Buscar

QUESTIONÁRIO AUTOIMUNIDADE E DOENÇAS AUTOIMUNES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO AUTOIMUNIDADE E DOENÇAS AUTOIMUNES
1)- DIFERENCIE AUTOIMUNIDADE DE DOENÇA AUTOIMUNE:
A autoimunidade é uma consequência inescapável do modo pelo qual o sistema imune tem evoluído. Dessa forma, nem toda autoimunidade é patológica. Uma resposta autoimune normal pode ser montada contra antígenos criados durante a vida, contra antígenos intracelulares, e contra antígenos resultantes de novas configurações moleculares. Já doenças autoimunes, a maioria resulta da falha em garantir a manutenção da tolerância contra auto-antígenos. Pode haver uma forte predisposição genética pra o desenvolvimento de autoimunidade. Além disso, algumas doenças autoimunes são desencadeadas pela estimulação do sistema imune, como infecções virais, imunização e algumas drogas.
2) ALGUNS DOS MECANISMOS CLÁSSICOS DE LESÕES CAUSADAS PELAS DOENÇAS AUTOIMUNES ESTÃO CORRELACIONADOS AOS MECANISMOS DE HIPERSENSIBILIDADE. QUAL É(SÃO) A(S) HIPERSENSIBILIDADE(S) QUE NÃO PARTICIPAM NO DESENCADEAMENTO DAS LESÕES AUTOIMUNES ?
a) Hipersensibilidade tipo I
b) Hipersensibilidade tipo II
c) Hipersensibilidade tipo III
d) Hipersensibilidade tipo IV
e) todas as assertivas acima.
3)- O QUE É REATIVIDADE CRUZADA E DE QUE FORMA ELA PODE DESENCADEAR UMA DOENÇA AUTOIMUNE ?
Reação cruzada se trata de uma reação não proposital entre antígeno-anticorpo. Onde o anticorpo se liga em um antígeno para o qual não foi especificamente produzido, pois este possui epítopos similares. Nesses casos, é possível haver a reação de anticorpos para antígenos sem haver exposição prévia. Em outros termos os anticorpos contra certos antígenos somente serão sintetizados quando houver combinação entre uma molécula de reconhecimento se efetiva com uma molécula diferente do antígeno indutor da resposta, dizemos que esta molécula apresenta reação cruzada com o antígeno.
Reações cruzadas com antígenos estranhos podem ser suficientes para desencadear uma população de linfócitos T auxiliares que promoverá uma resposta autoimune pelos linfócitos B. Assim, uma atividade auxiliadora desencadeada por um antígeno estranho pode inadvertidamente permitir a ocorrência de uma resposta autoimune.
4)- DE QUE FORMA A FALHA NA REMOÇÃO DE DETRITOS CELULARES PODE INFLUENCIAR NO DESENCADEAMENTO DAS DOENÇAS AUTOIMUNES ? 
Falha na remoção de detritos celulares faz com que os próprios componentes do organismo se transformem em antígenos, podendo levar à persistência de linfócitos autorreativos de muitas especificidades, estímulo de numerosos clones de células S autorreativas, produção de múltiplos anticorpos, levando ao desenvolvimento de doença autoimune sistêmica, como o Lúpus.
5)- DE QUE FORMA UMA INFEÇÃO PODE SER UM FATOR DE DESENCADEAMENTO DE DOENÇAS AUTOIMUNES ?
Uma infecção dispara o mecanismo de autoimunidade e dessa maneira o organismo passa a expressar antígenos seja do patógeno ou que ele mesmo produz. Assim, as células que expressam os auto-antígenos viram alvo do sistema imunológico e induz doenças autoimunes.
6)- AS SEGUINTES DOENÇAS AUTOIMUNES SÃO RELATIVAMENTE COMUNS NOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO, LUPUS DISCOIDE, PÊNFIGO FOLÍÁCEO, TIREOIDITE DE HASHIMOTO E DOENÇA DE GRAVES. ESCOLHA UMA DESTAS DOENÇAS E FAÇA UMA PESQUISA NA INTERNET, IDENTIFIQUE O MECANISMO IMUNOLÓGICO DESENCADEADOR DESTA DOENÇA, QUAIS SÃO AS ESPÉCIES MAIS AFETADAS E AS RESPECTIVAS PREVALÊNCIAS.
PÊNFIGO FOLIÁCEO: O complexo pênfigo é um grupo de doenças autoimunes de descrição rara mais que acomete cães e gatos, dentre as variações que existem dentro do complexo, podemos citar o Pênfigo Foliáceo, o Pênfigo Eritematoso, o Pênfigo Vulgar e o Pênfigo Vegetante. Estes se distinguem de acordo com a forma e a características das lesões apresentadas, variando de vesículas bolhosas, pústulas na pele, colaretes epidérmicos, eritema e a despigmentação da área acometida. Dentre esses, o Pênfigo Foliáceo é a dermatopatia imunomediada de ocorrência mais comum nos cães e nos gatos. Também acomete seres humanos, principalmente adultos jovens e crianças.
Mecanismo desencadeador: Sua etiologia ainda não está totalmente elucidada, porém está envolvida na produção irregular desse autoanticorpos específicos. Alguns estudos apontam que o pênfigo foliáceo também pode ocorrer devido à utilização de alguns fármacos que possuem os compostos tióis em sua composição, ou então por apresentarem enxofre, que em sua biotransformação que acaba por produzir grupos tióis ativos. O Pênfigo Foliáceo é caracterizado por produzir autoanticorpos contra um dos antígenos responsáveis pela adesão intercelular epidérmica, presente nos desmossomos. A produção dos autoanticorpos está diretamente ligada a uma regulação imune anormal ou devido a uma estimulação antigênica anormal. O antígeno mais provável responsável pela ocorrência do pênfigo foliáceo é a desmogleína 1 do grupo da caderina.
7)- QUAIS DOS FATORES ABAIXO NÃO INFLUENCIAM NO DESENCADEAMENTO DE DOENÇAS AUTOIMUNES ?
a) Stress
b) Infecções
c) Fatores genéticos
d) Doenças preexistentes
e) Neoplasias

Continue navegando