Buscar

AULA 9 - CONTESTAÇÃO c RECONVENÇÃO (1)

Prévia do material em texto

PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
AULA 8
DEFESA DO RECLAMADO - CONTESTAÇÃO com RECONVENÇÃO
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
Análise do caso
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
PRELIMINAR 
DA INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA
Art. 337. Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar:
II - incompetência absoluta e relativa;
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
PRELIMINAR 
DA INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA
Art. 49 CLT - Para os efeitos da emissão, substituição ou anotação de Carteiras de Trabalho e Previdência Social, considerar-se-á, crime de falsidade, com as penalidades previstas no art. 299 do Código Penal.
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
PRESCRIÇÃO
Art. 11. CLT. A pretensão quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.
Art. 7º CFRB São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
XXIX - ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho;
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
SUM-308 PRESCRIÇÃO QÜINQÜENAL 
I. Respeitado o biênio subseqüente à cessação contratual, a prescrição da ação trabalhista concerne às pretensões imediatamente anteriores a cinco anos, contados da data do ajuizamento da reclamação e, não, às anteriores ao qüinqüênio da data da extinção do contrato. 
II. A norma constitucional que ampliou o prazo de prescrição da ação trabalhista para 5 (cinco) anos é de aplicação imediata e não atinge pretensões já alcançadas pela prescrição bienal quando da promulgação da CF/1988.
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
DO NÃO CABIMENTO DO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE
SUM-364 ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. EXPOSIÇÃO EVENTUAL, PERMANENTE E INTERMITENTE
I - Tem direito ao adicional de periculosidade o empregado exposto permanentemente ou que, de forma intermitente, sujeita-se a condições de risco. Indevido, apenas, quando o contato dá-se de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido.
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
DO NÃO CABIMENTO DO ADICIONAL DE PENOSIDADE
Art. 7º CFRB – São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
XXIII - adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
DA INEXISTÊNCIA DE HORAS EXTRAS
Art. 58 CLT - A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.
 Art. 7º CFRB
XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho; 
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
DA MULTA DO ARTIGO 477 DA CLT
Art. 477. Na extinção do contrato de trabalho, o empregador deverá proceder à anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, comunicar a dispensa aos órgãos competentes e realizar o pagamento das verbas rescisórias no prazo e na forma estabelecidos neste artigo.
§ 6º A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato.
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
DO DESCONTO DO PLANO DE SAÚDE
Art. 818 CLT. O ônus da prova incumbe:
I - ao reclamante, quanto ao fato constitutivo de seu direito;
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
SÚMULA 342 do TST
DESCONTOS SALARIAIS. ART. 462 DA CLT
Descontos salariais efetuados pelo empregador, com a autorização prévia e por escrito do empregado, para ser integrado em planos de assistência odontológica, médico-hospitalar, de seguro, de previdência privada, ou de entidade cooperativa, cultural ou recreativo-associativa de seus trabalhadores, em seu benefício e de seus dependentes, não afrontam o disposto no art. 462 da CLT, salvo se ficar demonstrada a existência de coação ou de outro defeito que vicie o ato jurídico.
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
O SDI-I TST 160. DESCONTOS SALARIAIS. AUTORIZAÇÃO NO ATO DA ADMISSÃO. VALIDADE 
É inválida a presunção de vício de consentimento resultante do fato de ter o empregado anuído expressamente com descontos salariais na oportunidade da admissão. É de se exigir demonstração concreta do vício de vontade.
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
DA RECONVENÇÃO
Art. 462 da CLT - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.
§ 1º - Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado.
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
Art. 343 CPC. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.
Art. 186 CC/2002. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
Art. 927 CC/2002. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)
DOS REQUERIMENTOS
DAS PROVAS
Protesta provar o alegado por todos os meios de provas admitidos em direito, especialmente pelo depoimento pessoal do reclamante, oitiva de testemunhas, sem prejuízo de outras provas eventualmente cabíveis.
FECHAMENTO!
PRÁTICA SIMULADA II (TRABALHO)

Continue navegando