Buscar

HISTORIA DO PENSAMENTO POLITICO E ECONOMICO DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História do Pensamento Político e Econômico (HIS33)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:455774) ( peso.:4,00)
	Prova:
	14318685
	Nota da Prova:
	8,70
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Platão foi um pensador de uma época conturbada. Oriundo de famílias aristocráticas, ele presenciou as primeiras discussões sobre a democracia e a queda das aristocracias. Neste sentido, descreva as teorias platônicas acerca da responsabilidade das decisões políticas.
	Resposta Esperada:
Platão argumentava que o governo deve ser exercido de forma aristocrática, ou seja, deve ser o governo dos "melhores". Aristocracia vem de aristoi = melhores, e cracia = poder. Platão não é um pensador democrático, no sentido original do termo, ele defendia que as decisões políticas deveriam ser de responsabilidade de pessoas preparadas para ocupar esses cargos, excluindo, assim, uma parcela considerável da sociedade. A administração de uma cidade ideal deveria ficar a cargo de pessoas com um alto grau de formação, neste caso, os filósofos. Para Platão, somente os filósofos poderiam ordenar de forma correta a sociedade, por ser amigos do saber (filo = amigo; sofia = saber) e da verdade, pela pesquisa e pelo discernimento.
	2.
	Thomas Robert Malthus (1766-1834) viveu durante o período mais intenso da Revolução Industrial. Segundo estudos de Emery Hunt (2011), ele era filho de uma família inglesa de posses e foi educado na Universidade de Cambridge. No ano de 1805 foi nomeado para o corpo docente da faculdade da Companhia das Índias Orientais, em Harleybury. Ocupou a primeira cátedra inglesa de Economia Política, onde permaneceu até sua morte, em 1834. Malthus ganhou visibilidade após apresentar a teoria da população, onde previa que não haveria alimentos para todas as pessoas nas próximas décadas e o resultado seria o colapso da sociedade. Malthus também formulou uma teoria a respeito da pobreza. Disserte sobre os principais pontos dessa teoria.
FONTE: HUNT, E. K.; LAUTZENHEISER, M. História do Pensamento Econômico: Uma Perspectiva Crítica. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2011.
	Resposta Esperada:
Thomas Malthus via a desigualdade social como natural e promoveu a ideia de que as tributações praticadas aos ricos em prol dos pobres era a consolidação de uma injustiça. Sua teoria se apoia na percepção de que o único culpado pela pobreza era o próprio pobre, cabendo a ele buscar fórmulas para sair da situação de pobreza. Em sua principal teoria sobre a população, Malthus argumenta que o crescimento da população não acompanharia a produção de alimentos, resultando em miséria. Medidas como a redistribuição de renda também eram repelidas por Malthus, que argumentava que seria uma medida apenas paliativa, tendo em vista que em um breve período de tempo a população voltaria a crescer e com esse crescimento retornaria a pobreza. Para o teórico, a fome deveria ser vista como um estímulo ao trabalho, principalmente o trabalho na produção agrícola em detrimento da industrial.
Parte inferior do formulário

Outros materiais