Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Políticas Educacionais - UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Temos consciência que para ocorrer o processo de ensino-aprendizagem de qualidade, faz-se necessário o desenvolvimento profissional, a conhecida formação continuada de nossos profissionais da educação. Abdalla (1999 apud LIBÂNEO, 2012, p. 505) "em seu estudo sobre o desenvolvimento profissional do professor, analisa as relações entre trabalho docente e organização escolar e aponta quatro elementos nela interferentes: a gestão, o projeto político-pedagógico, a organização e a articulação profissional dos professores. Esses quatro elementos interferem no desenvolvimento profissional dos professores. A cultura é um processo de produção e acumulação de experiências e realizações no decurso do qual o ser humano se produz a si próprio, à medida que vai construindo um modo social de convivência". Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A organização escolar é formada pela cultura, por uma construção social dos membros formadores da escola, com todos os seus objetivos, crenças e desejos.
PORQUE
II- Percebe-se que a cultura influencia tanto no desenvolvimento profissional dos educadores positiva ou negativamente quanto pode também ser agente na construção da cultura organizacional da escola.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos (Org.). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. ver. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.
	 a)
	As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
	 b)
	Tanto a asserção I como a asserção II são proposições falsas.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II falsa.
	2.
	Para a construção das políticas públicas, além do diálogo que é primordial em qualquer processo de construção, necessitamos de etapas, as quais estão organizadas em quatro momentos. Dentre os quatro momentos, temos a formação de agenda. Com relação à formação de agenda, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A formação de agenda busca na organização encontrar quais os problemas que estão presentes na sociedade e verificar quais os valores necessários para sua execução.
	 b)
	A formação da agenda determina os problemas a serem eliminados sem a pré-analise dos valores a serem utilizados  para este projeto, preocupando-se somente com a execução.
	 c)
	A formação da agenda busca os problemas sem verificar a real necessidade da execução deste projeto, buscando somente realizar mais um trabalho na sociedade.
	 d)
	A formação de agenda busca a utilização do dinheiro público sem antes buscar a palavra da população e de verificar se há dinheiro nos cofres para tal realização do projeto.
	3.
	Os artigos 43 a 57 tratam da Educação Superior e da estrutura e finalidades que esta promove com os estudantes que os procuram. Diversas são as finalidades da Educação Superior elencadas no artigo 43. Quais são essas finalidades?
	 a)
	Estimular a manutenção dos problemas sociais e vincular seus estudos à sua individualidade e não ao coletivo; promover o homem egocêntrico.
	 b)
	Estimular o educando a não frequentar o Ensino Superior, formar diplomados sem capacidade para o setor profissional, desenvolver o espírito esportivo.
	 c)
	Desconsiderar a ajuda e a troca de conhecimento ao outro; distanciamento entre universidade e população, visando à hierarquia existente.
	 d)
	Incentivar o trabalho de pesquisa e extensão; formar profissionais aptos ao campo do trabalho; comunicar o saber através do ensino, de publicações ao mundo acadêmico.
	4.
	Os jovens que terminam o Ensino Médio buscam em sua maioria uma preparação para continuar seus estudos nas universidades, dando continuidade à sua formação profissional. Para isso, o educando ao final do ano passa por uma avaliação nacional denominada ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Qual o objetivo desse exame?
	 a)
	Avaliar o desempenho do educando ao final da escolaridade básica.
	 b)
	Observar o trabalho desenvolvido pelos professores durante esses três anos de estudo.
	 c)
	Classificar os educandos ao final do Ensino Médio, observando as cotas.
	     d)
	Identificar as dificuldades encontradas pelo educando no Ensino Médio.
	5.
	A estrutura organizacional de uma escola com gestão participativa se dá através de vários segmentos. Frente a isso, cada um possui sua função, a qual deve ser realizada com ética para que obtenhamos os objetivos previstos junto ao processo de ensino e aprendizagem. Sobre os segmentos que compõem a gestão escolar, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Conselho de escola.
II- Direção. 
III- Setor pedagógico.
IV- Setor administrativo. 
V- Corpo docente e discente. 
(    ) Coordena, organiza e gerencia todas as atividades da escola, atendendo às leis, aos regulamentos e às determinações dos órgãos superiores. 
(    ) Responde pelos meios de trabalho que asseguram o atendimento dos objetivos e das funções da escola, respondendo, também, pelos serviços auxiliares e setor multimeios. 
(    ) Tem atribuições consultivas, deliberativas e fiscais em questões definidas na legislação estadual ou municipal e no regimento escolar. Estas questões envolvem aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros.
(    ) Compreende as atividades de coordenação pedagógica e orientação educacional. As funções dos especialistas na área variam conforme a legislação estadual, municipal e, em alguns lugares, as funções são unificadas. 
(     ) É o conjunto de professores em exercício na escola, cuja função básica consiste em contribuir para o objetivo prioritário da instituição, o processo ensino-aprendizagem; tendo como a menina dos olhos os alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - I - III - V.
	 b)
	I - III - IV - II - V.
	 c)
	V - I - III - IV - II.
	 d)
	IV - II - I - V - III.
	6.
	Todas as escolas possuem igualmente uma estrutura organizacional que nos auxilia no desenvolvimento e na manutenção da estrutura escolar e pedagógica. Para que isso ocorra, são necessários vários atores essenciais para a sua manutenção. Quais são esses atores?
	 a)
	Padres, missionários, engenheiros, pintores, esteticistas, ajudante de serviços gerais.
	 b)
	Marceneiros, políticos, costureiras, zeladores, prefeito, motoristas, transporte.
	 c)
	Fiscais de obra, empresários, médicos, jardineiros, pais, pedreiros, advogados.
	 d)
	Direção da escola, coordenação pedagógica, professores, alunos, colaboradores.
	7.
	Quando tratamos da gestão escolar, encontramos vários elementos e atores que são determinantes para que a instituição escolar venha a manter sua função e alcançar seus objetivos educacionais. Quais são esses atores de gestão?
	 a)
	Funcionários autônomos.
	 b)
	Pais, professores e empresários.
	 c)
	Colaboradores, alunos e motoristas.
	 d)
	Corpo docente, discente e pais.
	8.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação passou por várias construções até chegar no documento que possuímos. Até o momento foram três reformas, sendo que muitas foram as idas e vindas deste documento nos vários setores governamentais, pois, para chegar à leitura que possuímos hoje, diversos segmentos sentiram a necessidade de saber como e qual leitura deveria ser realizada sobre a LDB. Com isso, podemos determinar que a LDB está constituída em três grandes blocos. Sobre os pontos elencados na LDB, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O direito à educação e o dever de educar, financiamento da educação, formação do professor, gestão democrática da escola.
(    ) Uma educação escolar com austeridade, baixa oferta de matrículas, pouca formação continuada e estrutura física.
(    ) Elaboração de saberes formais e não formais no currículo, educação escolar voltada à diversidade e multiculturalidade.
(    ) Oferta de educação escolar em regime fechado, manutenção dos cursos para professores de maneira tradicional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequênciaCORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	O Brasil assinou um documento na Tailândia que determinava alguns objetivos e os trouxe na mala com a responsabilidade que colocá-los em práticas. Este documento foi assinado por todos os países que se fizeram presentes e que fazem parte da organização - Banco Mundial. Frente a isso, o Brasil retirou deste documento orientações para a elaboração de um plano. Sobre este plano, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Plano Nacional de Educação Para Todos.
(    ) Plano Decenal de Educação Para Todos.
(    ) Plano Anual de Educação Para Todos.
(    ) Plano Curricular de Educação Para Todos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	    c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	10.
	Nas políticas públicas encontramos diversas etapas e dentre elas está a formulação de políticas. Esta formulação necessita de alguns caminhos que determinam a eficiência do projeto ou ação. Para que serve a formulação de políticas?
	 a)
	Para apresentar possíveis soluções ou alternativas, selecionando-as.
	 b)
	Para selecionar o que não é prioridade para a população.
	 c)
	Para criar embates desnecessários e assim não realizar o projeto.
	 d)
	Para maquiar os projetos e ações desviando dinheiro público.

Outros materiais