Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIP BOA VISTA
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO: PEDAGOGIA
ACADÊMICO : CÉSAR ALESSANDRO P. BARBOSA
DISCIPLINA: JOGOS E BRINQUEDOS NA INFÂNCIA 
PROFESSORA: ALINE CAROLINE PEREIRA
Resumo do assunto: CONSTRUÇAO DA DIMENSÃO LÚDICA NA INFÂNCIA 
5.1 O conceito de cultura:
Sabe-se que a palavra cultura se origina do latim colo representa de início a cultura da terra.Tem o significado de cuidar, de tratar bem, de querer bem, referindo-se a ao cultivo de habito, interesses e língua de uma nação. não há na língua portuguesa uma palavra de sentido tão abrangente.
 Laraia diz que os principais conceitos estão no campo da antropologia, sociologia e filosofia. Pode ser um sistema de símbolos, um complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade. Podemos chamar de cultura tudo aquilo que está ao redor do homem, tudo o que ele vê, ouve, compreende ao longo da sua vida. 
5.2 – Cultura lúdica: 
A palavra lúdica também vem do latim (ludus) e se refere originalmente ao brincar, mais precisamente a um estado de espirito de brinca brangent. Brougere defende a ideia de uma cultura lúdica definida como um conjunto de procedimentos que torne o jogo possível, ou seja, composta de esquemas que permitem iniciar uma brincadeira. Ele diz que brincar não é uma dinâmica interna do indivíduo, mais uma atividade dotada de uma significação social precisa que, como outras precisam de aprendizagem. 
Seria interessante tentar levantar hipóteses sobre a produção dessa cultura lúdica. Na realidade, como qualquer cultura, ela não existe pairando acima de nossas cabeças, mas é produzida pelos indivíduos que dela participam. Existe na medida em que é ativada por operações concretas que são as próprias atividades lúdicas. Pode-se dizer que é produzida por um duplo movimento interno e externo. A criança adquire, constrói sua cultura lúdica brincando. É o conjunto de sua experiência lúdica acumulada, começando pelas primeiras brincadeiras de bebê, evocadas anteriormente, que constitui sua cultura lúdica.
5.2 O jogo e a educação
Segundo Jacques Dellors No relatório da comissão internacional sobre a educação para o século XXI, (2000) para a Unesco, propõem-se quatro pilares para a educação contemporânea: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
No relatório o primeiro pilar menciona que não basta a pessoa acumular no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos que permanecerão indefinidamente. É preciso que a escola transmita aos alunos o impulso para aprendizagens futuras, o gosto e o prazer de aprender, ou seja, aprender a conhecer.
O segundo pilar: aprender a fazer, aponta a ideia de que ensinar os alunos a pôr em prática os seus conhecimentos é juntar o “saber” ao “saber fazer”, a fim de que esses alunos adquiram competências que os tornarão aptos a enfrentar situações e circunstâncias ao longo de suas vidas
O terceiro pilar: aprender a viver juntos torna-se um dos maiores desafios da educação neste novo século, pois a descoberta do outro passa necessariamente pela descoberta de si mesmo.
O quarto pilar: aprender a ser designa à educação a tarefa de contribuir para o desenvolvimento total da pessoa, proporcionando a todo ser humano condições para elaborar pensamentos autônomos e críticos, e para formular os seus próprios juízos de valor.
O brincar em uma unidade de Educação Infantil de qualidade é rico em comparação com o brincar no ambiente doméstico, que se torna restrito e monopolizado pelos adultos.
Na Educação Infantil, o jogo possui um valor educacional intrínseco e sua utilização traz várias vantagens para o processo de ensino/aprendizagem. Entre elas estão: Motivação: por meio do jogo, o prazer do aluno é impulsionado a atingir o objetivo final. Mobilização de esquemas mentais: estimula o pensamento. Integração de dimensões da personalidade afetiva, social e motora. Aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de habilidades, como coordenação, força, concentração e flexibilidade.
5.3 Tipos de jogos e brinquedos e sua classificação
 A sensibilidade é uma característica indiscutível da primeira infância. A educação da sensibilidade possibilita que a criança reconheça, identifique e nomeie as diferentes nuances da ampla informação corporal que recebe. O simples fato de colocar atenção sobre um dos cinco sentidos, como o gustativo, pode ser motivo de exploração, diferenciação dos sabores de alimentos que fazem parte da cultura da criança.
 Esses são os Tipos de jogos que promovem as atividades sensoriais: • jogo sensorial visual; • jogo sensorial auditivo; jogo sensorial tátil; jogo sensorial olfativo; e jogo sensorial gustativo.
 O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde o nascimento, pouco a pouco vão adquirindo controle cada vez maior sobre o seu corpo e se apropriando das possibilidades de interação com o ambiente. Elas engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam sozinhas ou entre pares vivenciam maneiras diferentes de utilizar seu corpo em movimento. 
 As maneiras de andar, correr, arremessar e saltar resultam das interações sociais e da relação dos homens com o meio social. São movimentos significativos construídos com base em determinadas necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas presentes em diferentes culturas. Assim, ao imitar, criar ritmos e movimentos, a criança se apropria do repertório da cultura corporal na qual está inserida.
 Segundo Godall (2004, p. 315), habilidades motoras básica são definidas como “um conjunto de atividades, de caráter natural, que constituem o suporte prático da motricidade humana”. Os jogos motores que contemplam atividades rítmicas e exploram a cultura corporal da criança de um determinado grupo social constituem atividades privilegiadas nas quais o movimento é aprendido e significado. Tipos de jogos que promovem as atividades motoras: jogos de preensão; jogos de deslocamento; jogos de orientação espacial; jogos de orientação temporal; jogos de flexibilidade; jogos de agilidade; jogos de resistência e força; e jogo de manipulação.
 A linguagem oral é preponderante na Educação Infantil, uma vez que as crianças ainda não são leitoras e escritoras, pois possibilita a comunicação da criança com o meio social a qual está inserida. A escrita, por ser um bem construído socialmente, está presente na vida das pessoas desde a mais tenra idade. Vivemos em uma sociedade letrada e fazemos parte dela mesmo antes de conhecermos as letras. O professor deve proporcionar situações lúdicas, jogos e brincadeiras que estimulem essas linguagens, promovendo assim o desenvolvimento das crianças e dos alunos. Promovem as habilidades linguísticas, oral e escrita: discriminação verbal; pareamento verbal; decodificação verbal; sequência e expressão verbais; memória fonética; nomeação verbal; discriminação de letras; 67 Revisão: Sueli - Diagramação: Márcio - 13/01/2012 Jogos e brinquedos na infância correspondência letra-som; decodificação de mensagens; memória ortográfica; expressão escrita; memória gramatical.
 A música, além de ser uma área de conhecimento, também atua sobre a criança, provocando mudanças e reações que se manifestam em seu próprio corpo, envolvendo sentimento, intelecto e espírito. É difícil uma criança não se relacionar com a música, pois de um modo ou de outro, ao ouvir, cantar, dançar ou tocar algum instrumento, ela atua de maneira prazerosa da mesma forma que interagem com os brinquedos. Cantando em roda de mãos dadas, girando e identificando os personagens da canção, a criança aprende que pode conduzir o jogo e desfazer dele a hora que escolher. Os jogos com palavras possibilitam aos alunos perceberem que as palavras possuem duas faces: o significado e o significante (a forma).
 Gradativamente, as crianças vão explorando novas modalidades de construção e adquirindo habilidades nãosó motoras, mas também no planejamento da peça a ser construída. 75 Revisão: Sueli - Diagramação: Márcio - 13/01/2012 Jogos e brinquedos na infância Tipos de jogos de construção: jogos de montagem; jogo de peças; jogos de montagem mecânica; jogo de montagem científica; brinquedos com peças para girar e parafusar; blocos de construção simples; blocos de construção com detalhes modulados para encaixar.
- Elabore um resumo critico de cada assunto:
Cultura
 Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
Cultura lúdica
 Gilles aponta que as crianças se baseiam na realidade em que vivem para criar seu próprio mundo do faz de conta, um universo alternativo que ele batizou de segundo grau, é onde a ficção predomina em tempo integral da brincadeira. Mas é mantida também uma relação com a realidade (primeiro grau), pois a criança usa o tempo todo como referência para manter sua brincadeira no segundo grau. Ou seja, a criança precisa vivenciar no mundo real para poder criar um mundo imaginário, ela precisa de referências, experiências vivenciadas no dia a dia.
 Para Gilles, a brincadeira não é inata, pois a criança não nasce sabendo brincar, é preciso antes aprender a brincar. É uma cultura construída logo cedo e começa quase sempre com a relação entre mãe e filho quando o bebe ainda no berço é estimulado com brinquedos pela mãe, é uma inserção cultural na vida da criança que vai se estruturando aos poucos. 
O jogo e a educação
 Para a educação, possui quatro pilares para a educação contemporânea: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. não basta a pessoa acumular no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos que permanecerão indefinidamente. É preciso que a escola transmita aos alunos o impulso para aprendizagens futuras, o gosto e o prazer de aprender, ou seja, aprender a conhecer.
Tipos de jogos e brinquedos e sua classificação
 Os jogos na educação infantil é uma ferramenta primordial no processo de desenvolvimento da criança. O jogo é considerado importante no que se refere à aquisição de conhecimento e desempenho no âmbito escolar. Sendo assim, é de suma relevância os jogos, as brincadeiras e a música para todo o movimento do corpo e aprendizado da mente.
- Adicione uma imagem em cada tópico e faça uma observação sobre a imagem
Cultura:
 
Imagem relacionada a cultura envolvendo a arte no âmbito escolar.
Cultura lúdica:
 
Imagem relacionada a cultura lúdica , envolvendo a importancia dos jogos na aprendizagem das crianças.
O jogo e a educação
 
Imagem relacionada a importância dos jogos e a educação, É preciso que a escola transmita aos alunos o impulso para aprendizagens futuras, o gosto e o prazer de aprender, ou seja, aprender a conhecer.
Tipos de jogos e brinquedos e sua classificação 
 
Imagem relacionada a variedade de tipos de jogos brincadeiras.
Boa Vista, 14 de Abril de 2020.

Mais conteúdos dessa disciplina