Buscar

ROTEIRO ESTUDO DIRIGIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
 CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO
)
	FOLHA DE RESPOSTA ESTUDO DIRIGIDO 
	Curso: PSICOLOGIA
	Disciplina: Psicologia das Organizações I
	Turma: 5º 
	Professor: Diogo Freitas Pereira Gomes
	Aluno: LARISSA CRISTINA NEVES
	Matrícula: 600601059
	Data da aula:_18_/__03__/_2020_.
INSTRUÇÕES: 
O estudo dirigido é uma ferramenta de ensino aprendizagem que procura o desenvolvimento do processo reflexivo e da análise crítica sobre determinado assunto.
Com base no material de estudo disponibilizado para essa aula, responder individualmente, as questões abaixo.
QUESTÕES A SEREM ANALISADAS E RESPONDIDAS:
Texto Referência: “Campo Profissional do Psicólogo em Organizações e no Trabalho”
1.	Qual a missão da Psicologia Organizacional e do Trabalho?
	A missão da psicologia organizacional e do trabalho é analisar, explorar e compreender as múltiplas dimensões que caracterizam a vida das pessoas, dos grupos e das organizações, em um mundo crescentemente complexo, construindo, a partir daí, estratégias e procedimentos que possam promover preservar e restabelecer a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, sem abrir mão da produtividade da qual depende o atendimento das necessidades dos indivíduos e dos grupos sociais.
2.	Sobre a formação histórica da POT enquanto campo do saber, indique as influências da psicologia industrial na concepção atual da POT, diferenciando os dois campos teoricamente. 
PSICOLOGIA INDISTRUAL sua área de atuação são as indústrias. Atividade Principal: Avaliação Psicológica e ajuste homem/máquina/trabalho. Processos Seletivos. Foco nos pequenos grupos (análise e intervenção). 
POT ATUAL sua área de atuação, além do contexto industrial (serviços públicos, hospitais, organizações do terceiro setor, etc) Atividade Principal: Promoção do Bem-estar e Qualidade de Vida. Incorporação de Novas Atividades. Ampliação da POT: entender e lidar com questões que extrapolam o nível individual de análise.
3.	Aponte quais são os três campos atuais que estruturam e compõem a Psicologia Organizacional e do Trabalho, apresentando seus limites e intersecções. 
Psicologia do Trabalho – respostas a questões relacionadas com o comportamento humano e o trabalho (emprego e/ou tarefas); 
Psicologia Organizacional – respostas a questões relacionadas à interação entre o comportamento humano no trabalho e a organização onde este ocorre; 
Gestão de Pessoas – respostas a questões relacionadas à ação humana e a organização, enfocando o conjunto de políticas e praticas que revelam a estratégia utilizada de forma conjunta com os objetivos e a missão da organização.
4.	A inserção do psicólogo nas organizações implica na necessidade de conversar com saberes de outras áreas, seja dentro da própria psicologia ou fora dela. Apontem quais são estas áreas e quais assuntos existem em comum. 
Administração: teoria das organizações, tecnologia organizacional, mudanças organizacional. Ambiente organizacional, estratégias organizacionais.
Sociologia: poder, política, conflito. Dinâmica do mundo de trabalho. Emprego e desemprego. Sociologia do trabalho.
Antropologia: diversidade cultural: valores e atitudes comparadas. Analise transcultural. Cultura organizacional.
Ciências políticas: conflitos, políticas intraorganizacionais, poder, coalizões.
Educação: qualificação e trabalho. Processos educativos. Métodos de ensino-aprendizagem. Recursos instrucionais. Ensino a distancia. 
Economia: dinâmica produtiva. Impactos de novas tecnologias. Produtividade. Emprego e desemprego. Políticas macroeconômicas. Mercado de trabalho.
Direito: relações trabalhistas, leis trabalhistas, assedio moral, discriminação, retaliação, implicações legais.
Engenharia/arquitetura: novas tecnologias, organização dos processos de trabalho. Planejamento ambiental. Sistemas sociotécnicos.
Medicina/saúde coletiva: anatomia humana, fisiologia, antropométrica, biomecânica. Políticas de saúde. Comportamento de risco. Prevalência. Prevenção e promoção. 
5.	Quais são as principais competências necessárias para a atuação profissional do Psicólogo Organizacional e do Trabalho?
Explicar as principais mudanças no mundo do trabalho e como este se estrutura na contemporaneidade.
Identificar e articular as principais interfaces entre POT e outros campos da psicologia.
Compreender e comunicar a natureza da organização como fenômeno psicossocial, contribuindo para processos de transformação da sua estrutura e dos seus modelos de gestão.
Analisar e ampliar o dialogo do espaço ocupacional em POT com espaços de profissões afins.
Reconhecer os diferentes níveis que estruturam os processos organizacionais e de trabalho.
Analisar criticamente a constituição da POT no Brasil e no mundo com area de atuação profissional.
Reconhecer os diferentes níveis de intervenção ante os fenômenos organizacionais e do trabalho, buscando contemplar todos eles.
Mapear o campo cientifico em POT, identificando seus principais construtos, estratégias metodológicas e avanços recentes.
6.	Ao se considerar as atividades do psicólogo organizacional e do trabalho, é possível identificar diversos níveis de atuação. Aponte, ao menos, três destes níveis e explique de que forma eles devem ser levados em conta no trabalho do psicólogo nas organizações.
Nível técnico: intervenção em processos a partir de instrumentos e procedimentos disponíveis; 
Nível tático: quando o psicólogo trabalha com uma equipe para implantação de uma estratégica, a partir de diagnósticos já realizados;
 Nível estratégico: formulação de estratégias; 
4° Nível: possibilidade de intervenção no plano de formulação de políticas globais para a organização, as quais se desdobram em ações estratégias e técnicas.

Continue navegando

Outros materiais