Buscar

Fisioterapia em dor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Ref.: 181841
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A dor passa a ser analisada sob o conceito interdisciplinar, surgindo assim as sociedades médicas para o estudo da dor, no período:
		
	
	na pré-história
	
	da Antiguidade
	
	da Idade Média
	
	do Renascimento
	 
	do Século XX
	
	
	 2.
	Ref.: 147918
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Reação a dor é um componente da dor, que pode envolve uma resposta afetiva, neurovegetativa, motora e até mesmo comportamental. Podemos citar como resposta neurovegetativa os seguintes sinais:
		
	
	hipertensão arterial, taquicardia, bradicardia, hipotensão arterial, sensações de aflição e rejeição e posturas antálgicas.
	
	comportamento com tendência ao isolamento, pouco sociável, com reações violentas, apresentando sudorese, pele fria e úmida, taquipnéia;
	
	hipertensão arterial, taquicardia, bradicardia, hipotensão arterial, aflição e posição antálgica;
	
	hipertensão arterial, taquicardia, bradicardia, sensações de aflição, rejeição e sofrimento;
	 
	pressão arterial aumentada ou diminuída, taquicardia, bradicardia, sudorese, pele fria e úmida, taquipnéia;
	
	
	 3.
	Ref.: 2970113
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A literatura aponta como fatores desencadeantes da dor crônica:
		
	
	              Crenças e valores errôneos frente à dor e analgesia,
	 
	              Todas as afirmativas podem ser consideradas como corretas.
	
	 A dificuldade em aferir a dor ou a não sistematização da avaliação,
	
	 A subavaliação,
	
	A inadequada formação de profissionais de saúde quanto ao fenômeno álgico e medicamentoso,
	
	
	 4.
	Ref.: 2970199
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Os termos avaliação e mensuração da dor são frequentemente usados como sinônimos, mas muitos autores entendem que é importante distingui-los. A
mensuração é uma tentativa de quantificar a experiência individual da sensação de dor em comparação com outros indivíduos experienciando a mesma sensação, enquanto avaliação é parte de um processo global e é muito mais ampla que uma simples mensuração.
Com relação a avaliação, pode-se afirmar:
Os mesmos instrumentos escalares podem ser utilizados tanto para a avaliação quanto para a mensuração, mas os usos das informações geradas diferem.
As escalas de mensuração são essenciais na pesquisa, mas elas são também úteis na prática clínica onde esteja envolvida uma grande equipe.
Apenas uma simples medida da dor é suficiente quando são consideradas
As múltiplas facetas da experiência da dor.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	 II e III apenas.
	 
	 Somente a II.
	 
	 I e II apenas.
	
	I, II e III.
	
	 Somente a I.
	
	
	 5.
	Ref.: 147904
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Dor pós-operatória mal-controlada gera sofrimento desnecessário e pode ser deletéria à pessoa, por contribuir para o aumento da morbidade pós-peratória, aumentando o tempo de internação e elevando os custos do tratamento. Dentre essas predisposições, pode-se citar algumas. Assinale a INCORRETA:
		
	
	fadiga, resultando em irritação e menor motivação para cooperar com o tratamento.
	
	imobilidade, que pode resultar em lentificação da atividade intestinal e do esvaziamento gástrico,com ocorrência de náuseas, vômitos e maior risco de trombose venosa profunda.
	
	expansibilidade da caixa torácica diminuída, causando maior dificuldade para a ventilação profunda e eliminação das secreções do trato respiratório, podendo ocasionar atelectasias e infecções respiratórias
	
	aumento da freqüência cardíaca e a pressão arterial, resultando em maior consumo de oxigênio pelo miocárdio e o organismo de modo geral.
	 
	diminuição da ansiedade e hostilidade, elevando a oferta de hormônios catabolizantes e diminuição dos hormônios anabolizantes, o que implica em diminuição dos níveis de glicose, radicais livres, corpos cetônicos, lactato e retenção hídrica e de sódio.
	
	
	 6.
	Ref.: 3071359
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O alongamento refere-se à prática de exercícios, mantidos para preparar os músculos para a maior esforço e para aumentar a amplitude de movimento nas articulações. É o alongamento do músculo além do comprimento que se encontra na sua posição de repouso.
É importante o auxílio de um profissional da área para indicar os alongamentos corretos, sempre corrigindo a postura. Quais são os Benefícios do Alongamento ?
		
	
	Diminui a flexibilidade dos músculos a flexibilidade dos músculos.
	
	Não favorece o movimento fácil.
	
	Não é recomendado com o função de  melhoria da coordenação dos músculos agonistas-antagonistas.
	 
	Impede rigidez muscular após o exercício.
	
	Após a elaboração do alongamento teremos um aumento da quantidade de ácido láctico nos músculos.
	
	
	 7.
	Ref.: 147894
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Assinale a afirmativa INCORRETA sobre a relação de dor e TENS (Eletroestimulação Nervosa Transcutãnea):
		
	
	A TENS apresenta, como principal efeito, a analgesia. Apesar de não estar completamente elucidado seu mecanismo fisiológico de ação, é postulado que o estimulo elétrico através da pele inibiria as transmissões dos impulsos dolorosos através da medula espinhal, bem como a liberação de opiácios endógenos, como endorfinas, pelo cérebro ou medula espinhal.
	
	É importante enfatizar a necessidade da utilização da TENS como recurso de alívio da dor inserido em um contexto multiprofissional, avaliando-se conjuntamente com a equipe médica a necessidade de somar a utilização da mesma com outros recursos para que possa melhorar e potencializar a analgesia oferecida aos pacientes no pós-operatório.
	
	Existem diversos protocolos para a utilização da TENS, que variam de acordo com a largura e a freqüência de pulso utilizadas. Os mais utilizados são a ENT de alta freqüência, baixa freqüência (ou acupuntura), a breve intensa e a chamada burtz.
	 
	A TENS é um recurso fisioterapêutico para o controle da dor pós-operatória que apresenta como vantagens importantes o baixo custo e a fácil aplicabilidade, embora tenha muitos efeitos colaterais.
	
	Alguns estudos já concluíram que a TENS utilizada na região periincisional e nos pontos de acupuntura são igualmente efetivos na diminuição da dor pós-operatória.
	
	
	 8.
	Ref.: 147900
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Pacientes portadores de fibromialgia são casos frequentes nos atendimentos de fisioterapia. Com relação a essa síndrome, assinale a afirmativa INCORRETA:
		
	
	A fisioterapia tem sido muito preconizada no tratamento da fibromialgia e exerce um papel importante no alívio de sintomas da fibromialgia por meio de diferentes recursos e técnicas: alongamento muscular, massagem, calor superficial, condicionamento e acupuntura.
	 
	A complexidade das manifestações clínicas da fibromialgia tem levado os pacientes à procura de médicos de diversas especialidades, sendo submetidos a múltiplos exames complementares e tendo recebido diversos rótulos diagnósticos. Tudo isto acarreta condutas terapêuticas extremamente corretas, solucionando com rapidez o quadro clínico das pacientes.
	
	Pacientes portadores de fibromialgia tem sintomas adicionais como fadiga crônica, rigidez matinal, disturbios do sono, ansiedade, depressão, parestesias, síndrome do colo irritável.
	
	A fibromialgia causa impacto negativo na vida de pacientes em idade produtiva de trabalho. Isto porque além da dor, os sintomas associados causam prejuízo na função, levando à incapacidade para o trabalho e, consequentemente, à queda da renda familiar, refletindo, assim, na qualidade de vida dessas pessoas.
	
	Fibromialgia é uma síndrome de etiologia desconhecida, caracterizada por dor musculoesquelética difusa e crônica, além da presença de pelo menos 11 dos 18 pontos anatomicamente específicos dolorosos à palpação, chamados de tender points.
9.
	Ref.: 147935
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	As disfunções musculoesqueléticas têm sido associadas com fatores de risco individuais e biomecânicos presentes no ambiente ocupacional. Essas disfunções desenvolvem-se gradualmente, apresentam um curso crônico e frequentemente permanecem sem tratamento. Embora muitos sintomas sejam associados às disfunções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho, um dos mais notáveis é a dor. Com relação a dor nas disfunções ocupacionais, assinale a afirmativa INCORRETA:
		
	
	O exercício realizado no ambiente de trabalho é capaz de reduzir dor musculoesquelética, no entanto esse efeito benéfico depende das características dos programas de exercícios realizados.
	
	Os sintomas dolorosos podem agravar-se de forma progressiva e evoluir para a perda de função.
	 
	As disfunções musculoesqueléticas representam um problema de saúde nacional, mas não é uma realidade em outros países.
	
	As queixas de dores musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho nas regiões de ombro e pescoço estão tornando-se tão frequentes quanto as queixas lombares.
	
	A dor e a perda de função podem persistir durante anos e, em alguns casos, tornarem-se intratáveis.
	
	
	 10.
	Ref.: 3072341
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Frente à dor crônica, grande parte dos estudos está relacionada com o câncer e com as dores crônicas de origem neuropática, embora um paciente com câncer possa apresentar quadros de dores agudas, mas que na maioria dos casos estão relacionadas com o tratamento como quimioterapia, radioterapia, cirurgias, biópsias, entre outros.
Com relação à dor crônica pode-se afirmar que são corretas:
Diferentemente das dores agudas, a dor crônica não está relacionada com a permanência ou aparecimento de alterações neurovegetativas (sinais de alerta).
Dor crônica é mais que um sintoma; é a doença que persiste; não desaparece após a cura da lesão ou está relacionada a processos patológicos crônicos.
A literatura aponta um tempo igual ou superior a doze meses da vigência de dor para evidenciarmos como dor crônica.
		
	
	 II e III apenas.
	
	I, II e III.
	 
	 I e II apenas.
	
	 Somente a II.
	
	Somente a I.
	1a Questão (Ref.:201705448304)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando se usa calor como fator de estimulação, o limiar doloroso situa-se em torno dos 44°, não só para o homem como também para diferentes mamíferos (símios, ratos).
POR QUÊ
O limiar de tolerância é o ponto em que o estímulo alcança tal intensidade que não mais pode ser aceitavelmente tolerado.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	 A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	 As duas afirmações são falsas.
	 
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	 A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	Respondido em 15/10/2019 20:46:49
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705448264)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os biologistas sabem que os estímulos causadores de dor são capazes de lesão tecidual.
POR QUÊ
A dor é sempre subjetiva.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	 A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	 A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	 As duas afirmações são falsas.
	
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	 
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	Respondido em 15/10/2019 20:48:50
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705465666)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Diferente de outros sistemas sensoriais, o sistema sensorial para a dor é extremamente amplo; uma sensação dolorosa pode ser iniciada em qualquer parte do corpo ou no próprio sistema nervoso central (SNC).
Com relação à sensação de dor, pode-se afirmar:
A sensação de dor não é fundamental para a sobrevivência.
Dor é o primeiro indicador de qualquer lesão tecidual.
Qualquer estímulo que resulta em lesão ou ferimento conduz a uma sensação de dor, entre eles o calor, o frio, a pressão, a corrente elétrica, os irritantes químicos e até mesmo os movimentos bruscos.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	 Somente a II.
	 
	 II e III apenas.
	
	 Somente a I.
	
	I, II e III.
	
	 I e II apenas.
	Respondido em 15/10/2019 20:58:02
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702643400)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sabe-se pouco sobre os substratos neurais para a sensibilidade dolorosa. Isto é em parte, devido a complexidade das vias centrais que medeiam a dor e, também, devido a dificuldade de definir a dor. A dor é uma percepção emocional e mutável. Em muitos casos há discrepância entre o grau de lesão e o comportamento doloroso. Como componentes da dor, podemos ter o perceptivo-discriminativo e a reação a dor. O componente perceptivo-discriminativo pode ser definido como:
		
	
	uma série de respostas de defesa que vão desde a retirada reflexa até o comportamento de fuga e luta.
	
	uma resposta como reação a dor, que envolve vários aspectos.
	
	sensações de aflição, rejeição, sofrimento.
	
	posições antiálgicas.
	 
	o que permite ao organismo identificar o estímulo como doloroso e localizá-lo numa determinada região.
	Respondido em 15/10/2019 21:09:47
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702687540)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O controle da dor pós operatória:
		
	
	é sempre tratada de modo adequado
	
	aumenta a incidência de complicações
	
	aumenta as complicações da inatividade a sociedade.
	
	promove lenta recuperação da capacidade produtiva do paciente
	 
	reduz a permanência hospitalar
	Respondido em 15/10/2019 21:15:05
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201705458019)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A dor é um sentimento angustiante, muitas vezes causado por estímulos intensos ou prejudiciais, por ser  é um fenômeno complexo e subjetivo, definir a dor tem sido um desafio. A definição da Associação Internacional para o Estudo da Dor é amplamente utilizada: "A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada ao dano tecidual real ou potencial, ou descrita em termos de tais danos", logo temos alguns conceitos como dor somática, assinale a afirmativa correta para dor somática.
		
	
	Age como mecanismo protetor, para incitar o indivíduo a se afastar de uma possível fonte de lesão, evitar movimentos ou contato com estímulos externos durante a fase de reparação de uma injúria.
	 
	Originada de lesões em ossos, articulações, músculos e pele. Descrita em humanos como localizada, constante, lancinante, contínua e pulsante.
	 
	Proveniente de estiramento, distensão ou inflamação de vísceras, descrita como profunda, espasmódica contínua ou corrosiva, sem localização exata.
	
	Ausência de dor em presença de um estímulo que normalmente seria doloroso.
	
	Resposta exagerada, muito além de sua utilidade protetora. A dor patológica é resultado de um processo inflamatório crônico, como artrite e câncer, ou de lesão aguda, como traumatismo e cirurgia. Tem um efeito protetor menos claro ao indivíduo e, sempre que possível, deve ser tratada.
	Respondido em 15/10/2019 21:16:18
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201705797619)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O grande desafio do combate à dor inicia-se na sua mensuração, já que a dor é, antes de tudo, subjetiva, variando individualmente em função de vivências culturais, emocionais e ambientais. Existem vários caminhos para avaliar a dor, mesmo sendo um sintoma subjetivo, que se dividem em Unidimensionais e multidimensionais. Quais das afirmativas abaixo estão relacionadas à avaliação unidimensional?
		
	 
	- Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	- Escala verbal numérica.
	
	- Escala numérica visual
	
	- Escala
de categoria de palavras e Escala Comportamental
 
	
	- Escala visual analógica
	Respondido em 15/10/2019 22:39:42
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201705465684)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Por vezes, apenas medidas grosseiras, na avaliação da dor, tais como ¿dor presente¿ ou ¿dor ausente¿, são necessárias para as intervenções clínicas; mas, para completamente entender o fenômeno e para avaliar a eficácia destas intervenções, necessitamos de medidas mais sofisticadas tanto da intensidade quanto das respostas afetivas associadas à dor.
POR QUE
Uma avaliação eficaz da intensidade da dor possibilita examinar sua natureza, suas origens e os seus correlatos clínicos em função das características emocionais, motivacionais, cognitivas, e de personalidade do cliente/paciente.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	 As duas afirmações são falsas.
	
	 A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	 A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	Respondido em 15/10/2019 22:37:05
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201705797992)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na década de 50, Bonica (1953) estabeleceu os alicerces do que seria a primeira clínica de dor do mundo. A partir daí, ocorreu uma multiplicação deste tipo de clínica, tanto nos Estados Unidos como em outros países, principalmente com a implantação da Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP). No Brasil, essas clínicas começaram a surgir após os anos 1970. O objetivo das clínicas de dor é?
		
	
	- Deve haver um diretor, não necessariamente médico, familiarizado com a terapia da dor, para supervisionar e coordenar o atendimento de diversos profissionais.
 
	
	- É uma organização de profissionais da área de saúde que se dedicam à pesquisa, ensino, diagnóstico e tratamento de pacientes com dor aguda ou crônica.
	
	- Geralmente está associado a um hospital universitário ou faculdade com cursos de saúde. É a unidade mais complexa.
	
	- Cada paciente tem seu diagnóstico discutido por um grupo, que se reúne regularmente. O tratamento poderá ser executado por uma equipe de médicos ou por apenas um médico e outros profissionais.
	 
	- abordar de forma multidisciplinar o fenômeno doloroso.
	Respondido em 15/10/2019 22:47:39
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201702677408)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Carolina, 27 anos é encaminhada para fisioterapia com quadro de lombalgia com dor intensa a direita. Na avaliação, o fisioterapeuta identifica um quadro de introspecção e baixa estima. O fisioterapeuta deverá:
		
	
	Elaborar um tratamento para a escoliose, com técnicas de RPG.
	
	Orientar o uso de uma faixa lombar e pedir repouso absoluto, devido a gravidade da dor;
	 
	Encaminhá-la ao psicólogo, solicitando um parecer.
	 
	Elaborar um tratamento inicial, reavaliando Carolina, após algum tempo para verificar analgesia;
	
	Elaborar um tratamento somente para a dor;
	1a Questão (Ref.:201703120074)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A dor pode ser considerada como uma resposta fisiológica normal, predita e decorrente de um estímulo mecânico, térmico ou químico. PORQUE a dor gerada por uma agressão tecidual é considerada um mecanismo de proteção do organismo, que pode ser desencadeada por vários tipos de estímulos, que despolarizam os receptores da dor (nociceptores).
		
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são falsas.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
	Respondido em 15/10/2019 22:53:28
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705797559)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos conceituar e classificar a dor em Patológica e Fisiológica, neste contexto qual característica descrita se refere a dor Fisiológica?
		
	 
	- age como um mecanismo protetor, para incitar o indivíduo se afastar de uma possível fonte de lesão.
	
	 - resposta exagerada muito além de sua utilidade protetora, é resultado de um processo inflamatório crônico.
	
	- é uma sensação que pode ser expressa em graus de desconforto provinda dos receptores específicos. Este tipo de dor está relacionado com o grau de lesão dos tecidos.
	
	- Todas as afirmativas estão CORRETAS.
	
	- provém das vísceras ou órgãos. Um exemplo deste tipo de dor é a dor abdominal ou torácica. Caracteriza-se por dor surda, difícil de localizar, que é frequentemente acompanhada de reações nervosas autonómicas.
 
	Respondido em 15/10/2019 23:09:59
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702644135)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O exame neurológico deve atribuir atenção especial para a pesquisa de sinais de alterações sensitivas, motoras e neurovegetativa que sugerirem dor neuropática. O exame da sensibilidade pode evidenciar anormalidades, como alodínia, analgesia, anestesia, anestesia dolorosa, causalgia, hiperalgesia, hiperestesia, hiperpatia e sinal de Tinel. Em dor neuropática (ou nociceptiva) é comum verificar os seguintes sinais e sintomas:
		
	
	anestesia, analgesia e hiperalgesia,
	 
	alodínia, hiperalgesia e hiperestesia;
	
	alodínia, anestesia e hiperestesia;
	
	hipoestesia, hiperpatia e parestesia;
	
	anestesis, analgesia e hiperestesia.
	Respondido em 15/10/2019 23:00:01
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705465666)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Diferente de outros sistemas sensoriais, o sistema sensorial para a dor é extremamente amplo; uma sensação dolorosa pode ser iniciada em qualquer parte do corpo ou no próprio sistema nervoso central (SNC).
Com relação à sensação de dor, pode-se afirmar:
A sensação de dor não é fundamental para a sobrevivência.
Dor é o primeiro indicador de qualquer lesão tecidual.
Qualquer estímulo que resulta em lesão ou ferimento conduz a uma sensação de dor, entre eles o calor, o frio, a pressão, a corrente elétrica, os irritantes químicos e até mesmo os movimentos bruscos.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II e III.
	
	 Somente a I.
	
	 Somente a II.
	 
	 II e III apenas.
	
	 I e II apenas.
	Respondido em 15/10/2019 23:49:14
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702756667)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmações abaixo, sobre a dor crônica: I. As formas de sentir e de expressar a dor são conduzidas por indicadores culturais e a própria dor, como fato humano, constitui-se a partir dos significados conferidos pela coletividade, que confirma as formas de manifestação dos sentimentos. II. A dor se insere num universo de referências simbólicas, configurando um fato cultural. III. No enfrentamento da dor crônica, são reconhecidas possibilidades que emergem menos da rigidez da técnica e mais da vitalidade da prática de sujeitos, terapeutas e doentes, no exercício do cuidado da saúde. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	I, II e III estão corretas.
	
	I e II, somente.
	
	I e III, somente.
	
	Somente a I.
	
	Somente a II.
	Respondido em 15/10/2019 23:17:02
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201702648002)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A dor pode ser classificada como aguda e crônica, conforme a duração da queixa. Leia as afirmativas sobre dor crônica abaixo:
I. A causa geralmente é relacionada a doenças (por exemplo: neuropatia diabética, osteoartrite de joelho).
II. Os sinais neurovegetativos geralmente são ausentes.
III. As repercussões funcionais e psicossociais da dor crônica não controlada, como fadiga, depressão, diminuição de socialização, anorexia, anormalidades
do sono e da marcha e a imobilidade, comprometem a qualidade de vida do indivíduo.
Então:
		
	
	Somente II e III estão corretas
	
	Somente a III está correta
	
	Somente a I está correta
	
	Somente I e II estão corretas
	 
	I, II e III estão corretas.
	Respondido em 15/10/2019 23:30:46
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201705797983)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os termos avaliação e mensuração da dor são frequentemente usados como sinônimos, mas é importante distingui-los, logo a definição de mensuração correta é?
		
	
	- parte de um processo global; é muito mais amplo que uma simples mensuração.
	
	- parte de um processo simples e bem resumido dos dados coletados.
 
	
	- Nenhuma alternativa está correta.
	 
	- tentativa de quantificar a experiência individual em comparação com outros.
	
	- tentativa de qualificar a experiência em conjunto sem a necessidade da comparação dos dados.
	Respondido em 15/10/2019 23:48:29
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201702677391)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Fazem parte da avaliação fisioterapêutica:
		
	
	Teste de força muscular
	
	Avaliação postural e da marcha
	 
	Todas as afirmativas acima estão corretas.
	
	Inspeção e palpação
	
	Goniometria
	Respondido em 15/10/2019 23:08:49
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201705798007)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É importante entender que a avaliação de pacientes com dor será muito mais abrangente, com diversos olhares. As seguintes informações possibilitam à equipe uma intervenção muito mais eficaz, quais destas opções podem classificar como importante para obtermos um bom diagnóstico para o tratamento da dor?
 
I - Entrevista com o paciente.
II - Diagramas e escalas de dor
III - Avaliação psicossocial
IV - Avaliação físico-funcional
V - Exames complementares
Qual alternativa está correta.
		
	
	- As alternativas II, III e IV
	
	- As alternativas I e V
 
	
	- As alternativas II e III
	 
	- Todas as alternativas estão corretas
	
	- As alternativas I, II e IV
	Respondido em 15/10/2019 23:46:26
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201705798000)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na década de 50, Bonica (1953) estabeleceu os alicerces do que seria a primeira clínica de dor do mundo. A partir daí, ocorreu uma multiplicação deste tipo de clínica, tanto nos Estados Unidos como em outros países, principalmente com a implantação da Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP). No Brasil, essas clínicas começaram a surgir após os anos 1970. Mas também surgiram os Centros Multidisciplinares de Tratamento da dor que podemos descrever como?
		
	
	- O objetivo é ter uma maior visão clínica dos problemas apresentados pelos pacientes com dores crônicas.
 
	
	- Nenhuma resposta está correta.
	
	- Reuniões regulares também são realizadas para a discussão diagnóstica e terapêutica, das quais devem participar especialistas de três áreas, pelo menos.
	 
	- É uma organização de profissionais da área de saúde que se dedicam à pesquisa, ensino, diagnóstico e tratamento de pacientes com dor aguda ou crônica.
	
	- Deverá haver sempre a presença de um psiquiatra ou psicólogo clínico, para propiciar um olhar biopsicossocial do paciente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando