Buscar

Estudo de caso- SOCIO-EDUCAÇÃO E A UNIVERSIDADE: PROJETOS DE REINTEGRAÇÃO DA PESSOA EM CONFLITO COM A LEI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO – AII – SEGUNDA LICENCIATURA E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Socio-educação e a Universidade: projetos de reintegração da pessoa em conflito com a lei
	
 A violência está crescendo na maioria das cidades do Brasil, envolvendo também como autores crianças e adolescentes. O que desperta uma revolta na população que acha que não estão sendo punidos como deve ser. Todavia o Direito Penal Juvenil não apenas puni aqueles que ferem a lei, mas também deve apresentar aos menores oportunidade de ressocialização. Na Alemanha a responsabilidade penal juvenil é de 14 anos e para o Brasil está reponsabilidade é de 12 anos. Cada país tem uma idade para sua maioridade penal.
 A Declaração Mundial sobre a Educação para Todos tem um plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem que é estendido pra a socio educação. Isto pode ser compreendido no artigo 2 onde se diz “universalizar o acesso à educação e promover a equidade” que pode ser entendido como proporcionar a todos com igualdade. O mesmo é reforçado no artigo 3 o qual se refere “educação básica deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens e adultos”. 
 Moro na cidade de Ipatinga no vale do Aço no estado Minas Gerais, o centro socio educativo é de responsabilidade da Secretaria do Estado de Justiça e segurança pública. O centro recebe indivíduos de 12 a 18 anos, que cometeram atos infracionais, crimes ou contravenção penais. Tem a capacidade para 40 vagas. Foi inaugurado em 2014, em 2017 um adolescente de 16 anos foi encontrado morto em alojamento da instituição, em 2019 houve uma tentativa de homicídio. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública o órgão busca resgatar a convivência familiar, incentivar os estudos, o fortalecimento dos vínculos comunitários e o estímulo à autonomia por meio da participação social.

Continue navegando

Outros materiais