Buscar

Atividade A1 - Planejamento de Carreira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ricardo Antonio Santos da Silva RA: 2147454
Planejamento e desenvolvimento de carreira
Atividade 1 (A1)
Você acredita, que atualmente, seja viável conversar sobre planejamento de carreira de forma transparente com os gestores?
Quando pensamos em desenvolvimento de carreira e em autorresponsabilidade, vemos que o plano é apenas uma maneira de visualizar todas as opções ao seu redor. 
Portanto, acredito que seja viável conversar sobre planejamento de carreira de forma transparente com os gestores. Isso é necessário para que eles saibam que você possui uma perspectiva de crescimento profissional no local em que trabalha. Com isso os gestores podem envolver sua equipe numa estruturação de metas para que seus funcionários se sintam motivados e participativos no seu ambiente de trabalho, com isso eles podem melhorar sua produtividade e atingir seus objetivos do planejamento de carreira.
Qual deve ser o papel da área de gestão de pessoas nesse contexto?
Creio que um dos papéis mais importantes da área de gestão de pessoas deve ser analisar a motivação e a retenção de talentos, além de gerir competências, desempenho, avaliação, capacitação e desenvolvimento, pois isto pode agregar muitos benefícios para a empresa. Quando isso acontece o funcionário se sente parte importante da organização em que trabalha e pode então ter maior produtividade para atingir melhores metas.
Planejamento de carreira, até que ponto a responsabilidade é sua e até que ponto é das organizações?
A relação entre empresa e funcionário se modificou. O potencial humano passou ter mais valor, uma vez que a inovação é chave do sucesso. O funcionário deixou de ser passivo, esperando uma chance ou “aguardando sua vez” para crescer, e passou a ter postura mais ativa, conversando e negociando com a empresa. A empresa, por outro lado, para atrair e reter talentos, passou a investir nos melhores para crescerem juntos.  
Com isso a organização deve passar a se responsabilizar em desenvolver medidas, modelos e práticas de planejamento de carreira.
De minha responsabilidade, assumir o papel de protagonistas de minha carreira e de meu desenvolvimento, demonstrando crescimento contínuo, mobilidade, flexibilidade e notoriedade, analisando opções de trajetórias profissionais e se preparando para aproveitar as oportunidades que estejam de acordo com meus objetivos.

Outros materiais