Buscar

Teorias de Motivação, Inteligências, Criatividade e Competências Profissionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS
	CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
	ATIVIDADE:
Aula 05 /06/07/08
	Aluno: 
	RGM:
	Polo :
	
	Disciplina:  Psicologia Empresarial
	ANO LETIVO: 
20120
	DATA PARA ENTREGA: 
	Valor das duas 
Atividades = 2,5
	
 
	QUERIDO ALUNO (A) 
Envie as atividades das aulas 5 a 8 por meio do portfólio 2
QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO 
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO 
QUADRO DE AVISO.
ATT Profa. Doutora Silvia Mara Pagliuzo Muraki
	ATIVIDADES DA AULA 05
1. Após ler a aula 05, elabore um texto explicativo sobre as Teorias das Necessidades de Maslow sobre Motivação.
 A teoria das necessidades de Maslow ela acredita na idéia de cada ser humano se esforça muito para satisfazer as suas necessidades pessoais e profissionais. Ela representa um divisão hierárquica em que as suas necessidades que são consideradas mais baixas devem ser satisfeitas antes das necessidades com nível mais alto, segundo a teoria cada individuo tem realizar uma escala hierárquica de necessidades para atingir a sua reliazação.
ATIVIDADESDA AULA 06
1- Após leitura da aula 6: Relacione e explique as teorias sobre inteligências:
Teoria das Inteligências Múltiplas e Inteligência emocional. 
Teoria das Inteligências Múltiplas: foi estudada por pelo psicólogo Howard Gardner como um contra peso para o paradigma da inteligência única, ele propôs que a vida humana requer desenvolvimento de vários tipos de inteligências.
Inteligência Emocional: esta relacionada a habilidade das pessoas em controlar, conhecer, se motivar e persistir em face a frustações, controlar impulsos canalizando emoções para situações apropriadas, praticar gratificação prorrogada, motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.
ATIVIDADE DA AULA 07
1- Após ler a aula 07, elabore um texto sobre os aspectos que geram criatividade e os bloqueios que impedem o desenvolvimento da criatividade no ambiente de trabalho.
Para gerar criatividade devemos estimular através por meio de informação, mantendo assim a mente aberta a novas idéias e mudanças, ficar atento e focar nos problemas, desfrutar de lazeres, fugir de idéias dominantes, evitar pensar de forma convencional, não se ater a barreiras e regras e sempre procurar algo novo todos os dias para não cair na rotina.
Já os bloqueios são paredes invisíveis que nos impedem de sair limites construídos ao longo dos anos, a onde vem os nossos medos, frustações e ansiedade e imposições da sociedade, família etc, outros bloqueios são criados por nos mesmos como: emoções, temores, experiências, etc e outros são criados pelo ambiente: valores, regras, falta de apoio etc.
ATIVIDADE DA AULA 08
PARABÉNS, JÁ ESTÁ ENCERRANDO AS SUAS ATIVIDADES 
1- Sobre a Janela Johari, explique as quatro facetas do relacionamento interpessoal.
A janela johari consiste em quatro facetas que são elas:
“Eu Aberta”: é onde efetivamente se da o relacionamento interpessoal produtivo, ocorre uma efetiva troca de informações , quanto maior essa área mais produtivo e mais útil é o relacionamento, porque os problemas são conhecidos e de fato enfrentados para serem resolvidos uma vez por todas.
“Eu Oculta” Representa os aspectos que a pessoa conhece, mas, consciente e deliberadamente, esconde dos outros por motivos diversos, tais como: insegurança, status, medo da reação, medo do ridículo etc, preferem falar pouco e ouvir muito, sua falta de confiança provoca desconfiança dos outros membros.
“ Eu Cega” o ponto cego é aquilo que os outros vêem em nós e que nós mesmos não somos capazes de ver, reflete muito na necessidade de afirmação e pouca confiança na opinião alheia, as próprias opiniões são muito valorizadas.
“Eu Desconhecida” é a área é ao mesmo tempo desconhecido por nós mesmos e pelas outras pessoas, aquilo que ainda não foi explorado em nós, que permanece latente ou inconsciente, nelas esta incluídos os talentos , habilidades ignoradas, os impulsos e sentimentos mais profundos e reprimidos , a criatividade bloqueada.
2- Após ler a aula 08: Apresente as principais competências de um bom profissional.
Flexibilidade: ele tem que atitudes para dar com os imprevistos e contornar nos momentos de crise.
Autoconfiança e autoconhecimento: são importantes para assumir os riscos e ter segurança, são ótimas para o espírito empresarial, visando ser um líder e empreendedor.
Iniciativa: serve para tomar as idéias boas em pratica, agir com velocidade e inovação.
Competitividade: ter metas claras, não se contentar com um objetivo comum, procura realizar o trabalho com excelência.
Visão do Cliente: descobrir os desejos ocultos do outro, investir o tempo sobre as necessidades das outras pessoas e clientes, detectar aquilo que satisfaz o cliente.
Compreensão interpessoal e empatia: ter a sensibilidade de lidar com todos, satisfazer os demais e torna-se o líder do grupo graças a sua empatia, essa é uma habilidade chave.
Capacidade de Liderança: é a capacidade natural dos outros seguirem você, a pessoa tem a capacidade de motivar seus colegas de trabalho.
Persuasão: influenciar e persuadir os demais para alcançar os objetivos propostos é uma habilidade muito poderosa.
Trabalho em Equipe: se sentir bem colaborando com todas a pessoas, escutar e respeitar a opinião alheia, preferir trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum.
Visão de Negocio: preocupam sempre em estar atuliazados, é capaz de prever as conseqüências das decisões antes que elas virem um problema. 
P.S. Para assimilação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das atividades, disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .
Bons Estudos. 
Prof. Dra Silvia M. P. Muraki

Outros materiais