é também adequado cultivar o pensamento intuitivo, positivo e criativo, tal pensamento é que faz com que possamos ver as oportunidades que muitas vezes estão bem à nossa frente e não as enxergamos, seja por despreparo ou por falta de visão empreendedora.
Neste ponto é que entrao plano de negócios, que para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro empresas (2013):
[...] plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. (BRASIL, 2013, n.p.).
Considerando que a empresa objetivo de pesquisa deste projeto é um hospital/unidade de saúde é de pequeno porte, há que se considerar que ele oferece serviços médicos de baixa complexidade e exames médicos também de menor resolutividade, e que o modelo de liderança utilizado é o modelo autocrático. Então, na UBS a mudança organizacional baseando-se na mudança do modelo de liderança aplicando na unidade.
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Ao final desta pesquisa fruto do projeto integrado multidisciplinar, pôde se chegar à conclusão que a UBS tem muito que melhorar nos quesitos estudados e pesquisados neste projeto.
No tópico modelo de liderança, a empresa mostrou-se com pensamento retrógrado, fechado a aberturas, talvez por um problema cultural como citado no capitulo, infelizmente necessitando de uma reformulação na cultura organizacional da empresa, visto que na empresa não há líder e sim chefe e no sentido adstrito da palavra.
Gaudêncio (2009) narra com eufemismo o modo comando/controle, a subordinação imposta e a disciplina obtida através de regras rigorosas, que é a marca registrada e questionável desse tipo de líder (chefe) e quando a liderança percebe que a forma de fazer uma tarefa é pouco produtiva ou gera inúmeros conflitos, é necessário redefinir como a equipe ou a organização devem atuar. (BULCÃO, 2013, p. 1) Sobre o tema plano de negócio, foi indicada a criação de um novo modelo organizacional sendo feito com ênfase na mudança do modelo de liderança encontrado na empresa, algo crucial para se encaixar a empresa ‘’nos dias atuais’’, pois a empresa é administrada de forma como dito anteriormente em um sistema de chefia ao extremo, de asfixiar os empregados, não deixando eles se manifestarem em nenhum assunto pertinente a decisão da empresa. Assim, ficou evidenciado que a empresa em questão teria que adotar estratégias de mudanças para obtenção de sucesso, envolvendo compreender aspectos do ambiente, dos indivíduos e da organização como um todo. 
Pode se dizer, ao concluir a pesquisa, versando sobre o assunto responsabilidade social, a empresa demonstrou interesse em estar inserida neste nicho que atrai publicidade e amplifica o nome da empresa no mercado, fazendo com que ela tenha retorno e evidência com gastos que não se consideram como benevolência. Finalizando, fica o conceito de que a empresa não deve acreditar que seu principal concorrente é a outra empresa que ofereça o mesmo serviço e abolir o pensamento de que hierarquia garante autoridade, ou seja, a empresa que quer se modernizar deve sempre buscar novos conhecimento, se preocupar com sustentabilidade, dar e receber feedbacks, buscar novas tecnologias, não ficar preso à hierarquias, acreditando em sua equipe e no seu comprometimento. 
Concluímos ao desenvolver deste trabalho na Unidade Básica de Saúde de Santa Maria – RS, que nasceu para crescer e satisfazer a qualidade de vida da população, além de deixar os clientes mais seguros no atendimento com sistema do sus. Ela tem como papel fundamental sua equipe que ajuda na satisfação do paciente com cuidados e tempo mais curto para pacientes complicados, e melhora na rapidez de liberação de exames e encaminhamentos para cirurgias que por sinal é muito demorado e causa irritação na população. Eu acho errado a demora para liberar cirurgia e consulta para outros hospitais e no meu ver deveria liberar todos os exames para pacientes. 
Na rede das Ubs eles tem como ordem liberar só até 2 exames por paciente, acho essa norma inadmissível e ainda falta de ética e responsabilidade com a população de Santa Maria – RS.
A rede de Saúde precisa melhorar em muitos quesitos ainda para assim trazer melhoria para saúde da população. Agora o atendimento com seus clientes é feito com competência, descrição, cortesia, responsabilidade para a satisfação dos mesmos, assim fazendo a diferença em seu e outras Ubs de outras cidades, sempre buscando o melhor tratamento e atendimento para toda a população.
REFERENCIAS
ANDRADE, Ronaldo Alves de. Curso de direito do consumidor. Barueri, SP: Manole 2006.
ARTEN, Tatiana Felipe Candido. Dinâmica das relações interpessoais. São Paulo: Editora Sol, 2012.
BLANCHARD, Ken. Liderança de Alto Nível. São Paulo: Bookman Companhia,2007.
BULCÃO, Renato. Modelos de Liderança. SP: Editora Sol, 2012. Sebrae- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Como elaborar um plano de negócios. Brasília: i-Comunicação, 2013.
CAVALEIRO, Jean Carlos. Matemática Financeira. SP: Editora Sol, 2020.
FORTES, P. A. de C. Ética e saúde: questões éticas, deontológicas e legais: tomada de decisões, autonomia e direitos do paciente. Estudo de casos. São Paulo: EPU, 1998.
GARCIA, Solimar. Planejamento e Negócios da Saúde. SP: Editora Sol, 2015.
GAUDENCIO, Paulo. Super dicas para se tornar um verdadeiro líder. Sp: Editora Saraiva, 2009.
MARQUES, Wagner Luiz. Ética no Trabalho. Cianorte/PR:[s.n.],2009.
RODRIGUES, Leila Dutra. Ética e Relações Humanas no Trabalho. SP: Editora Sol, 2015.
 VIANNA. R. M. I. Matemática financeira . Salvador: UFBA, Faculdade de Ciências Contábeis; Superintendência de Educação a Distância, 2018
https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/430116/2/eBook_Matem%C3%A1tica_Financeira_UFBA.pdf
 ZABOLI.E.L. Planejamento Estratégico como exigência ética para a equipe e a gestão local da Atenção Básica em Saúde.2014.
 https://www.scielo.br/pdf/icse/2015nahead/1807-5762-icse-1807-576220140331.pdf
 WILDAUER, E. W. Plano de negócios: elementos constitutivos e processo de elaboração. Curitiba: Ibpex, 2010
http://www.crescentedh.com.br/produtos/cursos/etica-e-relacoes-humanas-no-trabalho/
http://trabalhosdeadministracao.blogspot.com/2014/11/etica-e-relacoes-humanas-no-trabalho.html
https://nutmed.com.br/blog/alimentacao-coletiva/plano-de-negocio-o-que-e-e-para-que-serve?gclid=Cj0KCQjw2PP1BRCiARIsAEqv-pRVCsVjItxSdoMxHehDIn-YpTpx1E9Bji6aOfaZGAvtRYT9XuRlfFAaAnecEALw_wcB

Continue navegando