Buscar

Metodologia do Ensino de Atividades Aquáticas (uniasselvi)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Toda a evolução dos nados esportivos parece caminhar no mesmo sentido. Os nados procuram uma colocação ótima nas articulações dos membros superiores e inferiores, de forma a pôr em jogo, numa profundidade ótima, ações de grande amplitude que tendem a se afastar o mínimo possível do eixo de deslocamento. O rendimento no nado possui a interferência de inúmeros fatores. Sobre estes fatores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Relaxamento muscular nas fases propulsivas.
(    ) Respiração fisiologicamente adequada.
(    ) Resistência frontal aumentada.
(    ) Procura de melhor sincronização das ações de membros inferiores e superiores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	A saída de agarre foi introduzida por Hanauer, em 1967, e conquistou rápida popularidade desde aquela época. Consiste na mesma posição básica da saída convencional, exceto que o nadador agarre a borda dianteira ou lateral do bloco de partida com as mãos ao lado dos pés ou entre eles (HUBERT, 2005). Sobre a saída de agarre do nado crawl, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A musculatura utilizada na posição de agarre é: dorsal largo, quadríceps, paravertebral, redondo maior, tríceps braquial, gastrocnêmio, sóleo e jarrete.
(    ) As viradas do crawl são denominadas "gregas" e são desenvolvidas por meio de uma cambalhota, na qual o nadador, ao se aproximar da borda da piscina, executa os seguintes movimentos.
(    ) O posicionamento da saída de agarre é: posicionado sobre o bloco de partida com os dois pés presos, com a flexão dos dedos na parte anterior do bloco; flexionar o tronco, mantendo as pernas ligeiramente flexionadas com o quadril alto e segurar com as mãos a parte anterior do bloco por entre os pés ou seus lados. A cabeça deverá estar encaixada nos braços, com a visão voltada para os pés.
(    ) As principais diferenças da saída de agarre para a de track ou de atletismo, em seu posicionamento no bloco de partida, são que o nadador coloca os dois pés perto da parte de trás do bloco e o quadril do nadador fica posicionado mais para trás.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HUBERT, Marcel. Determinação ao procedimento para coleta de dados biomecânicos da saída do nado crawl. 2005. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ciências do Movimento, Centro de Educação Física Fisioterapia e Desportos, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. Disponível em: http://tede.udesc.br/bitstream/handle/377/1/Marcel Hubert Dissertacao.pdf. Acesso em: 16 fev. 2018.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	Cada estilo de nado possui especificidades e movimentos que determinam a eficiência do nado. A respiração do nado crawl é composta por duas fases, uma aquática e outra aérea. Há outros fatores determinantes deste tipo de nado. Sobre as fases da respiração e o posicionamento do corpo no nado crawl, analise as sentenças a seguir:
I- A fase aquática da respiração é o momento em que o nadador realiza a expiração. 
II- A expiração é forçada e deve ser controlada de acordo com o tempo necessário para o ciclo de braçada realizado. Deve ser realizada com o rosto submerso e pode acontecer pelo nariz, pela boca ou por ambos, simultaneamente.
III- A fase aérea da respiração é a inspiração. É realizada fora da água, sendo que o nadador manterá a cabeça em movimento lateral, com uma das orelhas encostadas na água e deixando a boca livre para a inspiração. 
IV- A inspiração deve ser rápida, acompanhando o movimento da braçada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	4.
	O nado de costas, inicialmente, tinha como finalidade proporcionar meios de fácil flutuação para descansar o nadador. Somente nos jogos olímpicos de Paris, em 1900, é que surgiu este estilo como forma de competição. Sobre o posicionamento do corpo no nado de costas, analise as sentenças a seguir:
I- No nado costas, o nadador permanecerá na horizontal, em decúbito dorsal. 
II- A cabeça deve permanecer alinhada com o corpo e deverão ser realizados movimentos de rolamento laterais, em seu eixo longitudinal, permitindo o posicionamento adequado para as braçadas.
III- No nado costas, o nadador permanecerá na horizontal, em decúbito ventral. 
IV- A cabeça deve permanecer elevada com relação ao corpo e deverão ser realizados movimentos de rolamento laterais, em seu eixo sagital, permitindo o posicionamento adequado para as braçadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	A natação é uma das modalidades esportivas que mais atraem adeptos e admiradores em competições esportivas. Existem atletas que se destacam em provas específicas, alguns em provas rápidas e outros em longas distâncias. Existem diferentes distâncias oficiais para as provas do estilo livre, sendo elas de curta, média e longa metragem. Sobre as distâncias oficiais percorridas em competições da Federação Internacional de Natação (FINA), assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	100 metros.
	 b)
	400 metros.
	 c)
	500 metros.
	 d)
	200 metros.
	6.
	O nado "crawl" é uma das habilidades em que há evidente necessidade de padronização espaço temporal dos movimentos. O deslocamento eficaz e eficiente do corpo na água exige uma ação coordenada entre braços, pernas e respiração, favorável a sua propulsão. A organização temporal dos movimentos desses vários componentes é crucial para a ação (APOLINÁRIO et al., 2012). Com relação à respiração do nado crawl, analise as afirmativas a seguir:
I- A respiração do nado crawl é composta por duas fases, uma aquática (expiração) e outra aérea (inspiração).
II- Na respiração do nado crawl, ao invés de se elevar a cabeça, deve-se girá-la para respirar, a elevação da cabeça aumenta as forças de resistência corporal e causa um distúrbio no ritmo do nado.
III- Na respiração do nado crawl, a cabeça tende a se abaixar quando há grande velocidade, é por isso que os nadadores de velocidade têm a posição da cabeça mais alta, as costas menos arqueadas e, da cabeça aos pés, a impressão que se tem do nadador em ação é a de um arco, devido à baixa velocidade de pernas e braços.
IV- O nadador deverá manter uma das orelhas fora da água e a boca livre para inspiração, coincidindo com a mais baixa posição do ombro durante a ação dos braços. É preciso que a inspiração se efetue no máximo de tempo possível, com a necessidade de fechar bem a boca para absorver o ar.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: APOLINÁRIO, Marcos Roberto et al. Efeitos de diferentes padrões respiratórios no desempenho e na organização temporal das braçadas do nado "Crawl". Revista Brasileira Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 149-159, 2012. Disponível em: <file:///C:/Users/00683773984/Downloads/16880-20031-1-PB.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2018.
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	7.
	Este estilo da natação é conhecido no mundo todo por ser de fácil aprendizagem, sendo atualmente a modalidade de nado praticada nas provas de nado livre, pois se caracteriza como o mais rápido dos estilos competitivos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome desse estilo de nado:
	 a)
	Nado peito.
	 b)
	Nado crawl.
	 c)
	Nado costas.
	 d)
	Nado borboleta.
	8.
	A natação tem sido cada vez mais foco de investigações, dentre as quais se encontram aquelas sobre uma forma específica de locomoção denominada de nado crawl.O nado crawl é o modo mais rápido de natação, em que o nadador realiza, na superfície da água, movimentos alternados dos braços, de modo que possa virar a cabeça para respirar enquanto as pernas se movimentam, golpeando a água de cima para baixo (OLIVEIRA et al., 2009). Com relação à fase aquática das braçadas no nado crawl, analise as afirmativas a seguir:
I- Extensão: compreende a entrada do braço na água, à frente do ombro e do corpo, com a mão alcançando o seu ponto de apoio, que está à frente e para o fundo, aproximando-se de uma posição abaixo do prolongamento do eixo do corpo, é a base da fase propulsiva.
II- Posição final: o braço se encontra ligeiramente flexionado e em linha com seu ombro. O cotovelo está dirigido para acima e ligeiramente para fora. O pulso se encontra muito ligeiramente flexionado para abaixo e para fora. A extensão do braço não é completa, sua extensão máxima é seguida de uma ligeira flexão do cotovelo, que permite à mão aproximar-se do eixo do corpo e ao mesmo tempo conserva os músculos do braço em posição mais cômoda.
III- Posição inicial: o braço se encontra quase totalmente estendido ligeiramente mais afora do que a linha de seu ombro. O cotovelo se orienta para acima e para fora e está mais alto do que a mão. O pulso está girado para baixo e para fora e a mão olha na mesma direção
IV- Posição inicial: os ombros devem, neste estágio inicial da propulsão ter começado seu rolamento lateral, auxiliando no correto posicionamento do braço para o início da tração. O apoio, com tração, deve ser feito com os dedos estendidos e unidos. O braço que traciona permanece estendido neste estágio, mas o punho mantém uma atitude ligeiramente flexionada em direção ao dedo mínimo (iniciada na entrada) e também na direção natural da palma da mão, para se estabelecer uma pressão propulsiva sobre a mão e o antebraço.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Thiago A. C. de et al. Análise sistêmica do nado Crawl. Brazilian Journal Of Motor Behavior, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 15-21, 2009. Disponível em: <file:///C:/Users/00683773984/Downloads/20-38-1-SM.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2018.
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	9.
	O nado crawl moderno é o estilo que permite ao nadador imprimir a maior velocidade dentro da piscina dentre todos os nados regulamentados, sendo também o que possibilita o maior rendimento. Esse tipo de nado apresenta algumas características específicas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma dessas características do nado crawl:
	 a)
	Respiração frontal.
	 b)
	Rosto elevado para fora da superfície.
	 c)
	Movimentos alternados de membros.
	 d)
	Posição dorsal do corpo.
	10.
	Cada ação do nadador durante o nado pode determinar a eficiência de cada estilo de nado. Muitos movimentos são divididos em etapas. O movimento da braçada no nado crawl é dividido em duas fases principais: a fase aérea e a fase aquática. Sobre as fases de braçada do nado crawl, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A fase aérea se refere à fase de potência da braçada sobre a água.
(    ) O movimento de recuperação deve ser realizado com a musculatura relaxada e prepara o posicionamento para a fase aquática.
(    ) A fase aérea se refere à fase de recuperação da braçada sobre a água.
(    ) A fase aquática se refere ao movimento propulsivo da braçada, de frente para trás, realizado embaixo da água.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
Gabarito
!- D
2- B
3-D
4- A
5-C
6-D
7-B
8-D
9-C
10-A
Observação ( confere a ordem das alternativas, costumam alterar as ordens).

Outros materiais