Buscar

Globalização_Sociologia_Sistemas Integrados (Gerais) ead gestão de turismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		A Globalização não é um fenômeno novo. É só lembrarmos das Grandes Navegações realizadas por portugueses e espanhóis e veremos que até mesmo a descoberta do Brasil já faz parte de um processo de integração global. No final da década de 1980, o termo globalização começa a ser utilizado, designando:
	
	
	
	A propaganda dos produtos e serviços em nível mundial, tornando as marcas globais.
	
	
	A criação de organismos internacionais, capazes de mediar as relações políticas e econômicas entre as nações.
	
	
	A popularização de empresas dos países emergentes e o crescimento econômico destas nações.
	
	
	A mundialização da economia, o intercâmbio cultural e a interdependência social e política ao nível mundial.
	
	
	O desenvolvimento de novas tecnologias, a inovação de empresas e o surgimento de uma elite especializada.
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		No contexto da ecologia e do meio ambiente surge a Educação Ambiental. A educação ambiental, por sua vez, possui objetivos específicos e um deles pode ser assim descrito:
	
	
	
	Resgatar a conscientização de que o meio é relevante à sobrevivência, à saúde, ao bem-estar do indivíduo.
	
	
	Estimular as bases para o desenvolvimento turístico, rejeitando os projetos de preservação ambiental.
	
	
	Orientar o ser humano em relação ao ambiente na busca por maiores índices de desenvolvimento econômico das cidades.
	
	
	Revelar o envolvimento das empresas nos projetos de sustentabilidade empresarial e responsabilidade social.
	
	
	Desenvolver o sentido moral diante das diferentes problemáticas ambientais.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Ecologia é uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. Mas, a questão ambiental também constitui uma área de atuação desta ciência, já que a mesma possui seus princípios e preceitos, que vão muito além da degradação provocada pelo homem no ambiente. É no contexto dito anteriormente que surge a Educação Ambiental. Tendo em vista estes preceitos, quais são os objetivos da educação ambiental?
	
	
	
	Ela objetiva a orientação do ser humano em relação ao ambiente e o exercício da política, preocupando-se em discutir o financiamento das entidades comprometidas com estes princípios.
	
	
	Ela objetiva educar as crianças e adolescentes do primeiro mundo para compreender as mazelas e desníveis do terceiro mundo quanto à preservação ambiental.
	
	
	Ela objetiva o desenvolvimento do sentido ético-social diante das diferentes problemáticas ambientais, mas também se preocupa com o desenvolvimento econômico das empresas e populações.
	
	
	Ela objetiva a busca de melhorias na qualidade de vida, a partir da melhoria dos salários e das condições de trabalho, mesmo às custas de ações nocivas ao ambiente.
	
	
	Ela objetiva o contato direto entre o homem e o meio, o resgate e a conscientização de que o meio é relevante à sobrevivência, à saúde, ao bem-estar do indivíduo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Jorge aprendeu na ultima aula sobre Meio ambiente que a biodiversidade é um conceito definido pela Convenção sobre a Diversidade Biológica e como tal deve ser reconhecido no mundo. O que Jorge teria aprendido sobre este conceito?
	
	
	
	Existe uma variedade entre os seres vivos terrestres, marinhos e aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte incluindo a diversidade no interior das espécies, entre espécies e entre espécies e ecossistemas.
	
	
	Existe um equilíbrio estre o meio ambiente e as espécies vivas, de tal modo que as atividades humanas não conseguem destruir, uma vez que a capacidade intrínseca da reconstrução da natureza é infinita.
	
	
	Não existe na Biodiversidade um vínculo tanto em relação ao número de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa dessas categorias.
	
	
	Não existe uma atitude consciente em relação aos nossos hábitos de consumo incluindo a economia de água, luz e reciclagem de lixo.
	
	
	Existe uma variedade de espécies no meio ambiente, de tal modo que isso garante a sustentabilidade das ações das atividades econômicas da humanidade, a despeito de ações nocivas à sobrevivência destas espécies.
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		No mundo em que vivemos, cheio de dificuldades, falta de cuidados com o outro, guerras, o descuido com as riquezas naturais, nos fazem refletir sobre o nosso papel no Planeta. Qual a ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem?
	
	
	
	Ecologia
	
	
	Biodiversidade
	
	
	Biologia Marinha
	
	
	Ecossistema
	
	
	Biosfera
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Veja alguns versos da música PARA TODOS de Chico Buarque. ...Partituras Notas Áudio. O meu pai era paulista. Meu avô, pernambucano. O meu bisavô, mineiro. Meu tataravô, baiano. Meu maestro soberano. Foi Antonio Brasileiro... Estes versos representam impressões de um fenômeno, produto da globalização chamado:
	
	
	
	Economia criativa
	
	
	Pós-modernismo
	
	
	Interdependência social
	
	
	Multiculturalismo
	
	
	Desenvolvimento sustentável
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte inclui a diversidade no interior das espécies, entre as espécies e entre espécies e ecossistemas. Esta descrição refere-se a:
	
	
	
	Ecossistema
	
	
	Fauna Marinha
	
	
	Biologia
	
	
	Biodiversidade
	
	
	Flora marinha
		
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Leia o trecho: O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal). GOHN, 2003. É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho
	
	
	
	recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.
	
	
	cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.
	
	
	é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.
	
	
	defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.
	
	
	utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.

Outros materiais