Buscar

entrevista carlos junior

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Unidade Niterói
Disciplina: Produção de Projetos Jornalísticos
Turma: 1002
Professor: Milton Faccin
Data: 25/03/2020
Aluno: Bryan Vargas Nogueira 
 
 DESAFIOS DA PESQUISA CIENTIFICA 
 MONOGRAFIA DO DESESPERO À ALEGRIA!!!
 Buscando entender como funcionam as etapas de uma monografia. Iremos realizar uma entrevista com ex aluno da universidade Estácio de Sá Carlos Júnior. Formado em 2019 no curso de jornalismo. Vamos entrevista-lo para entendermos melhor quais os maiores desafios na hora de fazer um trabalho de conclusão de curso, conhecido também como TCC ou monografia. Carlos teve como tema em seu trabalho radiocomunicação, o papel da ONG unir na inclusão social dos deficientes visuais. Carlos respondeu várias perguntas e suas respostas trouxeram muito aprendizado sobre o tema.
Porque escolheu esse tema?
 Eu escolhi esse tema porque eu queria muito falar sobre rádio, mas muita coisa já havia sido falada, inúmeros temas falando sobre rádio. E numa palestra que tive oportunidade de participar no auditório da Estácio em Niterói, do professor Marcos Aurélio de Carvalho, eu achei muito interessante a abordagem dele, que falava sobre a ONG unir. Porém nesse momento eu ainda não tinha definido que iria falar sobre a ONG, mas sim que queria falar sobre rádio. Eu só decidi quando fui fazer a disciplina de pré TCC (Produção de Projetos Jornalísticos), e expliquei a minha ideia que era naquele momento realizar um trabalho sobre rádio, mas queria fincar com o tema de podcast ou com o próprio tema da ONG unir.
 Levei até os Professores orientadores que na época eram os professores Milton Faccin e Soraya Venegas, e eles me ajudaram a definir falar sobre a ONG unir dentro da radiocomunicação. Eu fiquei feliz em escolher esse tema, pois o mais importante na hora de realizar um trabalho cientifico é você trazer novidades e descobrir coisas novas sobre o assunto abordado. Eu sabia que iria achar interessante pesquisar sobre a inclusão social dos deficientes visuais, falando sobre a Unir e usando o veículo rádio que sempre foi o que eu queria realizar quando chegasse a hora de fazer o meu trabalho de conclusão de curso.
Houve alguma dificuldade para desenvolver o tema?
 A dificuldade que tive foi achar algo de concreto para fazer a junção com o tema rádio. Como eu tinha visto durante a pesquisa muitas coisas, você fica com uma dúvida do que falar. Devido aos critérios que o professor que tive na disciplina de pré TCC (Produção de Projetos Jornalísticos), que foi o Milton Faccin, serem critérios bem rigorosos. Não era qualquer tema que seria aprovado, eu pensei por duas semanas conversei com ele, onde me mostrou um caminho bem tranquilo e descobri que não era tão difícil achar o meu tema. Após uns 15 dias dessa conversa cheguei a esse tema que respondi na pergunta anterior.
Em algum momento pensou em mudar o tema?
 Na verdade, dá uma enorme vontade de mudar quando você encontra várias dificuldades para produzir o trabalho como no meu caso. Chegou em um ponto na minha pesquisa que eu já não conseguia desenvolver mais nada, estava lendo muitos livros realizando várias pesquisas e não conseguia pular aquela etapa. Com essa dificuldade eu comecei a pensar que seria melhor mudar de tema, para um tema que fosse mais fácil de encontrar informações e menos abrangente como o meu. Mas no final mantive o tema, pois percebi que não existe pesquisa fácil e não tem essa história de ter um tema melhor que o outro, tudo depende da sua vontade e da maneira que estar realizando a pesquisa. 
 Ainda, mas para o meu professor na época, para tudo ele tinha um livro, então não tem fácil, você vai ter que ler pesquisar e ir atrás. Mas acabei obtendo um grande aprendizado para a minha vida com a execução da minha monografia, não importa o que eu faça, se eu quiser e tiver disposto em fazer, de uma maneira ou de outra, eu irei conseguir. E hoje sou muito grato a todos os professores que me ajudaram na época e digo honestamente que valeu muito a pena ter perdidos algumas noites de sono pensando no meu trabalho. 
Como foi a pesquisa do tema selecionado?
 Então como o meu tema era novo, na verdade foi um tema inédito. Ninguém tinha ainda falado sobre a ONG unir em um trabalho de conclusão de curso. Fiz a pesquisa em duas partes. A primeira pesquisei sobre radiocomunicação e inclusão social com o deficiente visual que foi bem fácil e rapidamente tinha muito material e logo após fui pesquisar sobre a ONG unir, essa foi complicada porque não tinha muita coisa divulgada. A unir é uma ONG com pouco, contudo para ir você ir atrás e na época ela estava meio parada, por conta de diversos fatores ela não estava funcionando em sede. Então essa foi a maior dificuldade na hora da pesquisa.
Qual a fase mais difícil da monografia?
 Vamos lá vou numerar em três pontos. Primeiro é escolher o tema, escolheu legal vamos à segunda fase que é por onde começar, uma fase bem trabalhosa e pode se tornar um pouco chata às vezes. Por último e no meu caso considero o mais difícil de toda a monografia, é apresentar o tema. Tem gente que acha fácil e consegue apresentar de forma brilhante, mas o meu foi muito difícil. Era para ser fácil para mim também, porém revelo que me atrapalhou foi o nervosismo. Fiquei muito nervoso na hora de apresentar. Mas no final deu tudo certo, graças a deus.
Quais as dicas que você daria para um aluno que estar começando a produzir a sua monografia?
 A dica que dou para o aluno é que ele tem que prestar muita atenção no que o orientador fala em sala de aula, isso faz muita diferença. Fecha-se de qualquer outra atividade ao redor que tire atenção e foque apenas no que o orientador diz se possível gravar a aula. Eu gravava direto as orientações do Faccin e da Soraya e escutava toda a gravação em casa e me ajudava muito em desenvolver do jeito que o professor estava pedindo e cortava aquela famosa viajada que damos as vezes na hora de uma pesquisa e dispersamos do tema. Bom espero muito ter contribuído para os alunos que estão no início desse grande projeto que é realizar a sua monografia.
 Carlos Júnior recebendo a sua aprovação da Carlos nos mostrou suas pesquisas 
Coordenadora de jornalismo da Estácio Campus utilizadas para desenvolver a sua 
Niterói Soraya Venegas. monografia.
Crédito: Acervo do Carlos Júnior
Auditório da Universidade Estácio de sá Campus Niterói, Momentos antes de Carlos
Apresentar a sua Monografia.
Crédito: Acervo do Carlos.
Aluno: Bryan Vargas Nogueira
7° Período
Matrícula: 201602604185