Buscar

Prova Final Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa (LET21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513020) ( peso.:3,00)
	Prova:
	18958444
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os gêneros textuais se estruturam em situações comunicativas. Eles se apresentam em distintas formas, podendo ser: romance, crônica, conto, bilhete, bulas de remédio, entre outros. Os falantes da língua se utilizam de suportes diferentes dependendo do efeito que desejam provocar em seus interlocutores. Analise a imagem a seguir e, em seguida, analise as afirmativas que explicitam a intenção do texto humorístico a seguir:
I- O texto evidencia o cuidado que devemos ter com golpes que as pessoas tentam nos pregar.
II- O texto de humor brinca com a duplicidade de sentidos que adquire a palavra armação, sendo que é antecedida da expressão: tome cuidado. 
III- O texto possui uma mescla de humor e informação, e seu objetivo é divertir e informar. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.whatsapptop.com.br/img/imgwhats/pode-ser-armacao-5004BaOPW3l17D.jpg>. Acesso em: 7 jul. 2016.
	
	a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	2.
	A comunicação, principalmente nos dias de hoje, é assunto muito discutido. A necessidade que temos de nos comunicar é enorme. Procuramos por rapidez e inovação quando desejamos interagir com as pessoas. Com as novas tecnologias, presenciamos uma explosão de novos gêneros e formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita. No que se refere às tecnologias e aos gêneros textuais, analise as sentenças a seguir:
I- Estão ligados à transformação da sociedade, sendo que o ato de falar e escrever está sempre perpassado por algum gênero e, este, por sua vez, será permeado por tipos textuais.
II- O correio eletrônico, as cartas pessoais ou comerciais e o bilhete são gêneros textuais.
III- A lista de gêneros é reduzida, tal qual como os tipos de textos são empiricamente realizados.
IV- Os gêneros resultantes das novas tecnologias criam formas comunicativas com signos verbais, sons e imagens simultâneas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença I está correta.
	b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	c)
	Somente a sentença II está correta.
	d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas
	3.
	Trabalhar a oralidade e a escuta em sala de aula poderá efetivar-se através do teatro, evidenciando os efeitos de sentido e as estruturas linguísticas. Dentre as estruturas linguísticas, citamos: aspectos de entonação, dicção, gesto e postura. Existem diversos textos teatrais possíveis de encantar as distintas idades; a atividade teatral, naturalmente, deve ser ajustada à idade da criança. Maria Antonieta Antunes Cunha (1991) apresenta o critério idade, quando da representação teatral na escola. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- 8 a 12 anos.
II- 4 a 7 anos.
III- 12 anos.
(    ) Histórias de lendas e folclores são apreciadas. As pantomimas são as representações teatrais por meio de gestos.
(    ) As histórias que abordam personagens do mundo real são as que mais possuem indicações.
(    ) As obras clássicas, que são adaptadas, terão maiores chances de sucesso. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria & prática. São Paulo: Ática, 1991.
	a)
	I - II - III.
	b)
	III - I - II.
	c)
	I - III - II.
	d)
	II - I - III.
	4.
	O desafio da escola é extrapolar sua finalidade estritamente alfabetizadora para uma perspectiva do letramento, ou seja, que amplie a possibilidade do sujeito de agir sobre os vários textos. Na concepção de Magda Soares, assinale a alternativa CORRETA sobre o conceito de letramento:
	a)
	O letramento não é relevante, para Magda Soares, somente a alfabetização é condição de sobrevivência social e econômica.
	b)
	Os estudos de Magda Soares sobre alfabetização e letramento revelaram que inexiste a correspondência entre o momento silábico e a compreensão do que cada letra representa.
	c)
	O Letramento é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e escrita, em um contexto específico, e como essas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais.
	d)
	O indivíduo que vive em estado de letramento é incapaz de empregar e praticar socialmente a leitura e a escrita.
	5.
	O leitor crítico interage com os variados tipos de texto, consegue estabelecer relações e mostra-se autônomo, na medida em que, para este, a leitura vai além da decodificação das palavras. Com base nisso, a leitura é classificada em quatro etapas: a decodificação, a compreensão, a interpretação e a retenção. Quanto às etapas de leitura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A decodificação é a primeira etapa, cuja leitura superficial pressupõe a compreensão do argumento central e a anotação, as palavras desconhecidas. 
(    ) A segunda etapa é denominada de compreensão, a mesma faz alusão ao sentido do texto. O leitor faz suposições através das pistas e infere acerca da intenção do autor. 
(    ) A terceira etapa da leitura faz referência à interpretação dos acontecimentos e garante a atribuição de sentidos. 
(    ) Podemos afirmar que, na quarta e última etapa, são retidas as informações das fases anteriores, sendo que o leitor é capaz de fazer analogias e comparações, reconhece o sentido de linguagens figuradas e as entrelinhas. O leitor reflete sobre a importância do que foi lido e estabelece relações com seu cotidiano.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - F - V.
	b)
	V - V - V - V.
	c)
	F - F - V - V.
	d)
	V - F - V - F.
	6.
	A necessidade de comunicação é inegável e, a cada dia que passa, o homem diversifica as possibilidades de interação com quem vivencia. O homem dispõe de recursos verbais e não verbais para se comunicar. Não é somente por meio da escrita que a comunicação é possível, e como exemplo podemos citar o semáforo, que com as cores é capaz de transmitir mensagens até para quem não conhece as palavras. Música, dança, pintura e mímica também são exemplos desse tipo de comunicação. Desta maneira, os sujeitos dispõem de recursos verbais e não verbais para se comunicar. Sobre estes recursos, analise as sentenças a seguir:
(    ) O código verbal é aquele que comporta a fala ou a escrita, que se manifesta por palavras. 
(    ) A linguagem não verbal é uma forma de comunicação que pode ser estabelecida a partir da pintura, da mímica, da dança, do alfabeto dos surdos-mudos, dos sinais luminosos, entre outros.
(    ) O homem representa o mundo, exprime seu pensamento, comunica-se e influencia os outros. Para tanto, faz uso somente da linguagem verbal.
(    ) Podemos dizer que um mesmo fato poderá ser transmitido através do código verbal ou não verbal, ou seja, a linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - F - V.
	b)
	V - V - F - V.
	c)
	F - V - V - F.
	d)
	F - F - V - F.
	7.
	Ler uma imagem significa observar os textos que podem ser representados por gravuras, desenhos, fotografias, charges, propagandas, publicidades, o livro de imagens, dentre outras. Acerca do livro de imagem, analise as seguintes sentenças:
I- Na ilustração predomina o figurativo, permitindo ao leitor estabelecer conexões com o mundo e elaborar redes interpretativas e enriquecer a inventiva. 
II- A imagem atua na sensibilidade e na cognição, cuja linguagem confere acesso mais imediato, auxilia a criança na interação com a palavra.
III- Na contemporaneidade os livros que devem fazer parte da sala aula deverão apresentar somente textos escritos, já queas imagens são dispensáveis para a atividade de leitura.
IV- O livro de imagens é objeto materializado na palavra artística e nas qualidades estéticas, reunidas no projeto gráfico, na figuratividade, no jogo de cores e formas expressivas. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	8.
	Para formar leitores proficientes, é necessário lançar mão de algumas estratégias. A primeira delas, sem dúvida, inicia com o professor. Isso mesmo, se o professor não é leitor, muito dificilmente ele conseguirá formar alunos leitores. A variedade textual também é muito importante, mas não vale tudo. Para formar leitores proficientes, é necessário realizar uma seleção de textos com qualidade para encantar o aluno. Sobre as práticas de leitura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para formar leitores proficientes, é necessária uma prática continuada de leitura.
(    ) Criar hipóteses e expectativas sobre algo que poderá acontecer no texto compõe a estratégia de previsão e antecipação. 
(    ) A leitura pontual, que identifica elementos importantes do texto visando auxiliar na compreensão, é uma estratégia de leitura. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F.
	b)
	V - V - V.
	c)
	V - F - V.
	d)
	F - V - V.
	9.
	Quando estabelecemos tipologias claras e concisas para os textos, fica mais fácil interpretar e produzir textos que circulam em um determinado ambiente social. Pela forma e pela distribuição do texto no papel, muitas vezes, identificamos as partes que o compõem. Isso nos prepara para a leitura e, consequentemente, para a interpretação do texto. Acerca do texto injuntivo, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	É um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar ou acontecimento e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.
	b)
	É um tipo de texto em que o principal objetivo é contar algum fato. Esse fato serve como informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto não consegue atingir seus objetivos, perde todo o seu valor. Visa sempre a um receptor.
	c)
	É um tipo de texto que está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para realizar algo, por exemplo: uma receita de bolo, a bula de remédio e o manual de instruções.
	d)
	É um tipo de texto que objetiva persuasão. Para convencer o leitor de seu ponto, o texto precisa de clareza e objetividade. A estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão é o padrão para as redações no vestibular.
	10.
	A linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimentos, expor nossa opinião frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano, e, sobretudo, promovendo nossa inserção ao convívio social. É preciso provocar o aluno para que este analise a fala, para que note que há variações no emprego e também no uso decorrente de fatores geográficos, sociais, profissionais, situacionais, entre outros. Quanto às variações linguísticas e à escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor deverá fomentar possibilidades para a reflexão sobre a diferença de falares. Uma vez que "um dialeto não é simplesmente um uso errado do modo de falar do outro dialeto. São modos diferentes" (CAGLIARI, 2006, p. 19).
(    ) As variações linguísticas acontecem porque as línguas se modificam ao longo do tempo, sendo papel da escola fazer a orientação, pois cada modo de falar é adequado para determinada circunstância.
(    ) Uma das funções da escola é conscientizar o discente de que a variedade linguística poderá ocorrer no nível lexical, fonético, morfológico, entre outros, que se vinculam a fatores como o geográfico, o social e o sociocultural e de contexto; os preconceitos acontecem quando um determinado grupo passa a considerar um elemento superior. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 2006.
	a)
	V - V - V.
	b)
	V - F - F.
	c)
	F - V - V.
	d)
	V - V - F.
	11.
	(ENADE, 2011) Desde o final da década de 1970, começou um forte questionamento sobre a validade do ensino da redação como um mero exercício escolar, cujos objetivos principais seriam observar e apontar, através de uma correção quase estritamente gramatical, os "erros" cometidos pelos alunos. (...) Os alunos exercitariam uma forma escrita que raramente dialoga com outros textos e com vários leitores. 
FONTE: BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: reflexões sobre o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C., MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 147. 
Considerando o texto apresentado e a prática de redação em ambiente escolar, assinale a opção CORRETA:
	a)
	A moderna pedagogia linguística recomenda a prática da redação como estratégia de avaliação.
	b)
	É salutar que a produção de textos na escola abranja outras esferas da comunicação humana.
	c)
	Nas produções de textos escolares, a função referencial da linguagem deve sempre ser priorizada como propósito comunicativo.
	d)
	A redação escolar tem mantido identidade com outros gêneros textuais divulgados na escola.
Parte inferior do formulário
2020/1
513020
142884078^-^142
1252848
18958444

Continue navegando