Buscar

Características de uma boa metodologia de gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Características de uma boa metodologia de gestão
Uma boa metodologia de gestão envolve a definição de objetivos claros e específicos que a escola pretende alcançar. Tendo os objetivos definidos, é necessário definir como eles serão alcançados. Para isso, é fundamental que haja uma etapa de planejamento na gestão escolar.
O planejamento escolar deve levar em consideração a realidade da escola, considerando, também, o que já foi feito nos anos anteriores. Além disso, é importante que tenha a participação de diversos agentes da comunidade escolar, como diretor, professores e familiares dos alunos.
No entanto, uma boa metodologia de gestão não diz respeito apenas ao planejamento escolar. Desenvolver o que foi planejado, assim como avaliar, é de extrema importância para levantar os pontos fortes e o que funcionou e pensar em estratégias para superar as dificuldades. Por isso, é importante que uma boa metodologia de gestão escolar tenha como um de seus pilares a avaliação contínua.
O Ciclo de Gestão do Ensino (CGE)
O Ciclo de Gestão do Ensino (CGE) é uma metodologia de gestão desenvolvida a partir de processos de melhoria contínua e foi adaptado à realidade escolar. Seu principal objetivo é melhorar continuamente o processo de ensino-aprendizagem das instituições de ensino. O CGE compreende 4 etapas:
Planejamento:
A etapa de Planejamento é o momento de definir quais ações a escola vai realizar para alcançar seus objetivos. A realidade da escola deve ser analisada e levada em consideração e é preciso atribuir um prazo e um responsável para cada ação.
Desenvolvimento:
As ações definidas na etapa de Planejamento vão ser colocadas em prática nesta etapa, o Desenvolvimento. Registrar de forma clara o andamento das atividades é muito importante, para que toda a equipe consiga acompanhar os trabalhos.
Avaliação Contínua:
Na etapa de Avaliação Contínua, é feita uma verificação se as tarefas estão evoluindo conforme o esperado. Nela, é possível acompanhar a aplicação das estratégias, verificando se estão funcionando, se é necessário replanejar ou realizar uma intervenção específica.
Intervenção Pedagógica:
A etapa de Intervenção Pedagógica tem como base os resultados obtidos na etapa de Avaliação Contínua. Esse é o momento de calibrar as ações para que os objetivos propostos sejam de fato alcançados.
Os desafios do coordenador pedagógico na gestão escolar
O principal desafio do coordenador pedagógico na gestão escolar se deve à sua atuação se dar, muitas vezes, “apagando incêndios”. Por ser responsável por resolver problemas pontuais com frequência, é impossibilitado de desenvolver ações de longo prazo que muito contribuiriam com a instituição de ensino. Por isso, o coordenador deve adotar uma boa metodologia de gestão, que o permita agir preventivamente, e não reativamente, quanto aos desafios da escola.
Outro desafio presente no dia a dia do coordenador pedagógico é a formação de professores capacitados para lidar com os problemas que surgem dentro do ambiente de sala de aula. Desenvolver competências de gestão de conflitos nos professores é fundamental para que pequenos problemas não prejudiquem o aprendizado e sejam resolvidos rapidamente.
Coordenador pedagógico: o que é, rotina e suas atribuições
O coordenador pedagógico é o profissional responsável por acompanhar as práticas pedagógicas da instituição de ensino, auxiliando o corpo docente em suas dificuldades e buscando remover quaisquer impedimentos para realização do trabalho dos professores.
A formação continuada dos docentes é uma das funções do coordenador escolar. Isso pode ser feito por meio de cursos online ou presenciais, criando uma cultura na instituição de ensino que valorize a formação continuada e entenda sua importância.
O coordenador pedagógico é responsável, também, por verificar a conexão entre o currículo da escola e o trabalho desenvolvido em sala de aula. Junto aos professores, o coordenador tem o papel de refletir quanto às práticas pedagógicas, analisando e levando em conta as necessidades de ensino-aprendizagem dos alunos. Avalia, também, o processo de ensino-aprendizagem e dá feedback aos professores e responsáveis pelos alunos.
A rotina do coordenador pedagógico é pautada, principalmente, em ações para garantir uma boa comunicação dentro da instituição de ensino. O profissional é a principal ponte entre a escola e as famílias dos alunos e deve buscar estabelecer uma relação de parceria, a fim de que eventuais problemas possam ser resolvidos de forma conjunta e prática.
Conclusão
O coordenador pedagógico tem importantes responsabilidades dentro da escola, sendo o principal agente de uma boa comunicação dentro do ambiente escolar. Por ser o profissional responsável pelo acompanhamento das práticas pedagógicas, é essencial que estabeleça uma gestão clara e eficiente desses processos, a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
Definir uma metodologia de gestão para ser utilizada na escola é uma forma muito eficaz de levar a instituição a alcançar seus objetivos. Para isso, é importante definir uma metodologia que leve em conta a realidade da escola e permita um acompanhamento contínuo do desenvolvimento das atividades. Assim, necessidades de intervenções são identificadas com maior facilidade e é possível traçar novas estratégias para a gestão escolar.
O Ciclo de Gestão do Ensino (CGE) é uma metodologia que permite o acompanhamento contínuo das atividades e conta com quatro etapas: Planejamento, Desenvolvimento, Avaliação Contínua e Intervenção Pedagógica. O CGE foi criado especificamente para o segmento educacional e tem como objetivo ajudar as escolas a alcançarem seus objetivos, melhorando o processo de ensino-aprendizagem.
Quer conhecer mais sobre o CGE e saber como a par pode ajudar a sua escola?

Outros materiais