Buscar

Cultura das mídias- avaliando aprendizado

Prévia do material em texto

A Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Cultura, realizou recentemente o III Festival de Documentários em Celular com o tema "Cidadania, a Gente Constrói". Cidadania, ecologia, projetos, música, entrevistas e outros temas foram mostrados nos filmes que tiveram tempo médio de cinco minutos cada um. A Escola Cônego João Marchesi saiu pelas ruas do bairro entrevistando a comunidade sobre o que é cidadania; a Escola Santa Terezinha mostrou o projeto UCA; a Severino Travi trabalhou com a música "Oh Happy Day", a EMEE Rodolfo Schlieper mostrou a sua Hora; Bertholdo Opptiz mostrou projetos e estrutura da Escola; João Alfredo destacou a Ecologia como forma de Cidadania; a Dante Bertoluci mostrou seus projetos; a Machado de Assis falou sobre Drogas; a Escola Barão do Rio Branco destacou o trânsito e a Ernesto Dornelles falou de Cidadania na Escola. (http://www.canela.rs.gov.br, 30 de novembro de 2011).
O exemplo dos alunos de Canela, no Rio Grande do Sul, mostra que a mobilidade na captação de informações com dispositivos móveis atua na convergência não apenas de multimeios, mas da Comunicação com a Educação. Assinale a opção que indica uma das vantagens desta união:
		
	
	Difusão dos princípios de cidadania e desenvolvimento humano.
	 
	Introdução dos alunos a técnicas comunicacionais que usarão na vida.
	
	Produção de conteúdo barato e com boa qualidade de imagem e som.
	
	Formação de jornalistas profissionais desde o ensino básico.
	
	Democratização das tecnologias da informação para todas as classes.
	A falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento. A que Henry Jenkins, em Venere no Altar da Convergência, chama de Falácia da Caixa Preta?
		
	
	O plano dos meios é mantido em segredo pelos donos da comunicação.
	
	Aquela que diz que todos os conteúdos midiáticos irão íntegros e independentes.
	
	Ao segredo contido nos planos dos grandes conglomerados da comunicação.
	 
	Aquela que diz que todos os conteúdos midiáticos irão convergir para uma única caixa preta em nossa sala.
	
	A baixa eficiência tecnológica dos meios.
	Há quatro propriedades essenciais do ambiente digital. Essas propriedades, separadas ou coletivamente, fazem do computador uma ferramenta poderosa para criação literária. De acordo com Janet Murray, em Hamlet no Holodeck, "as duas primeiras propriedades correspondem, em grande parte, ao que queremos dizer com o uso vago da palavra interativo; as duas propriedades restantes ajudam a fazer as criações digitais parecerem tão exploráveis e extensas quanto o mundo real, correspondendo, em muito, ao que temos em mente quando dizemos que o ciberespaço é imersivo".
Em relação às características dos ambientes digitais, marque a alternativa CORRETA:
		
	 
	Os computadores são interativos porque criam um ambiente que é tanto procedimental quanto participativo.
	
	A capacidade de representar espaços navegáveis demonstra que os ambientes digitais são, exclusivamente, participativos.
	
	O mundo tridimensional das paisagens dos jogos eletrônicos são percebidos pelos usuários através de um processo de navegação que não é exclusivo do ambiente digital.
	
	A capacidade enciclopédica faz do computador um ambiente limitado para a arte narrativa.
	
	A capacidade de representar enormes quantidades de informação, em formato digital, demonstra que os ambientes digitais não são procedimentais.
	Lúcia Santaella (Santaella, Lúcia: Cultura e Artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura, SP: Paulus, 2003) observa que a evolução tecnológica rumou em direção à construção de um novo tipo de subjetividade, um novo sensorium humano, uma nova cultura de relações do homem com o mundo e entre si. As sensibilidades humanas evoluíram para dar conta de um universo infinito de informações, o ciberespaço. Segundo essa perspectiva, essa nova sensibilidade humana teria as seguintes características:
		
	 
	Uma forma expandida de percepção e compreensão do mundo capaz de processar um conjunto de informações produzidas em ambientes físicos e virtuais diversos, configurando formas mistas,híbridas de percepção biológica e maquínica complementares da realidade, produzindo relações interativas e inovadoras, que potencializam a criatividade humana.
	
	Uma forma de percepção e compreensão humana do mundo em que o homem está em segundo plano, e as máquinas comandam todas as formas de percepção da realidade.
	
	Um novo sujeito maquínico, que depende socialmente integralmente de sua interação com a internet
	
	Um novo sujeito territorializado, enraizado nos seus estados-nação e etnias, mas que se move virtualmente de forma descentralizada e criativa.
	
	Uma forma de percepção dos sujeitos totalmente desenvolvida e dirigida às mídias audiovisuais.
	Lúcia Santaella em "Cultura e artes do pós-humano" propõe uma cronologia acumulativa da cultura, a partir de dominantes de comunicação. Essa proposição seria formada pelos momentos a saber. Indique V ou F nas alternativas abaixo:
		
	
	Cultura oral, cultura visual e cultura pós-moderna.
	
	Cultura impressa, cultura audiovisual, cultura das mídias e cultura digital.
	
	Cultura escrita, cultura do livro, cultura popular, cultura de massa e cultura digital
	
	Cultura escrita, cultura visual, cultura de massa, cultura das mídias e cultura digital.
	 
	Cultura oral, cultura escrita, cultura impressa, cultura de massa, cultura das mídias e cultura digital.

Continue navegando