Buscar

História das ideias psicológicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História das ideias psicológicas
Nome: Caio Fábio de Souza.
N° de matricula: 655190712.
Professor:  MAYLA VERVLOET MENDONÇA
Disciplina: HISTÓRIA DAS IDEIAS PSICOLÓGICAS 
1. Ressalte as principais diferenças existentes entre Wundt e Titchener, principalmente no que seria a divergência em relação ao objeto, método e corrente filosófica: 
O objeto de estudo de Wundt é a consciência. Ele não acreditava que os elementos da consciência são essências inertes, mas sim unidades ativas na organização do seu próprio conteúdo. Seu sistema de estudo da mente era conhecido como Voluntariarismo e se refere ao poder que a vontade tem de organizar os conteúdos mentais em seus processos de pensamento mais complexos. Os psicólogos deveriam preferencialmente estudar a experiência imediata, pois a mesma descreve experiências primárias, elementos componentes simples do consciente. Seu método de estudo era a introspecção quantitativa, ou seja, a busca de relatos conscientes do sujeito com relação ao tamanho, intensidade e duração de estímulos físicos a que eram submetidos.
Fundador do Estruturalismo acreditava que o objeto de estudo da psicologia se centra nos elementos que compõem a estrutura da consciência, não dando muita ênfase a sua associação, tal qual fazia Wundt. Segundo Titchener, a principal tarefa da Psicologia é descobrir a origem das experiências conscientes elementares, ou seja, estudar as partes que fazem parte da consciência para assim determinar a sua estrutura. Para tal estudo, Titchener modificou o método introspectivo de Wundt, tornando-o mais similar ao de Külpe, um método de introspecção qualitativa. De acordo com Titchener, o objeto da Psicologia é a experiência consciente. Titchener define a consciência como a soma de experiências vividas num determinado momento, e a mente como a soma de experiências, acumuladas ao longo da vida. Mente e consciência são realidades semelhantes, mas enquanto a consciência envolve processos mentais que ocorrem em determinado momento, a mente envolve o acumulo total destes processos.
2. Questões Funcionalismo: William James, Dewey e Baldwin.
a) Por que os Estados Unidos receberam tão bem as ideias de Spencer a respeito do darwinismo social? 
Os americanos eram voltados ao pratico, útil e funcional. Essa nação pioneira estava sendo formada por sérios trabalhadores que acreditavam na livre iniciativa, na autossuficiência e na independência da interferência do Estado. E eles conheciam bem de perto a lei da sobrevivência do mais apto no seu dia-a-dia. Por essa razão, a teoria evolucionista foi mais bem aceita nos EUA do que em outras nações. Essa mensagem era compatível com o espirito individualista americano e as expressões “sobrevivência do mais forte” e “luta p ela existência” rapidamente passaram a fazer parte da consciência nacional.
b) Mostre como o funcionalismo está relacionado ao pensamento evolucionista.
Devido as influencias darwinistas, traça-se uma psicologia empenhada na adaptação, evolução e variação das atividades mentais. Com o colapso revolucionário ocorrendo nos EUA à psicologia ganha um espaço de na sociedade e o desenvolvimento necessário. Esse processo demanda uma série de novos ajustes, exames e controle sobre o indivíduo. A psicologia ganha um campo de atuação, papel ativo, classificando, selecionando e ajustando indivíduos a esses novos espaços, as escolas e as fábricas. Vincula-se a temática do indivíduo, ancorada nas forças da biologia. Utiliza-se do evolucionismo darwinista e spenceriano, conduzindo conceitos de adaptação, função e equilíbrio. 
c) Qual a diferença entre a visão de James e de Wundt a respeito da consciência, fazendo referência ao conceito de self, eu e ego? Para James, qual era o propósito da consciência?
De acordo com James, as subestruturas físicas da consciência forma uma parte básica da psicologia. A consciência deve ser analisada no seu ambiente natural, que e o físico do ser humano. Ele rebelava-se contra artificialidade e a estreiteza da posição de Wundt. Acreditava serem as experiências conscientes simplesmente experiências conscientes e não grupo ou conjunto de elementos. A função da consciência é proporcionar a capacidade de adaptação ao ambiente, permitindo-nos escolher.
d) De acordo com James, qual a melhor metáfora da consciência? O que julgava serem as principais características da consciência?
O psicólogo americano William James comparou essas experiências diárias de consciência a um rio que flui continuamente, sem influências de ocasionais interrupções e mudanças de direção. As metáforas mais naturais para descrever o fenômeno são “rio” ou “fluxo”. Referindo-se a esse fenômeno como “fluxo de pensamento” ou de “consciência”.
e) Qual a função do Hábito para James e como é caracterizado:
James inverteu as noções, afirmando que o despertar da resposta física precede o surgimento da emoção “mais rude” como medo, raiva, o pensar, e o amor. Por exemplo, vemos o urso, fugimos e então temos medo. Essencialmente, “nosso sentimento das mudanças (corporais) no momento em que elas ocorrem é a emoção”. Para comprovar sua afirmação Willian James recorreu à observação introspectiva de que, se essas mudanças corporais, como o aumento dos batimentos cardíacos, a aceleração da respiração e a tensão muscular, não ocorres em, não haveria emoção.
f) Quais as metodologias ele julgava apropriadas ao estudo da psicologia?
A observação introspectiva é o método em que devemos nos basear primeiramente e sempre (...) a visão da nossa mente e a descrição do que observamos. J ames enfatizava a importância do pragmatismo na psicologia, cuja doutrina baseava-se na comprovação da validade de uma ideia ou de um conceito mediante a análise das consequências pratica. A conhecida expressão do ponto de vista pragmático afirma que “se funcionar, é verdadeiro”.

Outros materiais