Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa 
O código da comunicação de Jakobson traz elementos de análise que nos permitem verificar função de determinados dizeres na forma escrita ou falada. Nesse sentido, é importante reconhecermos o que cada elemento significa a fim de que os textos produzam mais sentido. Com base nos dos elementos da comunicação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O receptor, compreendido enquanto elemento da comunicação, precisa necessariamente ser dotado de um dado conhecimento para que um texto produza sentido para ele.
(    ) Sempre que a figura do emissor produz uma ideia ou texto, sua intencionalidade na clareza é plenamente percebida por qualquer perfil de leitor, tornando o texto automaticamente compreendido.
(    ) O contexto do qual as informações advêm exerce potencial influência nas escolhas das ideias por parte do emissor. Não há como produzir um texto, com um dado tema, desprezando as condições de produção históricas ou imediatas das ideias.
(    ) O código de linguagem é um elemento fundamental porque é com ele que inicialmente o autor atrai a atenção do leitor. Ao se exercer um código muito formal, para um público muito jovem, a tendência é a displicência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
V - F - V - V.
C
V - V - V - V.
D
V - V - F - F.

Outros materiais