Buscar

Planejamento de Carreira e Gestão de Pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Você acredita, que atualmente, seja viável conversar sobre planejamento de carreira de forma transparente com os gestores?
Sim, acredito que elaborar um plano de carreira é vantajoso para as empresas. Atualmente houve uma mudança muito grande no mundo, e também no mercado de trabalho. A possibilidade do funcionário/individuo poder escolher aonde tem pretensão de chegar é valido, por que seus objetivos podem ser traçados e explorado a cada vez mais. 
O planejamento de carreira determina os critérios de ascensão de um colaborador dentro de uma empresa, é manter seus funcionários motivados, determinados e com objetivos dentro da empresa. É preciso que o gestor/líder tenha uma conversa clara e transparente com seus colaboradores, saber quais são as perspectivas de cada um. Alcançar sua equipe para a estruturação de metas pode ser essencial para que eles sintam -se mais motivados e participativos dentro do ambiente organizacional.  
Qual deve ser o papel da área de gestão de pessoas nesse contexto?
Área de gestão de pessoas vai além da contratação, remuneração, direitos e obrigações. O papel mais importante é administrar para gerar mais competências de seus funcionários tanto como o desempenho, capacitação e desenvolvimento. Gerando diversos benefícios para a empresa, trazendo um maior comprometimento para atingir metas dentro da organização. 
Fornecer recursos que possam estimular, a desenvolver seu plano de carreira são caminhos com opções de desenvolvimento, treinamento e capacitação do gestor/empresa. Assim, a gestão de pessoas alcança um clima organizacional de melhor qualidade e muito mais agradável, alcançando as expectativas da empresa com as expectativas dos funcionários, formam um fator positivo promovendo motivação e melhora no desempenho. Equipes bem estruturadas, motivadas e organizadas levam a gerar um resultado positivo para a empresa. 
Planejamento de carreira, até que ponto a responsabilidade é sua e até que ponto é das organizações?
Considero que seja da organização a responsabilidade de desenvolver políticas, modelos  e  práticas  de planejamento de carreira, além de disponibilizar treinamento em gestão de carreira para Líderes. E dos profissionais assumirem o papel de protagonistas de suas carreiras e de seu desenvolvimento, demonstrando crescimento contínuo, flexibilidade e qualidade, analisando opções de trajetórias profissionais e se preparando para aproveitar as oportunidades que estejam de acordo com seus objetivos. A chave essencial é a valorização e inovação do funcionário/empresa, passando a investir e ambos terem crescimento.

Continue navegando