Buscar

A3 aspetos sociais

Prévia do material em texto

CURSO: PEDAGOGIA.
TURMA: 6º SEMESTRE/NOTURNO
PROFESSORA Ms. IANA AGUIAR
COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO 
DISCENTES: CAROLAINE CAJUEIRO E GRAZIELE PITA
(ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA)
ESTRATÉGIAS DE CÁLCULO
1• ANO (UNIDADE TEMÁTICA – NÚMERO)
OBJETIVO:
· Verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre cálculos de adição e subtração 
· Realizar contagens e comparar quantidades 
· Socializar entre os alunos as estratégias de cálculo no contexto de resolução de problemas
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável utilizando, estratégias e formas de registros pessoais.
INTRODUÇÃO:
Identificar os conhecimentos prévios dos alunos quanto ao cálculo subtrativo e aditivo no contexto do jogo, e a habilidade de contagem, cálculo mental e a capacidade aplica-los nas operações matemáticas. A atividade será realizada em duas aulas, a 1• para a preparação do material, e a 2• para a realização da atividade.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A resolução de problemas é uma importante ferramenta para a aprendizagem matemática, pois possibilita a criança a desempenhar suas habilidades e aplica-las no seu cotidiano. “Assim o conhecimento matemático ganha significado quando os alunos se defrontam com situações desafiadoras e trabalham para desenvolver estratégias de resolução”. (LEITE, ARAÚJO, 2010, p.03).
Segundo o caderno do PNAIC “ a socialização dessas estratégias desenvolvidas pelos alunos é um recurso à mais para que os mesmos percebam as diferentes possibilidades de resolução de um problema”. Contudo, percebemos que a resolução de problemas é uma ótima ferramenta, pois possibilita que o aluno construa seus próprios conhecimentos, estratégias e procedimentos para resoluções.
RECURSOS DIDÁTICOS:
· 10 garrafas pets de 1 litro
· Uma bola, para derrubar as garrafas 
· Um cartaz para realizar a tabela 
· Tinta guache 
· Piloto
METODOLOGIA:
1• AULA – Organize uma roda e inicie uma conversa, perguntando aos alunos se já jogaram boliche, e se sabem como é o jogo. Deixe que as crianças falem o que sabem a respeito do jogo. Separe a turma em 5 grupos e distribua duas garrafas para cada grupo e entregue tinta guache para que decorem as garrafas.
2• AULA – Com as garrafas prontas organize uma roda e pergunte aos alunos se lembram do jogo que discutiram no dia anterior, explique como o jogo funciona, esclarecendo que nessa brincadeira marca ponto quem conseguir derrubar mais garrafas. 
Em seguida, explique que agora todos irão participar do jogo, convide as crianças a registrar na tabela a quantidade inicial das garrafas, quantas garrafas foram derrubadas e quantas garrafas ficaram de pé. Após preencher a tabela com o resultado de todos os jogadores, socialize com toda a turma e discuta: Quanto falta para “João” derrubar todas as garrafas? Quanto falta para passar o colega que derrubou mais garrafas? Que número usamos para representar o fato de não ter derrubado nenhuma garrafa?
Durante a realização da atividade incentive a participação dos alunos e organize- os para realizar contagens, conferência dos resultados e comparação de quantidades. 
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita observando a participação ativa dos alunos no momento da realização do jogo. E possibilitará a identificação do conhecimento prévio das habilidades dos alunos em realizar cálculo mental, capacidade de subtrair e adicionar quantidades.
REFERÊNCIAS:
LEITE, A. S.; ARAÚJO, M. C. S. Resolução de problemas x metodologia de ensino: como trabalhar matemática a partir da resolução de problemas. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador, 2010.
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Diretoria de Apoio á Gestão Educacional. – MEC, SEB, 2014.

Continue navegando