Buscar

ATIVIDADES COLABORATIVA

Prévia do material em texto

DOENCAS NEGLIGENCIADAS
Aluno: Ari Felix da Silva.
Curso: Nutrição
	As doenças negligenciadas são um conjunto de doenças endêmicas coma a alta prevalência na população mundial como um todo, são doenças por se caracterizarem, por afetarem a população, que não tem condições financeiras favoráveis, onde prevalecem também condições precárias de moradias, saneamentos básicos, infraestrutura e falta do poder do estado. Mas estas enfermidades não afetam hoje apenas as populações vulneráveis, porque estas doenças, tais como: dengue, Zica, Chikungunya, Leishmaniose, leptospirose, doenças chagas, malária, por exemplo: são doenças de transmissão vetorial, ou seja, são os insetos que são responsáveis por transmiti-la, isso faz com que a distribuição destes males não se limitem apenas a populações de baixa renda com suas habitação precária, mas também as populações mais abastadas, que tem melhores condições de vida, ou seja, chega no barraco, mas também chega na mansão.
	 Elas são chamadas também de negligenciada, porque recebem menos aporte financeiro da parte das autoridades ou uma parcela menor de investimento com relação a outras enfermidades, vale salientar que as doenças negligenciadas recebem apenas 5 % dos recursos para pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos. A OMS reconhecem hoje 17 grupos de pessoas que discutem sobre doenças negligenciadas e a mesma possuem ações diferenciadas em diversas partes do mundo como: Ásia, África, América Latina no combate a estas endemias. Vale salientar que entre 500 mil a hum milhão de pessoa são morta por ano devido ação destas doenças. Por isso, estes Grupos no mundo todo se reúnem para formar estratégia de controle, prevenção, diagnósticos, e erradicação e desenvolvem ações de educação e saúde voltada a informação a destas populações. O Ministério da Saúde do Brasil possui programa estratégico para combate e controle destas doenças, mas falta ainda muita informação, principalmente para as comunidades carentes. 
	Mas como podemos mudar o cenário? No Brasil precisamos entender que não só e estas endemias são negligenciadas, mas uma parte da população brasileira como, por exemplo: favelas, comunidades rurais, as comunidades isoladas das florestas, indígenas, quilombolas, etc., ou seja, pessoas desfavorecidas em termos econômicos e financeiros, que infelizmente vivem a margem da sociedade, portanto, sem essas informações educativas de prevenção tão necessárias, mais condições de tratamentos dos atores, moradias dignas, infraestrutura, saneamento básico e maiores incentivos a pesquisas não conseguiremos mudar. 
REFERENCIAS:
Doenças Negligenciadas. < https://agencia.fiocruz.br/doen%C3%A7as-negligenciadas>. Acesso em 30-03-2020.
 Doenças negligenciadas; Claudia de Carvalho Falci Bezerra <https://www.infoescola.com/doencas/doencas-negligenciadas/>. Acesso em 30-03-2020.

Continue navegando