Buscar

Relatório 5 (1) principal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução
O relatório no qual foi redigido, relatamos nossa experiência em sala de aula onde eu observei na pratica tudo o que estamos aprendendo na teoria. Foi analisado também questões como postura, didática, material utilizado, infraestrutura da escola e da sala de aula, e tudo que envolve o processo de ensino-aprendizagem, inclusive o comportamento dos alunos.
Com isso esperamos mostrar a importância das metodologias usadas pelos docentes para entreter a sala de aula, também procuramos passar uma visão mais ampla da escola, suas praticas, etc.
Espero que ao final consigamos passar como é o dia a dia de uma sala de aula, quais as praticas mais chamam a atenção dos alunos, em que momentos eles perdem o foco, entre outras coisas.
Desenvolvimento
Para o trabalho proposto escolhemos a escola Eduardo Alves Ramos, de ensino fundamental I e II no município do Eusébio, a escola encontra-se na zona urbana da cidade e os alunos tem facilidade em chegar na escola, para aqueles que moram mais longe a prefeitura disponibiliza um ônibus. A estrutura física da escola parece boa. Compõe-se de uma quadra esportiva, sala de informática, cadeiras novas, há fardamentos para todos os alunos e além disso existe um projeto chamado Mais Educação onde os alunos passam no mínimo 7 horas na escola praticando no tempo adicional a carga horaria atividades extracurriculares, a escola é limpa e organizada.
Fomos recebidos pela coordenadora do tempo Integral, Revilania. Bem a aula que vamos relatar aconteceu em uma turma de 5 ano no período da Manhã. A professora que ministrou a aula foi a Sara Lima e a matéria foi matemática (porcentagem).
A professora ao entrar na sala de aula deu bom dia aos alunos. A mesma explicou qual o conteúdo que iria ser explorado em sala de aula. A aula começa com a turma concentrada a professora vai ao quadro negro e faz uma serie de exemplos de porcentagens de 25%, 50% e 100%, vimos que alguns alunos não compreenderam a explicação e fazem perguntas a professora Sara, a mesma explica novamente. Essa atividade dura por volta de 30 minutos. Com mais ou menos 30 minutos de aula percebo que a turma fica um pouco desconcentrada e a professora sente um pouco de dificuldade devido ao barulho das turmas vizinhas. Passado o momento, a professora com o rosto serio consegue controlar a turma e passa atividade do livro: Viver Valores – Pimentel Heloisa Editora Ática S.A. No decorrer da atividade a professora ia sondando os alunos para ver quem havia entendido, quem estava tentando fazer a atividade. A professora mostrava-se prestativa. Porém sentimos que faltou uma atividade mais lúdica para a melhor compreensão dos alunos.
Após alguns minutos de concentração, uma aluna chama a professora, A aluna disse que não estava conseguindo responder a tarefa, e solicitou ajuda a professora. Logo após o pedido de ajuda da primeira aluna, outros também pediram. Foi aí que a professora Sara, perguntou quem não estava entendendo. A grande maioria da turma levantou a mão, teve até um aluno que disse que na hora da explicação estava entendendo, porém, quando foi realizar a atividade não conseguiu. Isso mostra que tanto o barulho pode ter atrapalhado a concentração da turma, como a falta de algo mais lúdico ou pratico faltou a aula.
Bem após a verificação de que a maioria da turma não estava entendendo a professora Sara criou uma situação trazendo para o mundo real deles, fazendo alusão a coisas que os alunos conheciam, a turma começou a interagir mais com a aula, alguns diziam que já haviam passado por aquele problema indicado pela docente, outros diziam “tia é verdade! Minha mãe sempre faz isso”. Sempre a professora controlando a situação, mas deixando os alunos imaginarem.
Desta forma toda a turma começou a compreender pouco a pouco, até não restarem mais dúvidas. Ao final, todos os alunos conseguiram terminar o exercício, sempre sobre a vistoria da professora. A atividade durou cerca de 25 minutos.
Ao final da aula a professora faz a chamada e os alunos saem para o intervalo. Verificando o plano de aula que nos foi passado, a professora já havia previsto a dificuldade inicial com a matéria. Sendo assim em nenhum momento a professora perdeu o controle da turma ou da aula. A turma se comportou de maneira satisfatória interagindo com a aula sempre que eram requisitados. A professora usou a metodologia tradicional, a professora foi o sujeito ativo no processo de ensino da aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, por aula teórica. Sendo assim, ao meu ver o resultado da aula foi conseguido, com professor e alunos saindo satisfeitos com os resultados obtidos. 
Conclusão
A observação das aulas foi importante pois vivenciamos na pratica como se relaciona o professor com os alunos e o papel que a escola exerce para facilitar ou dificultar esse trabalho. Analisamos como é a rotina de uma escola, como os alunos interagem em diferentes ambientes.
É de extrema importância saber compreender, como se deve agir ao exercer a profissão de um docente. Ao observamos pudemos compreender que a percepção é um movimento, e não é algo de que acontece de imediato, notamos assim que tem todo um processo. 
Concluímos que a sala de aula é um espaço onde a uma relação de aprendizados que nos proporciona diferentes saberes e metodologia e que a percepção sobre quais usar e quais não usar depende da experiência do docente, visto que turmas e ambientes diferentes, precisaram de metodologias diferentes também.
Referencias bibliográficas
Letícia Meurer Krüger, Sandra Rolim Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/OC/article/viewFile/4306/pdf_82
Portal da Educação Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/pedagogia-liberal-tradicional-o-autoritarismo-como-base-da-aprendizagem/37583

Continue navegando