Buscar

Dança V

Prévia do material em texto

1) “A dança se desenvolve, particularmente em Florença, na Itália, no palácio da família Médici, onde, nas festas, eram apresentados espetáculos chamados de trionfi – triunfos, que simbolizavam riqueza e poder.”. O trecho supracitado de História da Dança, de Rosana van Langendonck, é verdadeiro?
( X )SIM
( )NÃO
2) “A dança, nessa época, era quase exclusivamente masculina, mas, nesse balé, começou a haver a participação de algumas damas da corte, formando o que se pode chamar de primeiro corpo de baile”. 
( X )SIM
( )NÃO
3) “1669-1700 – A dança saiu dos salões palacianos e chegou aos palcos dos teatros, ainda como mera coadjuvante de alguns trechos de óperas.”
( X )SIM
( )NÃO
4) “O balé nasceu da união das acrobacias dos profissionais e da leveza e graça da dança das festas da aristocracia.”. 
( X )SIM
( )NÃO
5) “Jean-Georges Noverre (1727-1810) publica as famosas Lettres sur la Danse (Cartas sobre a Dança), um manifesto válido até hoje, no qual é defendida uma dança espontânea, com roupas leves e rostos expressivos, buscando exprimir idéias ou paixões. Idealizou uma nova forma de dança, que preconiza o balé de ação, que se constitui numa obra coreográfica baseada em uma história dramática. Contribuiu, também, para que a dança fosse definitivamente para os teatros.”
 ( X )SIM
( )NÃO
6) "A dança, por participar dessa dinâmica, vai buscar novas formas, e podem ser observadas duas grandes tendências: o apego aos códigos clássicos, remanejados de acordo com o gosto da época, no balé neoclássico, e a contestação daquelas antigas propostas pela dança moderna e contemporânea."
A citação supracitada está presente na obra HISTÓRIA DA DANÇA
de Rosana van Langendonck?
( X )SIM
( )NÃO
7) “Muito difundida, tanto nacional quanto internacionalmente, a dança contemporânea, ainda assim, permanece uma interrogação. Desconstruir a pergunta “O que é dança contemporânea?” talvez seja mais urgente do que responde-la.”
A citação supracitada está presente no artigo “O QUE É DANÇA CONTEMPORÂNEA? NARRATIVA DE UMA IMPOSSIBILIDADE.
( X )SIM
( )NÃO
8) “Como resposta à pergunta “O que é dança contemporânea?”, a dança contemporânea devolve a própria pergunta. Se a dança contemporânea repete a pergunta ao invés de respondê-la, uma vez que não há resposta possível, não o faz repetindo-a como um retorno do mesmo, pelo contrário, como eterno retorno da diferença”.
A citação supracitada está presente no artigo “O QUE É DANÇA CONTEMPORÂNEA? NARRATIVA DE UMA IMPOSSIBILIDADE.
( X )SIM
( )NÃO
9) “O ensino da dança deve sempre considerar que há aspectos expressivos que se confrontam com a formalidade técnica de execução e aspectos verdadeiramente expressivos. A partir de vivências e problematização de manifestações, o aluno tende a compreender e ampliar seus conhecimentos e viver em uma realidade de maneira crítica. A partir desses levantamentos, cabe-nos oportunizar vivência de danças com os alunos, discutir sua constituição histórica, seus significados, as característica e vertentes que estão sofrendo influência da sociedade em geral.”
( X )SIM
( )NÃO
10) “Os diferentes estilos de dança na sociedade que influenciam diretamente os nossos alunos e grande parte delas, são as veiculadas na mídia televisiva e redes sociais, que não tem finalidade alguma de ensinar a dança culturalmente e isso dificulta o ensino da dança nas escolas.”
( X )SIM
( )NÃO

Continue navegando